Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Iris S.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lima,Joaquim C. S., Silva,Regilane M., Martins,Domingos T. O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000400016
Resumo: Avaliou-se a atividade antibacteriana dos látex e extratos de diferentes polaridades e farmacógenos de Croton urucurana em ensaios antimicrobianos. Os farmacógenos foram coletados em Barão de Melgaço-MT. Os extratos foram obtidos por maceração a frio em hexano, diclorometano, acetato de etila, etanol e clorofórmio, rotaevaporado e seco em estufa. No ensaio de difusão em disco, os látex mostraram potente ação contra todas as bactérias, com exceção da E. coli, não diferindo quanto à potência e espectro antibacterianos. Extratos em hexano, diclorometano e etanol das folhas mostraram atividade contra S. pyogenes, K. pneumoniae, P. aeruginosa, S. typhimurium, S. aureus e S. epidermidis nas maiores doses. Extratos da entrecasca foram ativos contra S. aureus, S. epidermidis, P. aeruginosa, E. faecalis, S. pyogenes, E. coli, K. pneumoniae e S. typhimurium. Os látex apresentaram espectro de ação e potência maiores que os extratos obtidos da entrecasca e folhas. Dos extratos obtidos da entrecasca, o clorofórmico foi o mais potente, seguido pelo etanólico, indicando a presença de diferentes princípios ativos. Na microdiluição em caldo, os látex e extratos foram ativos, porém com maior potência para os primeiros. Os resultados evidenciam atividade antibacteriana para C. urucurana, em diferentes partes da planta e por diferentes metabólitos secundários.
id SBFGNOSIA-1_df2ac8350a29ee9ba02bec46b701d403
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2008000400016
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana BaillonCroton urucuranaEuphorbiaceaeAtividade antibacterianaAvaliou-se a atividade antibacteriana dos látex e extratos de diferentes polaridades e farmacógenos de Croton urucurana em ensaios antimicrobianos. Os farmacógenos foram coletados em Barão de Melgaço-MT. Os extratos foram obtidos por maceração a frio em hexano, diclorometano, acetato de etila, etanol e clorofórmio, rotaevaporado e seco em estufa. No ensaio de difusão em disco, os látex mostraram potente ação contra todas as bactérias, com exceção da E. coli, não diferindo quanto à potência e espectro antibacterianos. Extratos em hexano, diclorometano e etanol das folhas mostraram atividade contra S. pyogenes, K. pneumoniae, P. aeruginosa, S. typhimurium, S. aureus e S. epidermidis nas maiores doses. Extratos da entrecasca foram ativos contra S. aureus, S. epidermidis, P. aeruginosa, E. faecalis, S. pyogenes, E. coli, K. pneumoniae e S. typhimurium. Os látex apresentaram espectro de ação e potência maiores que os extratos obtidos da entrecasca e folhas. Dos extratos obtidos da entrecasca, o clorofórmico foi o mais potente, seguido pelo etanólico, indicando a presença de diferentes princípios ativos. Na microdiluição em caldo, os látex e extratos foram ativos, porém com maior potência para os primeiros. Os resultados evidenciam atividade antibacteriana para C. urucurana, em diferentes partes da planta e por diferentes metabólitos secundários.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000400016Revista Brasileira de Farmacognosia v.18 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2008000400016info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Iris S.Lima,Joaquim C. S.Silva,Regilane M.Martins,Domingos T. O.por2009-02-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2008000400016Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2009-02-18T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon
title Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon
spellingShingle Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon
Oliveira,Iris S.
Croton urucurana
Euphorbiaceae
Atividade antibacteriana
title_short Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon
title_full Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon
title_fullStr Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon
title_full_unstemmed Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon
title_sort Triagem da atividade antibacteriana in vitro do látex e extratos de Croton urucurana Baillon
author Oliveira,Iris S.
author_facet Oliveira,Iris S.
Lima,Joaquim C. S.
Silva,Regilane M.
Martins,Domingos T. O.
author_role author
author2 Lima,Joaquim C. S.
Silva,Regilane M.
Martins,Domingos T. O.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Iris S.
Lima,Joaquim C. S.
Silva,Regilane M.
Martins,Domingos T. O.
dc.subject.por.fl_str_mv Croton urucurana
Euphorbiaceae
Atividade antibacteriana
topic Croton urucurana
Euphorbiaceae
Atividade antibacteriana
description Avaliou-se a atividade antibacteriana dos látex e extratos de diferentes polaridades e farmacógenos de Croton urucurana em ensaios antimicrobianos. Os farmacógenos foram coletados em Barão de Melgaço-MT. Os extratos foram obtidos por maceração a frio em hexano, diclorometano, acetato de etila, etanol e clorofórmio, rotaevaporado e seco em estufa. No ensaio de difusão em disco, os látex mostraram potente ação contra todas as bactérias, com exceção da E. coli, não diferindo quanto à potência e espectro antibacterianos. Extratos em hexano, diclorometano e etanol das folhas mostraram atividade contra S. pyogenes, K. pneumoniae, P. aeruginosa, S. typhimurium, S. aureus e S. epidermidis nas maiores doses. Extratos da entrecasca foram ativos contra S. aureus, S. epidermidis, P. aeruginosa, E. faecalis, S. pyogenes, E. coli, K. pneumoniae e S. typhimurium. Os látex apresentaram espectro de ação e potência maiores que os extratos obtidos da entrecasca e folhas. Dos extratos obtidos da entrecasca, o clorofórmico foi o mais potente, seguido pelo etanólico, indicando a presença de diferentes princípios ativos. Na microdiluição em caldo, os látex e extratos foram ativos, porém com maior potência para os primeiros. Os resultados evidenciam atividade antibacteriana para C. urucurana, em diferentes partes da planta e por diferentes metabólitos secundários.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2008000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.18 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122463080153088