Aquisição de Repertório Intraverbal via Instrução Baseada em Equivalência em Crianças com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Álvaro Júnior Melo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Keuffer,Sara Ingrid Cruz, Oliveira,Juliana Sequeira Cesar de, Barros,Romariz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trends in Psychology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000301155
Resumo: Resumo Nos estudos aqui apresentados, investigou-se a contribuição da equivalência estímulos para a emergência de relações intraverbais. O Estudo 1 avaliou a emergência de intraverbal via instrução baseada em equivalência (EBI) em duas crianças com autismo. Após o ensino de relações de ouvinte (AB) e tacto (BC), verificou-se a emergência de relações intraverbais (AC e CA). Um participante apresentou a emergência imediata das relações AC e o outro apresentou um padrão de desempenho compatível com emergência atrasada. Com base nestes dados, o Estudo 2 avaliou o efeito da presença de EBI na aquisição de relações intraverbais. As crianças do Estudo 1 participaram do Estudo 2. Após o ensino de relações de ouvinte (AB) e tacto (BC), foram treinadas relações intraverbais consistentes (A1C1, A2C2, por exemplo) e inconsistentes (A3C4, A4C3) com classes de equivalência. Para Lúcia houve a aquisição apenas das relações intraverbais consistentes. Para Lucas não houve diferença significativa na aquisição de ambos os tipos de relação no treino AC e houve uma ligeira diferença na aquisição das relações CA. A partir dos dados de Lúcia, principalmente, pode-se concluir que EBI favorece a aquisição de novas relações. Os dados dos estudos além comprovar, podem incentivar a aplicação de equivalência de estímulos.
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