Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Augusto Alves Pinho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Guedes,Ricardo Augusto Paletta, Vieira,Rita de Cássia Padula Alves, Guedes,Vanessa Maria Paletta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802015000400235
Resumo: RESUMO Objetivo: Identificar a percepção dos pacientes sobre o significado de ser portador de glaucoma e a percepção que tem sobre o tratamento clínico ou cirúrgico. Métodos: Para a coleta dos dados utilizou-se a pesquisa qualitativa através da estratégia de grupos focais realizados com pacientes em tratamento clínico (grupo 1) e pacientes submetidos à cirurgia antiglaucomatosa (grupo 2). A análise e a interpretação dos resultados foram feitas pela técnica da análise de conteúdo. Resultados: O medo da cegueira e a desinformação sobre a doença foram os aspectos negativos mais encontrados com relação a ser portador de glaucoma. O grupo cirúrgico preferiu a situação atual quando comparada à necessidade do uso de medicação. Verificou-se que tanto o glaucoma quanto o seu tratamento impactaram profundamente esses pacientes e que, embora a preocupação com a doença ainda persista, os pacientes operados demonstraram apresentar menos impacto no seu cotidiano. Foram determinantes para a aceitação da indicação da cirurgia a falta de controle da doença e a confiança no médico, sendo esta última considerada um fator primordial nos dois grupos pesquisados, o que aponta para sua importância, independente da decisão tomada pelo paciente na convivência com sua doença. Conclusão: Identificaram-se os aspectos negativos mais relevantes com relação ao glaucoma e ao seu tratamento. A confiança na correta indicação do tipo de tratamento, clínico ou cirúrgico, e uma relação sólida entre o paciente e o médico são os fatores determinantes para uma maior tranquilidade dos pacientes em tratamento de glaucoma (clínico ou cirúrgico).
id SBO-1_9c4a486b9bb87ac63ed356344d881cc6
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72802015000400235
network_acronym_str SBO-1
network_name_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)Glaucoma de ângulo aberto/psicologiaGlaucoma de ângulo aberto/terapiaGlaucoma de ângulo aberto/cirurgiaQualidade de vidaRESUMO Objetivo: Identificar a percepção dos pacientes sobre o significado de ser portador de glaucoma e a percepção que tem sobre o tratamento clínico ou cirúrgico. Métodos: Para a coleta dos dados utilizou-se a pesquisa qualitativa através da estratégia de grupos focais realizados com pacientes em tratamento clínico (grupo 1) e pacientes submetidos à cirurgia antiglaucomatosa (grupo 2). A análise e a interpretação dos resultados foram feitas pela técnica da análise de conteúdo. Resultados: O medo da cegueira e a desinformação sobre a doença foram os aspectos negativos mais encontrados com relação a ser portador de glaucoma. O grupo cirúrgico preferiu a situação atual quando comparada à necessidade do uso de medicação. Verificou-se que tanto o glaucoma quanto o seu tratamento impactaram profundamente esses pacientes e que, embora a preocupação com a doença ainda persista, os pacientes operados demonstraram apresentar menos impacto no seu cotidiano. Foram determinantes para a aceitação da indicação da cirurgia a falta de controle da doença e a confiança no médico, sendo esta última considerada um fator primordial nos dois grupos pesquisados, o que aponta para sua importância, independente da decisão tomada pelo paciente na convivência com sua doença. Conclusão: Identificaram-se os aspectos negativos mais relevantes com relação ao glaucoma e ao seu tratamento. A confiança na correta indicação do tipo de tratamento, clínico ou cirúrgico, e uma relação sólida entre o paciente e o médico são os fatores determinantes para uma maior tranquilidade dos pacientes em tratamento de glaucoma (clínico ou cirúrgico).Sociedade Brasileira de Oftalmologia2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802015000400235Revista Brasileira de Oftalmologia v.74 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.5935/0034-7280.20150048info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Augusto Alves PinhoGuedes,Ricardo Augusto PalettaVieira,Rita de Cássia Padula AlvesGuedes,Vanessa Maria Palettapor2015-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802015000400235Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2015-11-26T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)
title Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)
spellingShingle Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)
Vieira,Augusto Alves Pinho
Glaucoma de ângulo aberto/psicologia
Glaucoma de ângulo aberto/terapia
Glaucoma de ângulo aberto/cirurgia
Qualidade de vida
title_short Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)
title_full Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)
title_fullStr Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)
title_full_unstemmed Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)
title_sort Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico)
author Vieira,Augusto Alves Pinho
author_facet Vieira,Augusto Alves Pinho
Guedes,Ricardo Augusto Paletta
Vieira,Rita de Cássia Padula Alves
Guedes,Vanessa Maria Paletta
author_role author
author2 Guedes,Ricardo Augusto Paletta
Vieira,Rita de Cássia Padula Alves
Guedes,Vanessa Maria Paletta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Augusto Alves Pinho
Guedes,Ricardo Augusto Paletta
Vieira,Rita de Cássia Padula Alves
Guedes,Vanessa Maria Paletta
dc.subject.por.fl_str_mv Glaucoma de ângulo aberto/psicologia
Glaucoma de ângulo aberto/terapia
Glaucoma de ângulo aberto/cirurgia
Qualidade de vida
topic Glaucoma de ângulo aberto/psicologia
Glaucoma de ângulo aberto/terapia
Glaucoma de ângulo aberto/cirurgia
Qualidade de vida
description RESUMO Objetivo: Identificar a percepção dos pacientes sobre o significado de ser portador de glaucoma e a percepção que tem sobre o tratamento clínico ou cirúrgico. Métodos: Para a coleta dos dados utilizou-se a pesquisa qualitativa através da estratégia de grupos focais realizados com pacientes em tratamento clínico (grupo 1) e pacientes submetidos à cirurgia antiglaucomatosa (grupo 2). A análise e a interpretação dos resultados foram feitas pela técnica da análise de conteúdo. Resultados: O medo da cegueira e a desinformação sobre a doença foram os aspectos negativos mais encontrados com relação a ser portador de glaucoma. O grupo cirúrgico preferiu a situação atual quando comparada à necessidade do uso de medicação. Verificou-se que tanto o glaucoma quanto o seu tratamento impactaram profundamente esses pacientes e que, embora a preocupação com a doença ainda persista, os pacientes operados demonstraram apresentar menos impacto no seu cotidiano. Foram determinantes para a aceitação da indicação da cirurgia a falta de controle da doença e a confiança no médico, sendo esta última considerada um fator primordial nos dois grupos pesquisados, o que aponta para sua importância, independente da decisão tomada pelo paciente na convivência com sua doença. Conclusão: Identificaram-se os aspectos negativos mais relevantes com relação ao glaucoma e ao seu tratamento. A confiança na correta indicação do tipo de tratamento, clínico ou cirúrgico, e uma relação sólida entre o paciente e o médico são os fatores determinantes para uma maior tranquilidade dos pacientes em tratamento de glaucoma (clínico ou cirúrgico).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802015000400235
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802015000400235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7280.20150048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia v.74 n.4 2015
reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron:SBO
instname_str Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron_str SBO
institution SBO
reponame_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
collection Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
repository.mail.fl_str_mv sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br
_version_ 1752122337347502080