HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral Libório, Reginaldo Guilhermino
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Cardia Cardoso, Virgínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/613
Resumo: Objetiva-se mapear e discutir a presença de temáticas relativas à História da educação matemática (Hem) em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos em treze campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desenvolveu-se um estudo na abordagem qualitativa, do tipo documental, no qual optou-se por analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos respectivos cursos de Licenciatura em Matemática. Observou-se que temáticas relativas à Hem estão presentes em disciplinas de sete cursos (54% do total de cursos da respectiva área ofertados pela instituição). Como resultado, foi possível evidenciar que os PPC dos cursos da Instituição pesquisada tratam de forma incipiente a Hem nas estruturas curriculares. Os cursos que fazem referência à temática alinham-se aos pressupostos do campo de investigação Hem. Além disso, salienta-se que, embora haja uma evolução expressiva do campo de investigação da Hem nos últimos vinte anos, no currículo prescrito desses cursos de Licenciatura em Matemática, não se observa sua institucionalização na qualidade de “campo disciplinar”.
id SBHMAT_56818e128827e012c0bfec145ab5ef62
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/613
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulistaHistória da educação matemáticaLicenciatura em MatemáticaCurrículo PrescritoObjetiva-se mapear e discutir a presença de temáticas relativas à História da educação matemática (Hem) em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos em treze campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desenvolveu-se um estudo na abordagem qualitativa, do tipo documental, no qual optou-se por analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos respectivos cursos de Licenciatura em Matemática. Observou-se que temáticas relativas à Hem estão presentes em disciplinas de sete cursos (54% do total de cursos da respectiva área ofertados pela instituição). Como resultado, foi possível evidenciar que os PPC dos cursos da Instituição pesquisada tratam de forma incipiente a Hem nas estruturas curriculares. Os cursos que fazem referência à temática alinham-se aos pressupostos do campo de investigação Hem. Além disso, salienta-se que, embora haja uma evolução expressiva do campo de investigação da Hem nos últimos vinte anos, no currículo prescrito desses cursos de Licenciatura em Matemática, não se observa sua institucionalização na qualidade de “campo disciplinar”.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2024-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/61310.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.613Revista de História da Educação Matemática; v. 10 (2024): Fluxo Contínuo; 1-172447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/613/519Cabral Libório, Reginaldo GuilherminoCardia Cardoso, Virgíniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-18T15:49:20Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/613Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2024-04-18T15:49:20Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
spellingShingle HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
Cabral Libório, Reginaldo Guilhermino
História da educação matemática
Licenciatura em Matemática
Currículo Prescrito
title_short HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
title_full HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
title_fullStr HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
title_sort HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
author Cabral Libório, Reginaldo Guilhermino
author_facet Cabral Libório, Reginaldo Guilhermino
Cardia Cardoso, Virgínia
author_role author
author2 Cardia Cardoso, Virgínia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral Libório, Reginaldo Guilhermino
Cardia Cardoso, Virgínia
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Licenciatura em Matemática
Currículo Prescrito
topic História da educação matemática
Licenciatura em Matemática
Currículo Prescrito
description Objetiva-se mapear e discutir a presença de temáticas relativas à História da educação matemática (Hem) em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos em treze campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desenvolveu-se um estudo na abordagem qualitativa, do tipo documental, no qual optou-se por analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos respectivos cursos de Licenciatura em Matemática. Observou-se que temáticas relativas à Hem estão presentes em disciplinas de sete cursos (54% do total de cursos da respectiva área ofertados pela instituição). Como resultado, foi possível evidenciar que os PPC dos cursos da Instituição pesquisada tratam de forma incipiente a Hem nas estruturas curriculares. Os cursos que fazem referência à temática alinham-se aos pressupostos do campo de investigação Hem. Além disso, salienta-se que, embora haja uma evolução expressiva do campo de investigação da Hem nos últimos vinte anos, no currículo prescrito desses cursos de Licenciatura em Matemática, não se observa sua institucionalização na qualidade de “campo disciplinar”.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/613
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.613
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/613
identifier_str_mv 10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/613/519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 10 (2024): Fluxo Contínuo; 1-17
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463770693632