PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eliene Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freire, Inês Angélica Andrade, Lando, Janice Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179
Resumo: Neste artigo apresentamos um breve panorama histórico e resultados preliminares do processo de profissionalização do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil, em espaços formais, a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”. A formação de professores de matemática em nível superior na Bahia até o final da década de 1960 se concentrava na capital, mais especificamente, na Faculdade de Filosofia da Bahia/Universidade Federal da Bahia; nos anos finais dessa década houve uma interiorização do ensino superior com a criação das faculdades de formação de licenciados de 1º ciclo e seus cursos de licenciaturas curtas em ciências. No que tange a formação de professores em nível secundário, até o início dos anos 1950, se restringia a três instituições; nessa década, ocorreu uma ampliação da interiorização das escolas normais na Bahia. Dessa forma, a partir dessas nossas análises iniciais constatamos que foram sendo constituídos novos saberes e novas competências para o exercício da docência em matemática no âmbito de novos espaços de formação do professor, seja no ensino superior ou no secundário, bem como na capital e no interior baiano, no período investigado. 
id SBHMAT_d3a37a0fb9dad422a8eae1a2823b773c
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/179
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama históricoProfissionalização docenteFormação do professor que ensina matemáticaBahiaNeste artigo apresentamos um breve panorama histórico e resultados preliminares do processo de profissionalização do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil, em espaços formais, a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”. A formação de professores de matemática em nível superior na Bahia até o final da década de 1960 se concentrava na capital, mais especificamente, na Faculdade de Filosofia da Bahia/Universidade Federal da Bahia; nos anos finais dessa década houve uma interiorização do ensino superior com a criação das faculdades de formação de licenciados de 1º ciclo e seus cursos de licenciaturas curtas em ciências. No que tange a formação de professores em nível secundário, até o início dos anos 1950, se restringia a três instituições; nessa década, ocorreu uma ampliação da interiorização das escolas normais na Bahia. Dessa forma, a partir dessas nossas análises iniciais constatamos que foram sendo constituídos novos saberes e novas competências para o exercício da docência em matemática no âmbito de novos espaços de formação do professor, seja no ensino superior ou no secundário, bem como na capital e no interior baiano, no período investigado. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179/133Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Eliene BarbosaFreire, Inês Angélica AndradeLando, Janice Cassia2023-12-13T16:38:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/179Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:38:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
title PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
spellingShingle PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
Lima, Eliene Barbosa
Profissionalização docente
Formação do professor que ensina matemática
Bahia
title_short PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
title_full PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
title_fullStr PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
title_full_unstemmed PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
title_sort PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
author Lima, Eliene Barbosa
author_facet Lima, Eliene Barbosa
Freire, Inês Angélica Andrade
Lando, Janice Cassia
author_role author
author2 Freire, Inês Angélica Andrade
Lando, Janice Cassia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eliene Barbosa
Freire, Inês Angélica Andrade
Lando, Janice Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalização docente
Formação do professor que ensina matemática
Bahia
topic Profissionalização docente
Formação do professor que ensina matemática
Bahia
description Neste artigo apresentamos um breve panorama histórico e resultados preliminares do processo de profissionalização do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil, em espaços formais, a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”. A formação de professores de matemática em nível superior na Bahia até o final da década de 1960 se concentrava na capital, mais especificamente, na Faculdade de Filosofia da Bahia/Universidade Federal da Bahia; nos anos finais dessa década houve uma interiorização do ensino superior com a criação das faculdades de formação de licenciados de 1º ciclo e seus cursos de licenciaturas curtas em ciências. No que tange a formação de professores em nível secundário, até o início dos anos 1950, se restringia a três instituições; nessa década, ocorreu uma ampliação da interiorização das escolas normais na Bahia. Dessa forma, a partir dessas nossas análises iniciais constatamos que foram sendo constituídos novos saberes e novas competências para o exercício da docência em matemática no âmbito de novos espaços de formação do professor, seja no ensino superior ou no secundário, bem como na capital e no interior baiano, no período investigado. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179/133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462350921728