Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbieri,Giuliano
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Barbieri,Cláudio Henrique, Matos,Paulo Sérgio de, Pelá,Carlos Alberto, Mazzer,Nilton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000500004
Resumo: OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi comparar a velocidade e atenuação ultra-sônica, na avaliação in vitro da consolidação óssea. MÉTODO: Foram empregados no estudo 17 carneiros, com massa corporal média de 37 kg, divididos entre grupos controle e três experimentais, conforme o período de observação pós-operatória de 30, 60 e 90 dias. As osteotomias foram realizadas nas tíbias direitas dos animais, ficando as esquerdas como controle. O processo de consolidação foi acompanhado por meio de avaliação radiográfica a cada duas semanas. Ao fim do período de observação estipulado para cada grupo, os animais sofreram eutanásia e as tíbias foram removidas para a análise ultra-sonométrica in vitro. Foram medidos e correlacionados a velocidade de propagação transversal e longitudinal do ultra-som e a atenuação do ultra-som (BUA) transversal na região da osteotomia. RESULTADOS: A velocidade de propagação do ultra-som (transversal e longitudinal, in vitro) aumentou com o avançar da consolidação, sendo as diferenças significantes em relação ao grupo controle e entre a maioria dos grupos experimentais. Já a BUA diminuiu, sendo parte das diferenças significantes entre os grupos. CONCLUSÃO: O método de avaliação da consolidação pelos parâmetros da ultra-sonometria é factível, com resultados confiáveis e precisos para medir a consolidação óssea.
id SBOT-1_bded05074955fdb5617c8bf4e0fb2153
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522009000500004
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação ósseaCarneirosTíbiaConsolidação da fraturaCalo ósseoUltra-somOBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi comparar a velocidade e atenuação ultra-sônica, na avaliação in vitro da consolidação óssea. MÉTODO: Foram empregados no estudo 17 carneiros, com massa corporal média de 37 kg, divididos entre grupos controle e três experimentais, conforme o período de observação pós-operatória de 30, 60 e 90 dias. As osteotomias foram realizadas nas tíbias direitas dos animais, ficando as esquerdas como controle. O processo de consolidação foi acompanhado por meio de avaliação radiográfica a cada duas semanas. Ao fim do período de observação estipulado para cada grupo, os animais sofreram eutanásia e as tíbias foram removidas para a análise ultra-sonométrica in vitro. Foram medidos e correlacionados a velocidade de propagação transversal e longitudinal do ultra-som e a atenuação do ultra-som (BUA) transversal na região da osteotomia. RESULTADOS: A velocidade de propagação do ultra-som (transversal e longitudinal, in vitro) aumentou com o avançar da consolidação, sendo as diferenças significantes em relação ao grupo controle e entre a maioria dos grupos experimentais. Já a BUA diminuiu, sendo parte das diferenças significantes entre os grupos. CONCLUSÃO: O método de avaliação da consolidação pelos parâmetros da ultra-sonometria é factível, com resultados confiáveis e precisos para medir a consolidação óssea.ATHA EDITORA2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000500004Acta Ortopédica Brasileira v.17 n.5 2009reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522009000500004info:eu-repo/semantics/openAccessBarbieri,GiulianoBarbieri,Cláudio HenriqueMatos,Paulo Sérgio dePelá,Carlos AlbertoMazzer,Niltonpor2009-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522009000500004Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2009-11-19T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea
title Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea
spellingShingle Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea
Barbieri,Giuliano
Carneiros
Tíbia
Consolidação da fratura
Calo ósseo
Ultra-som
title_short Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea
title_full Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea
title_fullStr Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea
title_full_unstemmed Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea
title_sort Estudo comparativo da velocidade e atenuação ultra-sônica na avaliação da consolidação óssea
author Barbieri,Giuliano
author_facet Barbieri,Giuliano
Barbieri,Cláudio Henrique
Matos,Paulo Sérgio de
Pelá,Carlos Alberto
Mazzer,Nilton
author_role author
author2 Barbieri,Cláudio Henrique
Matos,Paulo Sérgio de
Pelá,Carlos Alberto
Mazzer,Nilton
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbieri,Giuliano
Barbieri,Cláudio Henrique
Matos,Paulo Sérgio de
Pelá,Carlos Alberto
Mazzer,Nilton
dc.subject.por.fl_str_mv Carneiros
Tíbia
Consolidação da fratura
Calo ósseo
Ultra-som
topic Carneiros
Tíbia
Consolidação da fratura
Calo ósseo
Ultra-som
description OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi comparar a velocidade e atenuação ultra-sônica, na avaliação in vitro da consolidação óssea. MÉTODO: Foram empregados no estudo 17 carneiros, com massa corporal média de 37 kg, divididos entre grupos controle e três experimentais, conforme o período de observação pós-operatória de 30, 60 e 90 dias. As osteotomias foram realizadas nas tíbias direitas dos animais, ficando as esquerdas como controle. O processo de consolidação foi acompanhado por meio de avaliação radiográfica a cada duas semanas. Ao fim do período de observação estipulado para cada grupo, os animais sofreram eutanásia e as tíbias foram removidas para a análise ultra-sonométrica in vitro. Foram medidos e correlacionados a velocidade de propagação transversal e longitudinal do ultra-som e a atenuação do ultra-som (BUA) transversal na região da osteotomia. RESULTADOS: A velocidade de propagação do ultra-som (transversal e longitudinal, in vitro) aumentou com o avançar da consolidação, sendo as diferenças significantes em relação ao grupo controle e entre a maioria dos grupos experimentais. Já a BUA diminuiu, sendo parte das diferenças significantes entre os grupos. CONCLUSÃO: O método de avaliação da consolidação pelos parâmetros da ultra-sonometria é factível, com resultados confiáveis e precisos para medir a consolidação óssea.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000500004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000500004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522009000500004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.17 n.5 2009
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122273791213568