Análise de custos para clínicas oftalmológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regonha,Eduardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Baungartner,Ricardo Rinaldi, Scarpi,Marinho Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802016000600461
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar a aplicação de um modelo de apuração de custos dos serviços prestados em clínicas de oftalmologia, fazendo um estudo comparativo de custos versus preços. E avaliar a informação de custos como ferramenta de gerenciamento, controle e tomada de decisão. Métodos: Para testar o modelo proposto, foram adotados os conceitos das metodologias de custeio: por absorção, pleno, direto e baseado em atividade. Procedeu-se a implantação do modelo em três clínicas de oftalmologia selecionadas a fim de se apurar o custo dos procedimentos realizados no período de setembro a novembro de 2003; os dados foram coletados por meio de análise dos relatórios financeiros, gerenciais e entrevistas com funcionários. Resultados: A aplicação do sistema de custeio proposto é exequível: a clínica de maior porte mostrou-se como a melhor relação custo x benefício, tendo em vista a disseminação dos custos fixos diante da diversidade dos serviços realizados. Quanto à relação custo versus preços constataram-se procedimentos rentáveis e outros que geram resultados pífios ou prejuízos, enfatizando a necessidade de controle de custos para a avaliação dos serviços mais rentáveis e utilizá-lo como balizador de preços nas negociações. Conclusão: O modelo proposto é aplicável com vantagens, na medida em que contribui para a disseminação e utilização das informações de custos, apoia no gerenciamento e controle operacional e gera informações preponderantes nas negociações junto aos tomadores de serviços.
id SBO-1_75ea93bcc00b34f0659223b916c0edf1
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72802016000600461
network_acronym_str SBO-1
network_name_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Análise de custos para clínicas oftalmológicasCustos e análise de custosServiços de saúde ocularProcedimentos cirúrgicos oftalmológicos/economiaProcedimentos clínicos/economiaGastos em saúdeRESUMO Objetivo: Avaliar a aplicação de um modelo de apuração de custos dos serviços prestados em clínicas de oftalmologia, fazendo um estudo comparativo de custos versus preços. E avaliar a informação de custos como ferramenta de gerenciamento, controle e tomada de decisão. Métodos: Para testar o modelo proposto, foram adotados os conceitos das metodologias de custeio: por absorção, pleno, direto e baseado em atividade. Procedeu-se a implantação do modelo em três clínicas de oftalmologia selecionadas a fim de se apurar o custo dos procedimentos realizados no período de setembro a novembro de 2003; os dados foram coletados por meio de análise dos relatórios financeiros, gerenciais e entrevistas com funcionários. Resultados: A aplicação do sistema de custeio proposto é exequível: a clínica de maior porte mostrou-se como a melhor relação custo x benefício, tendo em vista a disseminação dos custos fixos diante da diversidade dos serviços realizados. Quanto à relação custo versus preços constataram-se procedimentos rentáveis e outros que geram resultados pífios ou prejuízos, enfatizando a necessidade de controle de custos para a avaliação dos serviços mais rentáveis e utilizá-lo como balizador de preços nas negociações. Conclusão: O modelo proposto é aplicável com vantagens, na medida em que contribui para a disseminação e utilização das informações de custos, apoia no gerenciamento e controle operacional e gera informações preponderantes nas negociações junto aos tomadores de serviços.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802016000600461Revista Brasileira de Oftalmologia v.75 n.6 2016reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.5935/0034-7280.20160093info:eu-repo/semantics/openAccessRegonha,EduardoBaungartner,Ricardo RinaldiScarpi,Marinho Jorgepor2016-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802016000600461Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2016-12-09T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de custos para clínicas oftalmológicas
title Análise de custos para clínicas oftalmológicas
spellingShingle Análise de custos para clínicas oftalmológicas
Regonha,Eduardo
Custos e análise de custos
Serviços de saúde ocular
Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/economia
Procedimentos clínicos/economia
Gastos em saúde
title_short Análise de custos para clínicas oftalmológicas
title_full Análise de custos para clínicas oftalmológicas
title_fullStr Análise de custos para clínicas oftalmológicas
title_full_unstemmed Análise de custos para clínicas oftalmológicas
title_sort Análise de custos para clínicas oftalmológicas
author Regonha,Eduardo
author_facet Regonha,Eduardo
Baungartner,Ricardo Rinaldi
Scarpi,Marinho Jorge
author_role author
author2 Baungartner,Ricardo Rinaldi
Scarpi,Marinho Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regonha,Eduardo
Baungartner,Ricardo Rinaldi
Scarpi,Marinho Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Custos e análise de custos
Serviços de saúde ocular
Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/economia
Procedimentos clínicos/economia
Gastos em saúde
topic Custos e análise de custos
Serviços de saúde ocular
Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/economia
Procedimentos clínicos/economia
Gastos em saúde
description RESUMO Objetivo: Avaliar a aplicação de um modelo de apuração de custos dos serviços prestados em clínicas de oftalmologia, fazendo um estudo comparativo de custos versus preços. E avaliar a informação de custos como ferramenta de gerenciamento, controle e tomada de decisão. Métodos: Para testar o modelo proposto, foram adotados os conceitos das metodologias de custeio: por absorção, pleno, direto e baseado em atividade. Procedeu-se a implantação do modelo em três clínicas de oftalmologia selecionadas a fim de se apurar o custo dos procedimentos realizados no período de setembro a novembro de 2003; os dados foram coletados por meio de análise dos relatórios financeiros, gerenciais e entrevistas com funcionários. Resultados: A aplicação do sistema de custeio proposto é exequível: a clínica de maior porte mostrou-se como a melhor relação custo x benefício, tendo em vista a disseminação dos custos fixos diante da diversidade dos serviços realizados. Quanto à relação custo versus preços constataram-se procedimentos rentáveis e outros que geram resultados pífios ou prejuízos, enfatizando a necessidade de controle de custos para a avaliação dos serviços mais rentáveis e utilizá-lo como balizador de preços nas negociações. Conclusão: O modelo proposto é aplicável com vantagens, na medida em que contribui para a disseminação e utilização das informações de custos, apoia no gerenciamento e controle operacional e gera informações preponderantes nas negociações junto aos tomadores de serviços.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802016000600461
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802016000600461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7280.20160093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia v.75 n.6 2016
reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron:SBO
instname_str Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron_str SBO
institution SBO
reponame_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
collection Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
repository.mail.fl_str_mv sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br
_version_ 1752122337841381376