Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guijo,Laura Mochiatti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Horiuti,Mirella Boaglio, Cardoso,Ana Cláudia Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000500304
Resumo: RESUMO Objetivo: Validar o conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo para indivíduos com perda auditiva. Método: Trata-se de um estudo de validação, desenvolvido em duas fases, sendo a fase 1 o planejamento e desenvolvimento da primeira versão do instrumento e a fase 2 a investigação das evidências de validade baseadas no conteúdo do instrumento e desenvolvimento da versão final para mensuração de esforço auditivo. Participaram dez profissionais com expertise na área audiológica, com mais de cinco anos de experiência. O instrumento a ser validado foi composto por três partes: I - “percepção de fala de logatomas e esforço auditivo”; II - “esforço auditivo e memória operacional”; e III - “percepção de sentenças sem sentido e memória operacional”, apresentadas de forma monoaural no silêncio e nas relações sinal-ruído +5dB, 0dB e -5dB. Foi realizada a análise descritiva das sugestões do comitê de fonoaudiólogos e do índice de validade de conteúdo individual e total. Resultados: Os resultados mostraram que as partes I e III do instrumento proposto atingiram o índice de validade de conteúdo total acima de 0,78, ou seja, os itens apresentados não necessitaram de modificações em seu constructo. Conclusão: As evidências de validade estudadas permitiram relevantes modificações e tornaram esse instrumento adequado ao seu constructo.
id SBFA-1_d5adfaa2f47e602b28e155bbb9839460
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822020000500304
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivoAudiçãoEsforço AuditivoPercepção AuditivaTestes AuditivosMemóriaCogniçãoRESUMO Objetivo: Validar o conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo para indivíduos com perda auditiva. Método: Trata-se de um estudo de validação, desenvolvido em duas fases, sendo a fase 1 o planejamento e desenvolvimento da primeira versão do instrumento e a fase 2 a investigação das evidências de validade baseadas no conteúdo do instrumento e desenvolvimento da versão final para mensuração de esforço auditivo. Participaram dez profissionais com expertise na área audiológica, com mais de cinco anos de experiência. O instrumento a ser validado foi composto por três partes: I - “percepção de fala de logatomas e esforço auditivo”; II - “esforço auditivo e memória operacional”; e III - “percepção de sentenças sem sentido e memória operacional”, apresentadas de forma monoaural no silêncio e nas relações sinal-ruído +5dB, 0dB e -5dB. Foi realizada a análise descritiva das sugestões do comitê de fonoaudiólogos e do índice de validade de conteúdo individual e total. Resultados: Os resultados mostraram que as partes I e III do instrumento proposto atingiram o índice de validade de conteúdo total acima de 0,78, ou seja, os itens apresentados não necessitaram de modificações em seu constructo. Conclusão: As evidências de validade estudadas permitiram relevantes modificações e tornaram esse instrumento adequado ao seu constructo.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000500304CoDAS v.32 n.5 2020reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20202018272info:eu-repo/semantics/openAccessGuijo,Laura MochiattiHoriuti,Mirella BoaglioCardoso,Ana Cláudia Vieirapor2020-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822020000500304Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2020-10-08T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo
title Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo
spellingShingle Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo
Guijo,Laura Mochiatti
Audição
Esforço Auditivo
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Memória
Cognição
title_short Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo
title_full Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo
title_fullStr Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo
title_full_unstemmed Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo
title_sort Validação de conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo
author Guijo,Laura Mochiatti
author_facet Guijo,Laura Mochiatti
Horiuti,Mirella Boaglio
Cardoso,Ana Cláudia Vieira
author_role author
author2 Horiuti,Mirella Boaglio
Cardoso,Ana Cláudia Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guijo,Laura Mochiatti
Horiuti,Mirella Boaglio
Cardoso,Ana Cláudia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Esforço Auditivo
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Memória
Cognição
topic Audição
Esforço Auditivo
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Memória
Cognição
description RESUMO Objetivo: Validar o conteúdo de um instrumento para mensuração do esforço auditivo para indivíduos com perda auditiva. Método: Trata-se de um estudo de validação, desenvolvido em duas fases, sendo a fase 1 o planejamento e desenvolvimento da primeira versão do instrumento e a fase 2 a investigação das evidências de validade baseadas no conteúdo do instrumento e desenvolvimento da versão final para mensuração de esforço auditivo. Participaram dez profissionais com expertise na área audiológica, com mais de cinco anos de experiência. O instrumento a ser validado foi composto por três partes: I - “percepção de fala de logatomas e esforço auditivo”; II - “esforço auditivo e memória operacional”; e III - “percepção de sentenças sem sentido e memória operacional”, apresentadas de forma monoaural no silêncio e nas relações sinal-ruído +5dB, 0dB e -5dB. Foi realizada a análise descritiva das sugestões do comitê de fonoaudiólogos e do índice de validade de conteúdo individual e total. Resultados: Os resultados mostraram que as partes I e III do instrumento proposto atingiram o índice de validade de conteúdo total acima de 0,78, ou seja, os itens apresentados não necessitaram de modificações em seu constructo. Conclusão: As evidências de validade estudadas permitiram relevantes modificações e tornaram esse instrumento adequado ao seu constructo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000500304
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000500304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20202018272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.32 n.5 2020
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442946445312