O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573 |
Resumo: | A avaliação de rendimento, tradicionalmente realizada em aulas de matemática, está a serviço da classificação, comparação, seriação, exclusão e diferenciação dos estudantes. O que é diferente do ideal é tomado como errado e indesejável e os estudantes são analisados sempre pelo que lhes falta. Em busca de uma mudança de concepção em relação ao erro e às práticas avaliativas de rendimento, busca-se, neste artigo, discutir uma concepção de erro subjacente à perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem por meio da análise da produção escrita. Em relação ao erro nessa perspectiva, propõem-se uma mudança de olhar para as produções escritas dos estudantes, efetuando uma leitura positiva para suas maneiras de lidar com as situações e tarefas. Discute-se a importância do trabalho com tarefas que deem a oportunidade de os estudantes mostrarem o que sabem, por diferentes caminhos e por meio de diferentes estratégias. Apresentam-se o papel das intervenções nas produções dos estudantes para oportunizar aprendizagens e diferentes instrumentos de avaliação que podem suscitar intervenções. |
id |
SBHMAT_0bae120ded7086a7b6a119b1d9da37a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/573 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEMErroAvaliação como Prática de InvestigaçãoAvaliação como Oportunidade de AprendizagemEducação MatemáticaA avaliação de rendimento, tradicionalmente realizada em aulas de matemática, está a serviço da classificação, comparação, seriação, exclusão e diferenciação dos estudantes. O que é diferente do ideal é tomado como errado e indesejável e os estudantes são analisados sempre pelo que lhes falta. Em busca de uma mudança de concepção em relação ao erro e às práticas avaliativas de rendimento, busca-se, neste artigo, discutir uma concepção de erro subjacente à perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem por meio da análise da produção escrita. Em relação ao erro nessa perspectiva, propõem-se uma mudança de olhar para as produções escritas dos estudantes, efetuando uma leitura positiva para suas maneiras de lidar com as situações e tarefas. Discute-se a importância do trabalho com tarefas que deem a oportunidade de os estudantes mostrarem o que sabem, por diferentes caminhos e por meio de diferentes estratégias. Apresentam-se o papel das intervenções nas produções dos estudantes para oportunizar aprendizagens e diferentes instrumentos de avaliação que podem suscitar intervenções.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-172447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573/478Silva, Gabriel dos Santos eBuriasco, Regina Luzia Corio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/573Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
title |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM Silva, Gabriel dos Santos e Erro Avaliação como Prática de Investigação Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem Educação Matemática |
title_short |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
title_full |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM |
author |
Silva, Gabriel dos Santos e |
author_facet |
Silva, Gabriel dos Santos e Buriasco, Regina Luzia Corio de |
author_role |
author |
author2 |
Buriasco, Regina Luzia Corio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel dos Santos e Buriasco, Regina Luzia Corio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erro Avaliação como Prática de Investigação Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem Educação Matemática |
topic |
Erro Avaliação como Prática de Investigação Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem Educação Matemática |
description |
A avaliação de rendimento, tradicionalmente realizada em aulas de matemática, está a serviço da classificação, comparação, seriação, exclusão e diferenciação dos estudantes. O que é diferente do ideal é tomado como errado e indesejável e os estudantes são analisados sempre pelo que lhes falta. Em busca de uma mudança de concepção em relação ao erro e às práticas avaliativas de rendimento, busca-se, neste artigo, discutir uma concepção de erro subjacente à perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem por meio da análise da produção escrita. Em relação ao erro nessa perspectiva, propõem-se uma mudança de olhar para as produções escritas dos estudantes, efetuando uma leitura positiva para suas maneiras de lidar com as situações e tarefas. Discute-se a importância do trabalho com tarefas que deem a oportunidade de os estudantes mostrarem o que sabem, por diferentes caminhos e por meio de diferentes estratégias. Apresentam-se o papel das intervenções nas produções dos estudantes para oportunizar aprendizagens e diferentes instrumentos de avaliação que podem suscitar intervenções. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573/478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-17 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463728750592 |