CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eliene Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freire, Inês Angélia Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132
Resumo: Neste artigo discutimos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, algumas possibilidades de investigações dos cadernos com saberes matemáticos em uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. Para tanto, discorremos sobre o fazer da história a partir da década de 1920, o qual foi apropriado pelos historiadores das ciências, da educação e também da matemática, em particular, da educação matemática.  Assim, sob essa ótica, consideramos que o recente interesse de pesquisadores nos cadernos como objetos e/ou documentos de análises históricas pode possibilitar uma ampliação de investigações que contribuem para uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática.
id SBHMAT_ab73ded1e8949d1aa7f6079b1a1c0e69
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/132
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisasCadernosSaberes MatemáticosHistóriaHistória da MatemáticaHistória da Educação MatemáticaNeste artigo discutimos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, algumas possibilidades de investigações dos cadernos com saberes matemáticos em uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. Para tanto, discorremos sobre o fazer da história a partir da década de 1920, o qual foi apropriado pelos historiadores das ciências, da educação e também da matemática, em particular, da educação matemática.  Assim, sob essa ótica, consideramos que o recente interesse de pesquisadores nos cadernos como objetos e/ou documentos de análises históricas pode possibilitar uma ampliação de investigações que contribuem para uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132/89Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Eliene BarbosaFreire, Inês Angélia Andrade2023-12-13T16:07:21Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/132Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:07:21Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
title CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
spellingShingle CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
Lima, Eliene Barbosa
Cadernos
Saberes Matemáticos
História
História da Matemática
História da Educação Matemática
title_short CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
title_full CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
title_fullStr CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
title_full_unstemmed CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
title_sort CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas
author Lima, Eliene Barbosa
author_facet Lima, Eliene Barbosa
Freire, Inês Angélia Andrade
author_role author
author2 Freire, Inês Angélia Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eliene Barbosa
Freire, Inês Angélia Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos
Saberes Matemáticos
História
História da Matemática
História da Educação Matemática
topic Cadernos
Saberes Matemáticos
História
História da Matemática
História da Educação Matemática
description Neste artigo discutimos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, algumas possibilidades de investigações dos cadernos com saberes matemáticos em uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. Para tanto, discorremos sobre o fazer da história a partir da década de 1920, o qual foi apropriado pelos historiadores das ciências, da educação e também da matemática, em particular, da educação matemática.  Assim, sob essa ótica, consideramos que o recente interesse de pesquisadores nos cadernos como objetos e/ou documentos de análises históricas pode possibilitar uma ampliação de investigações que contribuem para uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132/89
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462304784384