Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanco,Eliane Selma do Valle
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Imbrizi,Jaquelina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200314
Resumo: RESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras participantes e a regente do coro, utilizadas como recurso metodológico na produção de dados e de aproximação entre sujeitos (pesquisadora e participantes). Tais narrativas e o diário de campo foram analisados sob a perspectiva da revisão bibliográfica sobre arte e temas referentes ao objeto da pesquisa previamente elencados: uso da voz na arte e na profissão; a influência da organização do trabalho no uso da voz dessas professoras e como elas cuidam da saúde vocal antes e depois da participação no coro cênico. Resultados A arte, a música e a participação em um coro cênico podem ser uma estratégia eficiente para a promoção da saúde vocal e também para a escolha de estilos de vida nos quais essas mulheres exercitam o cuidado de si. Conclusão Foi constatada pouca oferta de programas de prevenção e promoção de saúde vocal para as professoras, tanto no sistema de saúde quanto aqueles disponibilizados pelas instituições em que as docentes atuam.
id SBFA-1_e07b31980d355304b41e819e62a6e8c2
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822019000200314
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênicoVozCantoDocentesSaúde do TrabalhadorDistúrbios da VozRESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras participantes e a regente do coro, utilizadas como recurso metodológico na produção de dados e de aproximação entre sujeitos (pesquisadora e participantes). Tais narrativas e o diário de campo foram analisados sob a perspectiva da revisão bibliográfica sobre arte e temas referentes ao objeto da pesquisa previamente elencados: uso da voz na arte e na profissão; a influência da organização do trabalho no uso da voz dessas professoras e como elas cuidam da saúde vocal antes e depois da participação no coro cênico. Resultados A arte, a música e a participação em um coro cênico podem ser uma estratégia eficiente para a promoção da saúde vocal e também para a escolha de estilos de vida nos quais essas mulheres exercitam o cuidado de si. Conclusão Foi constatada pouca oferta de programas de prevenção e promoção de saúde vocal para as professoras, tanto no sistema de saúde quanto aqueles disponibilizados pelas instituições em que as docentes atuam.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200314CoDAS v.31 n.2 2019reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182018200info:eu-repo/semantics/openAccessBlanco,Eliane Selma do ValleImbrizi,Jaquelina Mariapor2019-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822019000200314Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2019-04-18T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
title Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
spellingShingle Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
Blanco,Eliane Selma do Valle
Voz
Canto
Docentes
Saúde do Trabalhador
Distúrbios da Voz
title_short Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
title_full Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
title_fullStr Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
title_full_unstemmed Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
title_sort Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
author Blanco,Eliane Selma do Valle
author_facet Blanco,Eliane Selma do Valle
Imbrizi,Jaquelina Maria
author_role author
author2 Imbrizi,Jaquelina Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blanco,Eliane Selma do Valle
Imbrizi,Jaquelina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Canto
Docentes
Saúde do Trabalhador
Distúrbios da Voz
topic Voz
Canto
Docentes
Saúde do Trabalhador
Distúrbios da Voz
description RESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras participantes e a regente do coro, utilizadas como recurso metodológico na produção de dados e de aproximação entre sujeitos (pesquisadora e participantes). Tais narrativas e o diário de campo foram analisados sob a perspectiva da revisão bibliográfica sobre arte e temas referentes ao objeto da pesquisa previamente elencados: uso da voz na arte e na profissão; a influência da organização do trabalho no uso da voz dessas professoras e como elas cuidam da saúde vocal antes e depois da participação no coro cênico. Resultados A arte, a música e a participação em um coro cênico podem ser uma estratégia eficiente para a promoção da saúde vocal e também para a escolha de estilos de vida nos quais essas mulheres exercitam o cuidado de si. Conclusão Foi constatada pouca oferta de programas de prevenção e promoção de saúde vocal para as professoras, tanto no sistema de saúde quanto aqueles disponibilizados pelas instituições em que as docentes atuam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200314
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20182018200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.31 n.2 2019
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442495557632