Elaboração e validação do questionário de satisfação dos pacientes pseudofácicos em português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hida,Wilson Takashi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nakano,Celso Takashi, Yamane,Iris, Motta,Antonio Francisco Pimenta, Tzeliks,Patrick Frenzel, Guimaraes,Aline Silva, Alencar,Luciana Malta de, Ventura,Dora Selma Fix, Alves,Milton Ruiz, José Júnior,Newton Kara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802013000600007
Resumo: OBJETIVO: Elaborar e validar o questionário de qualidade de vida na versão do idioma português. MÉTODOS: O questionário "Cataract TyPESpecification" modificado foi desenvolvido especificamente para avaliar a qualidade de vida pós-cirurgia de catarata. O questionário avaliou 10 itens status funcionais por meio de 18 perguntas. Foi aplicado por um único examinador, com o objetivo de graduar a satisfação visual de 0 a 10 (0 muito insatisfeito; 5 neutro; 10 muito satisfeito). Houve estudo prospectivo comparativo, não randomizado, que incluiu 142 olhos de 71 pacientes com catarata da Universidade de São Paulo. A avaliação oftalmológica contou com medida da acuidade visual para longa, intermediária e curta distâncias, sem correção e com a melhor correção óptica e questionário de satisfação. Foi submetido a um questionário de satisfação quanto à acuidade visual e fenômenos fóticos. Todos os exames foram realizados com 6 meses de pós-operatório. RESULTADOS: A média de idade dos pacientes foi de 60,7 ± 6,6 anos no grupo Tecnis, 63,1 ± 4,4 anos no grupo Restor e 63,7 ± 4,2 anos no grupo SN60AT/SN60WF. A acuidade visual para perto não-corrigida e a corrigida para longe foram estatisticamente superiores nos grupos Restor® e Tecnis® comparadas ao grupo SN60AT/SN60WF (p<0,001). Não houve diferença estatística entre os grupos quando comparadas a acuidade visual para longe não-corrigida e a melhor corrigida (p=0,56). O questionário de satisfação apresentou maior independência de óculos a favor da Tecnis® (9,3/10) e Restor® (8,7/10), mas com mais queixas de halos (Restor® 18,8%; Tecnis® 21,7%) e glare (Restor® 25%; Tecnis® 26,1%) do que no grupo SN60AT/SN60WF. CONCLUSÃO: A Restor® e Tecnis® apresentaram melhor acuidade visual para perto do que o grupo SN60AT/SN60WF. As lentes Restor® e Tecnis® apresentaram maior satisfação na visão de perto e independência do uso de óculos e fenômenos fóticos do que as lentes monofocais. O questionário "Cataract TyPESpecification" foi uma variável importante na qualidade de vida e satisfação do paciente após a cirurgia de catarata.
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