Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shigaki,Leonardo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rabello,Lucas Maciel, Camargo,Mariana Zingari, Santos,Vanessa Batista da Costa, Gil,André Wilson de Oliveira, Oliveira,Márcio Rogério de, Silva Junior,Rubens Alexandre da, Macedo,Christiane de Souza Guerino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000200006
Resumo: INTRODUÇÃO: A ginástica rítmica (GR) requer alto nível de qualidade física; assim, o bom desempenho é dependente da força e resistência muscular, coordenação motora e equilíbrio postural. OBJETIVO: Desenvolver uma análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de GR. MÉTODOS: Foram avaliadas dez atletas de GR, do sexo feminino, por meio de uma plataforma de força em apoio unipodal e testes funcionais de equilíbrio (Side Hop Test e Figure of Eight Hop Teste). Para a plataforma, os parâmetros do Centro de Pressão (COP) nas direções anteroposterior e mediolateral foram utilizados para análise, enquanto para os testes funcionais, o tempo-segundos de performance. RESULTADOS: Diferença significativa (p = 0,01) foi encontrada entre os membros inferiores no parâmetro de frequência média na direção mediolateral, no qual o membro inferior não dominante apresentou maior estabilidade postural do que o dominante. Para os testes funcionais não houve diferença significativa entre os membros. CONCLUSÃO: A diferença encontrada no controle do equilíbrio na direção mediolateral pode estar relacionada às diferenças nas ações musculares da região do quadril, na qual durante a prática do esporte para estabilização, manutenção do tronco e execução de manobras com os membros inferiores estão presentes. Estes resultados indicam a necessidade de um programa de reequilíbrio e estabilização pélvica para as atletas analisadas no intuito de preservar a simetria muscular dos membros para o bom desempenho esportivo.
id SBMEE-1_c67bc6a1646d256f96563fa327708a21
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922013000200006
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmicaequilíbrio posturalatletasesportesINTRODUÇÃO: A ginástica rítmica (GR) requer alto nível de qualidade física; assim, o bom desempenho é dependente da força e resistência muscular, coordenação motora e equilíbrio postural. OBJETIVO: Desenvolver uma análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de GR. MÉTODOS: Foram avaliadas dez atletas de GR, do sexo feminino, por meio de uma plataforma de força em apoio unipodal e testes funcionais de equilíbrio (Side Hop Test e Figure of Eight Hop Teste). Para a plataforma, os parâmetros do Centro de Pressão (COP) nas direções anteroposterior e mediolateral foram utilizados para análise, enquanto para os testes funcionais, o tempo-segundos de performance. RESULTADOS: Diferença significativa (p = 0,01) foi encontrada entre os membros inferiores no parâmetro de frequência média na direção mediolateral, no qual o membro inferior não dominante apresentou maior estabilidade postural do que o dominante. Para os testes funcionais não houve diferença significativa entre os membros. CONCLUSÃO: A diferença encontrada no controle do equilíbrio na direção mediolateral pode estar relacionada às diferenças nas ações musculares da região do quadril, na qual durante a prática do esporte para estabilização, manutenção do tronco e execução de manobras com os membros inferiores estão presentes. Estes resultados indicam a necessidade de um programa de reequilíbrio e estabilização pélvica para as atletas analisadas no intuito de preservar a simetria muscular dos membros para o bom desempenho esportivo.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000200006Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.19 n.2 2013reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessShigaki,LeonardoRabello,Lucas MacielCamargo,Mariana ZingariSantos,Vanessa Batista da CostaGil,André Wilson de OliveiraOliveira,Márcio Rogério deSilva Junior,Rubens Alexandre daMacedo,Christiane de Souza Guerinopor2013-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922013000200006Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2013-06-03T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica
title Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica
spellingShingle Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica
Shigaki,Leonardo
equilíbrio postural
atletas
esportes
title_short Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica
title_full Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica
title_fullStr Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica
title_full_unstemmed Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica
title_sort Análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de ginástica rítmica
author Shigaki,Leonardo
author_facet Shigaki,Leonardo
Rabello,Lucas Maciel
Camargo,Mariana Zingari
Santos,Vanessa Batista da Costa
Gil,André Wilson de Oliveira
Oliveira,Márcio Rogério de
Silva Junior,Rubens Alexandre da
Macedo,Christiane de Souza Guerino
author_role author
author2 Rabello,Lucas Maciel
Camargo,Mariana Zingari
Santos,Vanessa Batista da Costa
Gil,André Wilson de Oliveira
Oliveira,Márcio Rogério de
Silva Junior,Rubens Alexandre da
Macedo,Christiane de Souza Guerino
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shigaki,Leonardo
Rabello,Lucas Maciel
Camargo,Mariana Zingari
Santos,Vanessa Batista da Costa
Gil,André Wilson de Oliveira
Oliveira,Márcio Rogério de
Silva Junior,Rubens Alexandre da
Macedo,Christiane de Souza Guerino
dc.subject.por.fl_str_mv equilíbrio postural
atletas
esportes
topic equilíbrio postural
atletas
esportes
description INTRODUÇÃO: A ginástica rítmica (GR) requer alto nível de qualidade física; assim, o bom desempenho é dependente da força e resistência muscular, coordenação motora e equilíbrio postural. OBJETIVO: Desenvolver uma análise comparativa do equilíbrio unipodal de atletas de GR. MÉTODOS: Foram avaliadas dez atletas de GR, do sexo feminino, por meio de uma plataforma de força em apoio unipodal e testes funcionais de equilíbrio (Side Hop Test e Figure of Eight Hop Teste). Para a plataforma, os parâmetros do Centro de Pressão (COP) nas direções anteroposterior e mediolateral foram utilizados para análise, enquanto para os testes funcionais, o tempo-segundos de performance. RESULTADOS: Diferença significativa (p = 0,01) foi encontrada entre os membros inferiores no parâmetro de frequência média na direção mediolateral, no qual o membro inferior não dominante apresentou maior estabilidade postural do que o dominante. Para os testes funcionais não houve diferença significativa entre os membros. CONCLUSÃO: A diferença encontrada no controle do equilíbrio na direção mediolateral pode estar relacionada às diferenças nas ações musculares da região do quadril, na qual durante a prática do esporte para estabilização, manutenção do tronco e execução de manobras com os membros inferiores estão presentes. Estes resultados indicam a necessidade de um programa de reequilíbrio e estabilização pélvica para as atletas analisadas no intuito de preservar a simetria muscular dos membros para o bom desempenho esportivo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922013000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.19 n.2 2013
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234035503104