O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel dos Santos e
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Buriasco, Regina Luzia Corio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573
Resumo: A avaliação de rendimento, tradicionalmente realizada em aulas de matemática, está a serviço da classificação, comparação, seriação, exclusão e diferenciação dos estudantes. O que é diferente do ideal é tomado como errado e indesejável e os estudantes são analisados sempre pelo que lhes falta. Em busca de uma mudança de concepção em relação ao erro e às práticas avaliativas de rendimento, busca-se, neste artigo, discutir uma concepção de erro subjacente à perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem por meio da análise da produção escrita. Em relação ao erro nessa perspectiva, propõem-se uma mudança de olhar para as produções escritas dos estudantes, efetuando uma leitura positiva para suas maneiras de lidar com as situações e tarefas. Discute-se a importância do trabalho com tarefas que deem a oportunidade de os estudantes mostrarem o que sabem, por diferentes caminhos e por meio de diferentes estratégias. Apresentam-se o papel das intervenções nas produções dos estudantes para oportunizar aprendizagens e diferentes instrumentos de avaliação que podem suscitar intervenções.
id SBHMAT_0bae120ded7086a7b6a119b1d9da37a7
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/573
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEMErroAvaliação como Prática de InvestigaçãoAvaliação como Oportunidade de AprendizagemEducação MatemáticaA avaliação de rendimento, tradicionalmente realizada em aulas de matemática, está a serviço da classificação, comparação, seriação, exclusão e diferenciação dos estudantes. O que é diferente do ideal é tomado como errado e indesejável e os estudantes são analisados sempre pelo que lhes falta. Em busca de uma mudança de concepção em relação ao erro e às práticas avaliativas de rendimento, busca-se, neste artigo, discutir uma concepção de erro subjacente à perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem por meio da análise da produção escrita. Em relação ao erro nessa perspectiva, propõem-se uma mudança de olhar para as produções escritas dos estudantes, efetuando uma leitura positiva para suas maneiras de lidar com as situações e tarefas. Discute-se a importância do trabalho com tarefas que deem a oportunidade de os estudantes mostrarem o que sabem, por diferentes caminhos e por meio de diferentes estratégias. Apresentam-se o papel das intervenções nas produções dos estudantes para oportunizar aprendizagens e diferentes instrumentos de avaliação que podem suscitar intervenções.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-172447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573/478Silva, Gabriel dos Santos eBuriasco, Regina Luzia Corio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/573Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
title O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
spellingShingle O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Silva, Gabriel dos Santos e
Erro
Avaliação como Prática de Investigação
Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem
Educação Matemática
title_short O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
title_full O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
title_fullStr O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
title_sort O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
author Silva, Gabriel dos Santos e
author_facet Silva, Gabriel dos Santos e
Buriasco, Regina Luzia Corio de
author_role author
author2 Buriasco, Regina Luzia Corio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriel dos Santos e
Buriasco, Regina Luzia Corio de
dc.subject.por.fl_str_mv Erro
Avaliação como Prática de Investigação
Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem
Educação Matemática
topic Erro
Avaliação como Prática de Investigação
Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem
Educação Matemática
description A avaliação de rendimento, tradicionalmente realizada em aulas de matemática, está a serviço da classificação, comparação, seriação, exclusão e diferenciação dos estudantes. O que é diferente do ideal é tomado como errado e indesejável e os estudantes são analisados sempre pelo que lhes falta. Em busca de uma mudança de concepção em relação ao erro e às práticas avaliativas de rendimento, busca-se, neste artigo, discutir uma concepção de erro subjacente à perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem por meio da análise da produção escrita. Em relação ao erro nessa perspectiva, propõem-se uma mudança de olhar para as produções escritas dos estudantes, efetuando uma leitura positiva para suas maneiras de lidar com as situações e tarefas. Discute-se a importância do trabalho com tarefas que deem a oportunidade de os estudantes mostrarem o que sabem, por diferentes caminhos e por meio de diferentes estratégias. Apresentam-se o papel das intervenções nas produções dos estudantes para oportunizar aprendizagens e diferentes instrumentos de avaliação que podem suscitar intervenções.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573/478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-17
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463728750592