Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena,Josefina E.X.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Bispo,Magna D., Nunes,Rogéria S., Cavalcanti,Sócrates C.H., Teixeira-Silva,Flávia, Marçal,Rosilene M., Antoniolli,Ângelo R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2006000100012
Resumo: No estado de Sergipe, o chá da entrecasca de Coutarea hexandra Shum. (Rubiaceae) é popularmente utilizado no combate à dor e à inflamação. Estes usos etnofarmacológicos vieram motivar os estudos sobre os efeitos antinociceptivo e antiinflamatório, bem como sobre a toxicidade aguda do extrato aquoso liofilizado da entrecasca de Coutarea hexandra. Doses orais do extrato aquoso significativamente reduziram as contorções abdominais induzidas por ácido acético, aumentaram o tempo de latência ao calor no teste da placa quente, reduziram o edema de pata induzido por carragenina e, na segunda fase do teste da formalina, também reduziram a resposta dos animais à formalina. O efeito detectado no teste da formalina não foi revertido por naloxona ou cafeína. Nos ensaios de toxicidade aguda, não foi observada a morte de nenhum animal até a dose de 5 g/kg. Em conclusão, o extrato aquoso da entrecasca de C. hexandra possui efeitos antiinflamatório e antinociceptivo e não apresenta toxicidade aguda em camundongos. O efeito antinociceptivo não está relacionado à ativação dos sistemas opióide e adenosina e, ao menos parcialmente, é decorrente da atuação do extrato aquoso em nível central.
id SBFGNOSIA-1_c9b64b1d734069da98a3a4cf2767612d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2006000100012
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)Coutarea hexandraRubiaceaequina-quinaatividade antiinflamatóriaatividade analgésicaNo estado de Sergipe, o chá da entrecasca de Coutarea hexandra Shum. (Rubiaceae) é popularmente utilizado no combate à dor e à inflamação. Estes usos etnofarmacológicos vieram motivar os estudos sobre os efeitos antinociceptivo e antiinflamatório, bem como sobre a toxicidade aguda do extrato aquoso liofilizado da entrecasca de Coutarea hexandra. Doses orais do extrato aquoso significativamente reduziram as contorções abdominais induzidas por ácido acético, aumentaram o tempo de latência ao calor no teste da placa quente, reduziram o edema de pata induzido por carragenina e, na segunda fase do teste da formalina, também reduziram a resposta dos animais à formalina. O efeito detectado no teste da formalina não foi revertido por naloxona ou cafeína. Nos ensaios de toxicidade aguda, não foi observada a morte de nenhum animal até a dose de 5 g/kg. Em conclusão, o extrato aquoso da entrecasca de C. hexandra possui efeitos antiinflamatório e antinociceptivo e não apresenta toxicidade aguda em camundongos. O efeito antinociceptivo não está relacionado à ativação dos sistemas opióide e adenosina e, ao menos parcialmente, é decorrente da atuação do extrato aquoso em nível central.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2006000100012Revista Brasileira de Farmacognosia v.16 n.1 2006reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2006000100012info:eu-repo/semantics/openAccessLucena,Josefina E.X.Bispo,Magna D.Nunes,Rogéria S.Cavalcanti,Sócrates C.H.Teixeira-Silva,FláviaMarçal,Rosilene M.Antoniolli,Ângelo R.por2008-02-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2006000100012Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2008-02-26T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)
title Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)
spellingShingle Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)
Lucena,Josefina E.X.
Coutarea hexandra
Rubiaceae
quina-quina
atividade antiinflamatória
atividade analgésica
title_short Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)
title_full Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)
title_fullStr Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)
title_full_unstemmed Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)
title_sort Efeito antinociceptivo e antiinflamatório do extrato aquoso da entrecasca de Coutarea hexandra Schum. (Rubiaceae)
author Lucena,Josefina E.X.
author_facet Lucena,Josefina E.X.
Bispo,Magna D.
Nunes,Rogéria S.
Cavalcanti,Sócrates C.H.
Teixeira-Silva,Flávia
Marçal,Rosilene M.
Antoniolli,Ângelo R.
author_role author
author2 Bispo,Magna D.
Nunes,Rogéria S.
Cavalcanti,Sócrates C.H.
Teixeira-Silva,Flávia
Marçal,Rosilene M.
Antoniolli,Ângelo R.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena,Josefina E.X.
Bispo,Magna D.
Nunes,Rogéria S.
Cavalcanti,Sócrates C.H.
Teixeira-Silva,Flávia
Marçal,Rosilene M.
Antoniolli,Ângelo R.
dc.subject.por.fl_str_mv Coutarea hexandra
Rubiaceae
quina-quina
atividade antiinflamatória
atividade analgésica
topic Coutarea hexandra
Rubiaceae
quina-quina
atividade antiinflamatória
atividade analgésica
description No estado de Sergipe, o chá da entrecasca de Coutarea hexandra Shum. (Rubiaceae) é popularmente utilizado no combate à dor e à inflamação. Estes usos etnofarmacológicos vieram motivar os estudos sobre os efeitos antinociceptivo e antiinflamatório, bem como sobre a toxicidade aguda do extrato aquoso liofilizado da entrecasca de Coutarea hexandra. Doses orais do extrato aquoso significativamente reduziram as contorções abdominais induzidas por ácido acético, aumentaram o tempo de latência ao calor no teste da placa quente, reduziram o edema de pata induzido por carragenina e, na segunda fase do teste da formalina, também reduziram a resposta dos animais à formalina. O efeito detectado no teste da formalina não foi revertido por naloxona ou cafeína. Nos ensaios de toxicidade aguda, não foi observada a morte de nenhum animal até a dose de 5 g/kg. Em conclusão, o extrato aquoso da entrecasca de C. hexandra possui efeitos antiinflamatório e antinociceptivo e não apresenta toxicidade aguda em camundongos. O efeito antinociceptivo não está relacionado à ativação dos sistemas opióide e adenosina e, ao menos parcialmente, é decorrente da atuação do extrato aquoso em nível central.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2006000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2006000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2006000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.16 n.1 2006
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122462101831680