Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Luiz C.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Azeredo,Flaubertt S., Mendonça,Ana C. V., Vieira,Marcelo S., Pucci,Liuba L., Valadares,Marize C., Freitas,Helemi O. G., Sena,Ângela A. S., Lino Junior,Ruy de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2009000300012
Resumo: O uso de plantas medicinais tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo incentivado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Synadenium umbellatum Pax, Euphorbiacea (vulgo cola-nota, cancerola, milagrosa) tem o látex usado empiricamente como antitumoral e antiinflamatório. Por existir espécies tóxicas nesta família e visando à segurança no uso de extratos vegetais, tal estudo avaliou a toxicidade pré-clínica do látex e do extrato etanólico das folhas (EEF) de S. umbellatum, por via oral, em ratas Wistar. O estudo seguiu diretrizes do Guideline 423 (toxicidade aguda) e Guideline 407 (toxicidade subaguda) da OECD (Organisation for Economic Cooperation and Development). Na toxicidade aguda do látex e do EEF, não se observou letalidade nem alterações fisiológicas e comportamentais das ratas na dose de 2000 mg/kg, sendo praticamente atóxico. Porém, na análise histopatológica, o látex ocasionou congestão e infiltrado leucocitário nos rins, fígado e pulmões, efeitos não observados com o EEF. Na toxicidade subaguda, doses de 50, 100 e 200 mg/kg de EEF não produziram alterações dose-dependentes significativas nos parâmetros laboratoriais e fisiológicos, nem alterações macroscópicas e histopatológicas nos órgãos das ratas. Contudo, o uso crônico da planta S. umbellatum merece mais estudos.
id SBFGNOSIA-1_7781f41138afbcf8d242d1042fb64754
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2009000300012
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.Synadenium umbellatumtoxicidade agudatoxicidade subagudatoxicidade préclinicaO uso de plantas medicinais tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo incentivado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Synadenium umbellatum Pax, Euphorbiacea (vulgo cola-nota, cancerola, milagrosa) tem o látex usado empiricamente como antitumoral e antiinflamatório. Por existir espécies tóxicas nesta família e visando à segurança no uso de extratos vegetais, tal estudo avaliou a toxicidade pré-clínica do látex e do extrato etanólico das folhas (EEF) de S. umbellatum, por via oral, em ratas Wistar. O estudo seguiu diretrizes do Guideline 423 (toxicidade aguda) e Guideline 407 (toxicidade subaguda) da OECD (Organisation for Economic Cooperation and Development). Na toxicidade aguda do látex e do EEF, não se observou letalidade nem alterações fisiológicas e comportamentais das ratas na dose de 2000 mg/kg, sendo praticamente atóxico. Porém, na análise histopatológica, o látex ocasionou congestão e infiltrado leucocitário nos rins, fígado e pulmões, efeitos não observados com o EEF. Na toxicidade subaguda, doses de 50, 100 e 200 mg/kg de EEF não produziram alterações dose-dependentes significativas nos parâmetros laboratoriais e fisiológicos, nem alterações macroscópicas e histopatológicas nos órgãos das ratas. Contudo, o uso crônico da planta S. umbellatum merece mais estudos.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2009000300012Revista Brasileira de Farmacognosia v.19 n.2a 2009reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2009000300012info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Luiz C.Azeredo,Flaubertt S.Mendonça,Ana C. V.Vieira,Marcelo S.Pucci,Liuba L.Valadares,Marize C.Freitas,Helemi O. G.Sena,Ângela A. S.Lino Junior,Ruy de Souzapor2009-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2009000300012Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2009-09-01T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.
title Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.
spellingShingle Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.
Cunha,Luiz C.
Synadenium umbellatum
toxicidade aguda
toxicidade subaguda
toxicidade préclinica
title_short Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.
title_full Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.
title_fullStr Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.
title_full_unstemmed Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.
title_sort Avaliação da toxicidade aguda e subaguda, em ratos, do extrato etanólico das folhas e do látex de Synadenium umbellatum Pax.
author Cunha,Luiz C.
author_facet Cunha,Luiz C.
Azeredo,Flaubertt S.
Mendonça,Ana C. V.
Vieira,Marcelo S.
Pucci,Liuba L.
Valadares,Marize C.
Freitas,Helemi O. G.
Sena,Ângela A. S.
Lino Junior,Ruy de Souza
author_role author
author2 Azeredo,Flaubertt S.
Mendonça,Ana C. V.
Vieira,Marcelo S.
Pucci,Liuba L.
Valadares,Marize C.
Freitas,Helemi O. G.
Sena,Ângela A. S.
Lino Junior,Ruy de Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha,Luiz C.
Azeredo,Flaubertt S.
Mendonça,Ana C. V.
Vieira,Marcelo S.
Pucci,Liuba L.
Valadares,Marize C.
Freitas,Helemi O. G.
Sena,Ângela A. S.
Lino Junior,Ruy de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Synadenium umbellatum
toxicidade aguda
toxicidade subaguda
toxicidade préclinica
topic Synadenium umbellatum
toxicidade aguda
toxicidade subaguda
toxicidade préclinica
description O uso de plantas medicinais tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo incentivado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Synadenium umbellatum Pax, Euphorbiacea (vulgo cola-nota, cancerola, milagrosa) tem o látex usado empiricamente como antitumoral e antiinflamatório. Por existir espécies tóxicas nesta família e visando à segurança no uso de extratos vegetais, tal estudo avaliou a toxicidade pré-clínica do látex e do extrato etanólico das folhas (EEF) de S. umbellatum, por via oral, em ratas Wistar. O estudo seguiu diretrizes do Guideline 423 (toxicidade aguda) e Guideline 407 (toxicidade subaguda) da OECD (Organisation for Economic Cooperation and Development). Na toxicidade aguda do látex e do EEF, não se observou letalidade nem alterações fisiológicas e comportamentais das ratas na dose de 2000 mg/kg, sendo praticamente atóxico. Porém, na análise histopatológica, o látex ocasionou congestão e infiltrado leucocitário nos rins, fígado e pulmões, efeitos não observados com o EEF. Na toxicidade subaguda, doses de 50, 100 e 200 mg/kg de EEF não produziram alterações dose-dependentes significativas nos parâmetros laboratoriais e fisiológicos, nem alterações macroscópicas e histopatológicas nos órgãos das ratas. Contudo, o uso crônico da planta S. umbellatum merece mais estudos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2009000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2009000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2009000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.19 n.2a 2009
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122463479660544