Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte,M.R.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Hayashi,S.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2005000200006
Resumo: Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae) é uma trepadeira arbustiva conhecida comumente como ora-pro-nobis. Apresenta elevado teor de mucilagem e proteína, sendo empregada na indústria alimentícia e farmacêutica. Na medicina popular, é utilizada externamente como emoliente. Este trabalho teve por objetivo estudar a anatomia foliar e caulinar da planta, a fim de fornecer informações complementares à sua identificação e aplicáveis ao seu controle de qualidade. Folhas adultas e fragmentos de caules foram fixados, seccionados à mão livre e corados com azul de astra e fucsina básica ou com azul de toluidina. Testes histoquímicos e análise ultra-estrutural de superfície foram realizados. A folha é simples e elíptica. Possui epiderme uniestratificada, estômatos paracíticos em ambas as faces, mesofilo que tende a ser dorsiventral, contendo numerosas drusas de oxalato de cálcio e células isodiamétricas grandes com conteúdo mucilaginoso. A nervura central é percorrida por um feixe vascular colateral em arco aberto. O pecíolo tem secção plano-convexa e um feixe colateral em formato de arco fechado. O caule, em estrutura secundária incipiente, possui epiderme unisseriada, colênquima angular, parênquima cortical com muitos amiloplastos, calotas de fibras perivasculares e organização vascular colateral. No córtex e na medula, são observadas numerosas cavidades com conteúdo mucilaginoso e drusas de oxalato de cálcio, estas também presentes no floema.
id SBFGNOSIA-1_4573eb25eb8e1b4dfc088e0c6aa05962
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2005000200006
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)Pereskia aculeataCactaceaeemolientemucilagemplanta medicinalPereskia aculeata Mill. (Cactaceae) é uma trepadeira arbustiva conhecida comumente como ora-pro-nobis. Apresenta elevado teor de mucilagem e proteína, sendo empregada na indústria alimentícia e farmacêutica. Na medicina popular, é utilizada externamente como emoliente. Este trabalho teve por objetivo estudar a anatomia foliar e caulinar da planta, a fim de fornecer informações complementares à sua identificação e aplicáveis ao seu controle de qualidade. Folhas adultas e fragmentos de caules foram fixados, seccionados à mão livre e corados com azul de astra e fucsina básica ou com azul de toluidina. Testes histoquímicos e análise ultra-estrutural de superfície foram realizados. A folha é simples e elíptica. Possui epiderme uniestratificada, estômatos paracíticos em ambas as faces, mesofilo que tende a ser dorsiventral, contendo numerosas drusas de oxalato de cálcio e células isodiamétricas grandes com conteúdo mucilaginoso. A nervura central é percorrida por um feixe vascular colateral em arco aberto. O pecíolo tem secção plano-convexa e um feixe colateral em formato de arco fechado. O caule, em estrutura secundária incipiente, possui epiderme unisseriada, colênquima angular, parênquima cortical com muitos amiloplastos, calotas de fibras perivasculares e organização vascular colateral. No córtex e na medula, são observadas numerosas cavidades com conteúdo mucilaginoso e drusas de oxalato de cálcio, estas também presentes no floema.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2005000200006Revista Brasileira de Farmacognosia v.15 n.2 2005reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2005000200006info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,M.R.Hayashi,S.S.por2008-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2005000200006Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2008-05-26T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)
title Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)
spellingShingle Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)
Duarte,M.R.
Pereskia aculeata
Cactaceae
emoliente
mucilagem
planta medicinal
title_short Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)
title_full Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)
title_fullStr Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)
title_full_unstemmed Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)
title_sort Estudo anatômico de folha e caule de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae)
author Duarte,M.R.
author_facet Duarte,M.R.
Hayashi,S.S.
author_role author
author2 Hayashi,S.S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte,M.R.
Hayashi,S.S.
dc.subject.por.fl_str_mv Pereskia aculeata
Cactaceae
emoliente
mucilagem
planta medicinal
topic Pereskia aculeata
Cactaceae
emoliente
mucilagem
planta medicinal
description Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae) é uma trepadeira arbustiva conhecida comumente como ora-pro-nobis. Apresenta elevado teor de mucilagem e proteína, sendo empregada na indústria alimentícia e farmacêutica. Na medicina popular, é utilizada externamente como emoliente. Este trabalho teve por objetivo estudar a anatomia foliar e caulinar da planta, a fim de fornecer informações complementares à sua identificação e aplicáveis ao seu controle de qualidade. Folhas adultas e fragmentos de caules foram fixados, seccionados à mão livre e corados com azul de astra e fucsina básica ou com azul de toluidina. Testes histoquímicos e análise ultra-estrutural de superfície foram realizados. A folha é simples e elíptica. Possui epiderme uniestratificada, estômatos paracíticos em ambas as faces, mesofilo que tende a ser dorsiventral, contendo numerosas drusas de oxalato de cálcio e células isodiamétricas grandes com conteúdo mucilaginoso. A nervura central é percorrida por um feixe vascular colateral em arco aberto. O pecíolo tem secção plano-convexa e um feixe colateral em formato de arco fechado. O caule, em estrutura secundária incipiente, possui epiderme unisseriada, colênquima angular, parênquima cortical com muitos amiloplastos, calotas de fibras perivasculares e organização vascular colateral. No córtex e na medula, são observadas numerosas cavidades com conteúdo mucilaginoso e drusas de oxalato de cálcio, estas também presentes no floema.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2005000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2005000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2005000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.15 n.2 2005
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122461745315840