Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade-Balieiro,Fernanda Bastos de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Azevedo,Renata, Chiari,Brasília Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300007
Resumo: OBJETIVO: Verificar os aspectos fonoaudiológicos do sistema estomatognático, incluindo as estruturas fonoarticulatórias (lábios, língua e palato mole) e as funções de deglutição, respiração, fala e fonação (qualidade vocal e ressonância), pré e pós adenotonsilectomia. MÉTODOS: Participaram 22 crianças, 17 do gênero masculino e cinco do gênero feminino, na faixa etária entre 5 e 10 anos. Todas apresentavam hipertrofia de tonsilas palatina e faríngea com indicação cirúrgica de adenotonsilectomia e nenhuma delas havia passado por fonoterapia prévia. A avaliação fonoaudiológica foi realizada no período pré-operatório e entre um e seis meses após a adenotonsilectomia e constou de avaliação das estruturas (lábios, língua e palato mole), das funções de deglutição (líquido), respiração (modo), fala e fonação (qualidade vocal e ressonância). Para avaliar a qualidade vocal e a ressonância, participaram 15 sujeitos com avaliação pós-operatória realizada no período de um a dois meses. RESULTADOS: Houve diferença quanto ao modo respiratório nasal, postura de lábios ocluídos em repouso, tônus de língua alterado, mobilidade adequada de palato mole, postura de língua alterada na deglutição de líquido, e ausência do mecanismo compensatório de interposição de lábios na deglutição. Houve redução na frequência dos processos de distorção. Em relação à fonação, foi observada discreta melhora na qualidade vocal e ressonância. CONCLUSÃO: Após a adenotonsilectomia algumas estruturas e funções podem se readaptar ou apresentar melhora espontaneamente. No entanto, foi necessário encaminhar a maioria das crianças para o atendimento fonoaudiológico na busca da readaptação das estruturas estomatognáticas e funções avaliadas.
id SBFA-1_e7b9cb885ed10bb5902638a5037a77c4
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822013000300007
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomiaFalaSistema estomatognáticoVozTonsila palatinaTonsila faríngeaFonaçãoOBJETIVO: Verificar os aspectos fonoaudiológicos do sistema estomatognático, incluindo as estruturas fonoarticulatórias (lábios, língua e palato mole) e as funções de deglutição, respiração, fala e fonação (qualidade vocal e ressonância), pré e pós adenotonsilectomia. MÉTODOS: Participaram 22 crianças, 17 do gênero masculino e cinco do gênero feminino, na faixa etária entre 5 e 10 anos. Todas apresentavam hipertrofia de tonsilas palatina e faríngea com indicação cirúrgica de adenotonsilectomia e nenhuma delas havia passado por fonoterapia prévia. A avaliação fonoaudiológica foi realizada no período pré-operatório e entre um e seis meses após a adenotonsilectomia e constou de avaliação das estruturas (lábios, língua e palato mole), das funções de deglutição (líquido), respiração (modo), fala e fonação (qualidade vocal e ressonância). Para avaliar a qualidade vocal e a ressonância, participaram 15 sujeitos com avaliação pós-operatória realizada no período de um a dois meses. RESULTADOS: Houve diferença quanto ao modo respiratório nasal, postura de lábios ocluídos em repouso, tônus de língua alterado, mobilidade adequada de palato mole, postura de língua alterada na deglutição de líquido, e ausência do mecanismo compensatório de interposição de lábios na deglutição. Houve redução na frequência dos processos de distorção. Em relação à fonação, foi observada discreta melhora na qualidade vocal e ressonância. CONCLUSÃO: Após a adenotonsilectomia algumas estruturas e funções podem se readaptar ou apresentar melhora espontaneamente. No entanto, foi necessário encaminhar a maioria das crianças para o atendimento fonoaudiológico na busca da readaptação das estruturas estomatognáticas e funções avaliadas.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300007CoDAS v.25 n.3 2013reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/S2317-17822013000300007info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade-Balieiro,Fernanda Bastos deAzevedo,RenataChiari,Brasília Mariapor2013-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822013000300007Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2013-07-19T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia
title Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia
spellingShingle Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia
Andrade-Balieiro,Fernanda Bastos de
Fala
Sistema estomatognático
Voz
Tonsila palatina
Tonsila faríngea
Fonação
title_short Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia
title_full Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia
title_fullStr Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia
title_full_unstemmed Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia
title_sort Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia
author Andrade-Balieiro,Fernanda Bastos de
author_facet Andrade-Balieiro,Fernanda Bastos de
Azevedo,Renata
Chiari,Brasília Maria
author_role author
author2 Azevedo,Renata
Chiari,Brasília Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade-Balieiro,Fernanda Bastos de
Azevedo,Renata
Chiari,Brasília Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Fala
Sistema estomatognático
Voz
Tonsila palatina
Tonsila faríngea
Fonação
topic Fala
Sistema estomatognático
Voz
Tonsila palatina
Tonsila faríngea
Fonação
description OBJETIVO: Verificar os aspectos fonoaudiológicos do sistema estomatognático, incluindo as estruturas fonoarticulatórias (lábios, língua e palato mole) e as funções de deglutição, respiração, fala e fonação (qualidade vocal e ressonância), pré e pós adenotonsilectomia. MÉTODOS: Participaram 22 crianças, 17 do gênero masculino e cinco do gênero feminino, na faixa etária entre 5 e 10 anos. Todas apresentavam hipertrofia de tonsilas palatina e faríngea com indicação cirúrgica de adenotonsilectomia e nenhuma delas havia passado por fonoterapia prévia. A avaliação fonoaudiológica foi realizada no período pré-operatório e entre um e seis meses após a adenotonsilectomia e constou de avaliação das estruturas (lábios, língua e palato mole), das funções de deglutição (líquido), respiração (modo), fala e fonação (qualidade vocal e ressonância). Para avaliar a qualidade vocal e a ressonância, participaram 15 sujeitos com avaliação pós-operatória realizada no período de um a dois meses. RESULTADOS: Houve diferença quanto ao modo respiratório nasal, postura de lábios ocluídos em repouso, tônus de língua alterado, mobilidade adequada de palato mole, postura de língua alterada na deglutição de líquido, e ausência do mecanismo compensatório de interposição de lábios na deglutição. Houve redução na frequência dos processos de distorção. Em relação à fonação, foi observada discreta melhora na qualidade vocal e ressonância. CONCLUSÃO: Após a adenotonsilectomia algumas estruturas e funções podem se readaptar ou apresentar melhora espontaneamente. No entanto, foi necessário encaminhar a maioria das crianças para o atendimento fonoaudiológico na busca da readaptação das estruturas estomatognáticas e funções avaliadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-17822013000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.25 n.3 2013
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122439938080768