A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Alessandro Conrado de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza,Helena Aguilar Peres Homem de Mello de, Albini,Carlos Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000400006
Resumo: As infecções do trato urinário (ITUs) estão entre as mais frequentes nos seres humanos. São causadas por grande variedade de uropatógenos habituais, porém podem ser provocadas por alguns micro-organismos fastidiosos, como a Gardnerella vaginalis, que é uma bactéria anaeróbia facultativa, observada sob a forma de cocobacilos Gram-variáveis. Ela habita a mucosa vaginal e eventualmente pode ocasionar ITUs. O isolamento pode ser realizado em amostras de urina utilizando o ágar CNA (colistina e ácido nalidíxico), com incubação de 48 a 72 horas em atmosfera rica em CO2. O exame de Gram de urina não centrifugada pode auxiliar o microbiologista na identificação das amostras nas quais uma bactéria fastidiosa seja o agente causal, já que a visualização de inúmeras células epiteliais, a ausência de leucócitos e a presença de mais de um tipo morfológico sugerem contaminação da amostra. Como estudos comprovam a incidência de G. vaginalis entre os agentes causadores de ITUs, o isolamento em uroculturas não deve ser desprezado. A interpretação clínica do crescimento da G. vaginalis é de difícil avaliação, sendo imprescindível a troca de informações entre o laboratório de microbiologia clínica e a equipe médica, investigando a presença de sinais e sintomas que possam estar associados à ITU.
id SBP-1_13de7a14e98ebce1adebf480340f4837
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442010000400006
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinárioGardnerella vaginalisInfecções do trato urinárioBactérias fastidiosasAs infecções do trato urinário (ITUs) estão entre as mais frequentes nos seres humanos. São causadas por grande variedade de uropatógenos habituais, porém podem ser provocadas por alguns micro-organismos fastidiosos, como a Gardnerella vaginalis, que é uma bactéria anaeróbia facultativa, observada sob a forma de cocobacilos Gram-variáveis. Ela habita a mucosa vaginal e eventualmente pode ocasionar ITUs. O isolamento pode ser realizado em amostras de urina utilizando o ágar CNA (colistina e ácido nalidíxico), com incubação de 48 a 72 horas em atmosfera rica em CO2. O exame de Gram de urina não centrifugada pode auxiliar o microbiologista na identificação das amostras nas quais uma bactéria fastidiosa seja o agente causal, já que a visualização de inúmeras células epiteliais, a ausência de leucócitos e a presença de mais de um tipo morfológico sugerem contaminação da amostra. Como estudos comprovam a incidência de G. vaginalis entre os agentes causadores de ITUs, o isolamento em uroculturas não deve ser desprezado. A interpretação clínica do crescimento da G. vaginalis é de difícil avaliação, sendo imprescindível a troca de informações entre o laboratório de microbiologia clínica e a equipe médica, investigando a presença de sinais e sintomas que possam estar associados à ITU.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000400006Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.46 n.4 2010reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442010000400006info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Alessandro Conrado de OliveiraSouza,Helena Aguilar Peres Homem de Mello deAlbini,Carlos Augustopor2010-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442010000400006Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2010-09-01T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário
title A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário
spellingShingle A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário
Silveira,Alessandro Conrado de Oliveira
Gardnerella vaginalis
Infecções do trato urinário
Bactérias fastidiosas
title_short A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário
title_full A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário
title_fullStr A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário
title_full_unstemmed A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário
title_sort A Gardnerella vaginalis e as infecções do trato urinário
author Silveira,Alessandro Conrado de Oliveira
author_facet Silveira,Alessandro Conrado de Oliveira
Souza,Helena Aguilar Peres Homem de Mello de
Albini,Carlos Augusto
author_role author
author2 Souza,Helena Aguilar Peres Homem de Mello de
Albini,Carlos Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Alessandro Conrado de Oliveira
Souza,Helena Aguilar Peres Homem de Mello de
Albini,Carlos Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Gardnerella vaginalis
Infecções do trato urinário
Bactérias fastidiosas
topic Gardnerella vaginalis
Infecções do trato urinário
Bactérias fastidiosas
description As infecções do trato urinário (ITUs) estão entre as mais frequentes nos seres humanos. São causadas por grande variedade de uropatógenos habituais, porém podem ser provocadas por alguns micro-organismos fastidiosos, como a Gardnerella vaginalis, que é uma bactéria anaeróbia facultativa, observada sob a forma de cocobacilos Gram-variáveis. Ela habita a mucosa vaginal e eventualmente pode ocasionar ITUs. O isolamento pode ser realizado em amostras de urina utilizando o ágar CNA (colistina e ácido nalidíxico), com incubação de 48 a 72 horas em atmosfera rica em CO2. O exame de Gram de urina não centrifugada pode auxiliar o microbiologista na identificação das amostras nas quais uma bactéria fastidiosa seja o agente causal, já que a visualização de inúmeras células epiteliais, a ausência de leucócitos e a presença de mais de um tipo morfológico sugerem contaminação da amostra. Como estudos comprovam a incidência de G. vaginalis entre os agentes causadores de ITUs, o isolamento em uroculturas não deve ser desprezado. A interpretação clínica do crescimento da G. vaginalis é de difícil avaliação, sendo imprescindível a troca de informações entre o laboratório de microbiologia clínica e a equipe médica, investigando a presença de sinais e sintomas que possam estar associados à ITU.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442010000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.46 n.4 2010
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122294992371712