Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ito,Carmen Antonia Sanches
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pecoits-Filho,Roberto, Bail,Larissa, Wosiack,Mônica Arcoverde, Afinovicz,Danieli, Hauser,Aline Borsato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Nefrologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002011000400003
Resumo: INTRODUÇÃO: A presença de hemácias dismórficas na urina é um forte indicativo da origem glomerular do sangramento, sendo uma ferramenta importante no diagnóstico de glomerulonefrites. Os cilindros hemáticos geralmente acompanham as hemácias dismórficas, sendo também fortes indicadores de hematúria glomerular, embora não sejam encontrados com frequência no exame parcial de urina. OBJETIVO: Comparar duas técnicas de concentração de amostras em uma série de exames de urina com hematúria dismórfica. MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionadas 249 amostras com hematúria dismórfica a partir de 4.277 amostras de urina de rotina. As amostras foram processadas utilizando-se duas técnicas: a convencional e a de concentração. O percentual de identificação dos cilindros hemáticos foi comparado de acordo com a metodologia utilizada. RESULTADOS: A presença de cilindros hemáticos pela técnica de concentração foi estatisticamente maior (52,6%) em comparação com a positividade pela metodologia convencional (8,4%) (p < 0,001). DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Sugere-se que a técnica convencional não concentrou suficientemente a amostra de urina e os cilindros hemáticos ficaram no sobrenadante, sendo descartados. A utilização da técnica de concentração aumentou a sensibilidade técnica para a pesquisa dos cilindros hemáticos. Portanto, a técnica de concentração, associada à presença de hemácias dismórficas, mostrou-se útil para aumentar a concordância dos dois parâmetros laboratoriais para a detecção da hematúria de origem glomerular como auxílio diagnóstico das glomerulopatias, importante causa de doença renal crônica.
id SBN-1_e16612851aeec8c68ae98e06a845967b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-28002011000400003
network_acronym_str SBN-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Nefrologia
repository_id_str
spelling Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urináriosSedimento urinárioDismorfismo hemáticoCilindros hemáticosHematúria glomerularGlomerulonefriteINTRODUÇÃO: A presença de hemácias dismórficas na urina é um forte indicativo da origem glomerular do sangramento, sendo uma ferramenta importante no diagnóstico de glomerulonefrites. Os cilindros hemáticos geralmente acompanham as hemácias dismórficas, sendo também fortes indicadores de hematúria glomerular, embora não sejam encontrados com frequência no exame parcial de urina. OBJETIVO: Comparar duas técnicas de concentração de amostras em uma série de exames de urina com hematúria dismórfica. MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionadas 249 amostras com hematúria dismórfica a partir de 4.277 amostras de urina de rotina. As amostras foram processadas utilizando-se duas técnicas: a convencional e a de concentração. O percentual de identificação dos cilindros hemáticos foi comparado de acordo com a metodologia utilizada. RESULTADOS: A presença de cilindros hemáticos pela técnica de concentração foi estatisticamente maior (52,6%) em comparação com a positividade pela metodologia convencional (8,4%) (p < 0,001). DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Sugere-se que a técnica convencional não concentrou suficientemente a amostra de urina e os cilindros hemáticos ficaram no sobrenadante, sendo descartados. A utilização da técnica de concentração aumentou a sensibilidade técnica para a pesquisa dos cilindros hemáticos. Portanto, a técnica de concentração, associada à presença de hemácias dismórficas, mostrou-se útil para aumentar a concordância dos dois parâmetros laboratoriais para a detecção da hematúria de origem glomerular como auxílio diagnóstico das glomerulopatias, importante causa de doença renal crônica.Sociedade Brasileira de Nefrologia2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002011000400003Brazilian Journal of Nephrology v.33 n.4 2011reponame:Jornal Brasileiro de Nefrologiainstname:Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)instacron:SBN10.1590/S0101-28002011000400003info:eu-repo/semantics/openAccessIto,Carmen Antonia SanchesPecoits-Filho,RobertoBail,LarissaWosiack,Mônica ArcoverdeAfinovicz,DanieliHauser,Aline Borsatopor2011-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-28002011000400003Revistahttp://www.bjn.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbn@sbn.org.br2175-82390101-2800opendoar:2011-12-21T00:00Jornal Brasileiro de Nefrologia - Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários
title Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários
spellingShingle Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários
Ito,Carmen Antonia Sanches
Sedimento urinário
Dismorfismo hemático
Cilindros hemáticos
Hematúria glomerular
Glomerulonefrite
title_short Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários
title_full Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários
title_fullStr Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários
title_full_unstemmed Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários
title_sort Análise comparativa de duas metodologias para a identificação de cilindros hemáticos urinários
author Ito,Carmen Antonia Sanches
author_facet Ito,Carmen Antonia Sanches
Pecoits-Filho,Roberto
Bail,Larissa
Wosiack,Mônica Arcoverde
Afinovicz,Danieli
Hauser,Aline Borsato
author_role author
author2 Pecoits-Filho,Roberto
Bail,Larissa
Wosiack,Mônica Arcoverde
Afinovicz,Danieli
Hauser,Aline Borsato
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ito,Carmen Antonia Sanches
Pecoits-Filho,Roberto
Bail,Larissa
Wosiack,Mônica Arcoverde
Afinovicz,Danieli
Hauser,Aline Borsato
dc.subject.por.fl_str_mv Sedimento urinário
Dismorfismo hemático
Cilindros hemáticos
Hematúria glomerular
Glomerulonefrite
topic Sedimento urinário
Dismorfismo hemático
Cilindros hemáticos
Hematúria glomerular
Glomerulonefrite
description INTRODUÇÃO: A presença de hemácias dismórficas na urina é um forte indicativo da origem glomerular do sangramento, sendo uma ferramenta importante no diagnóstico de glomerulonefrites. Os cilindros hemáticos geralmente acompanham as hemácias dismórficas, sendo também fortes indicadores de hematúria glomerular, embora não sejam encontrados com frequência no exame parcial de urina. OBJETIVO: Comparar duas técnicas de concentração de amostras em uma série de exames de urina com hematúria dismórfica. MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionadas 249 amostras com hematúria dismórfica a partir de 4.277 amostras de urina de rotina. As amostras foram processadas utilizando-se duas técnicas: a convencional e a de concentração. O percentual de identificação dos cilindros hemáticos foi comparado de acordo com a metodologia utilizada. RESULTADOS: A presença de cilindros hemáticos pela técnica de concentração foi estatisticamente maior (52,6%) em comparação com a positividade pela metodologia convencional (8,4%) (p < 0,001). DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Sugere-se que a técnica convencional não concentrou suficientemente a amostra de urina e os cilindros hemáticos ficaram no sobrenadante, sendo descartados. A utilização da técnica de concentração aumentou a sensibilidade técnica para a pesquisa dos cilindros hemáticos. Portanto, a técnica de concentração, associada à presença de hemácias dismórficas, mostrou-se útil para aumentar a concordância dos dois parâmetros laboratoriais para a detecção da hematúria de origem glomerular como auxílio diagnóstico das glomerulopatias, importante causa de doença renal crônica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002011000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002011000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-28002011000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Nefrologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Nefrologia
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Nephrology v.33 n.4 2011
reponame:Jornal Brasileiro de Nefrologia
instname:Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
instacron:SBN
instname_str Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
instacron_str SBN
institution SBN
reponame_str Jornal Brasileiro de Nefrologia
collection Jornal Brasileiro de Nefrologia
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Nefrologia - Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
repository.mail.fl_str_mv ||jbn@sbn.org.br
_version_ 1752122062901608448