O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotta,Alexandre Tellechea
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Kunrath,Cláudia Laura Barberio, Wiryawan,Budi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000800004
Resumo: OBJETIVO: Revisar as atuais estratégias de suporte e de tratamento da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). FONTE DOS DADOS: Dados próprios de nosso laboratório de pesquisa e bibliografia relacionada às áreas de SDRA e lesão pulmonar aguda, pesquisados através do Medline. SÍNTESE DOS DADOS: Apesar de avanços no entendimento da sua patogênese, a SDRA ainda resulta em significativa morbidade e mortalidade. A ventilação mecânica é a principal modalidade terapêutica na SDRA, sendo atualmente considerada não mais apenas uma medida de suporte, mas sim uma terapia capaz de alterar o curso da patologia. Novas estratégias ventilatórias, como a ventilação oscilatória de alta freqüência (VOAF), têm-se mostrado promissoras. Neste texto, revisamos o conhecimento atual no manejo da SDRA, incluindo ventilação mecânica convencional e não convencional, uso de surfactante, óxido nítrico, moduladores do processo inflamatório, oxigenação extracorpórea e posição prona. CONCLUSÕES: A última década foi marcada por avanços significativos, como o conceito de ventilação mecânica protetora na SDRA. O benefício da aplicação de estratégias alternativas, como a VOAF, assim como do uso do surfactante exógeno e moduladores de inflamação continuam sendo alvo de estudo.
id SBPE-1_d026b40e3bf1a9f0d4f494f9d764a405
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572003000800004
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudoSíndrome do desconforto respiratório agudoventilação mecânicaventilação de alta freqüênciasurfactanteóxido nítricoOBJETIVO: Revisar as atuais estratégias de suporte e de tratamento da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). FONTE DOS DADOS: Dados próprios de nosso laboratório de pesquisa e bibliografia relacionada às áreas de SDRA e lesão pulmonar aguda, pesquisados através do Medline. SÍNTESE DOS DADOS: Apesar de avanços no entendimento da sua patogênese, a SDRA ainda resulta em significativa morbidade e mortalidade. A ventilação mecânica é a principal modalidade terapêutica na SDRA, sendo atualmente considerada não mais apenas uma medida de suporte, mas sim uma terapia capaz de alterar o curso da patologia. Novas estratégias ventilatórias, como a ventilação oscilatória de alta freqüência (VOAF), têm-se mostrado promissoras. Neste texto, revisamos o conhecimento atual no manejo da SDRA, incluindo ventilação mecânica convencional e não convencional, uso de surfactante, óxido nítrico, moduladores do processo inflamatório, oxigenação extracorpórea e posição prona. CONCLUSÕES: A última década foi marcada por avanços significativos, como o conceito de ventilação mecânica protetora na SDRA. O benefício da aplicação de estratégias alternativas, como a VOAF, assim como do uso do surfactante exógeno e moduladores de inflamação continuam sendo alvo de estudo.Sociedade Brasileira de Pediatria2003-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000800004Jornal de Pediatria v.79 suppl.2 2003reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572003000800004info:eu-repo/semantics/openAccessRotta,Alexandre TellecheaKunrath,Cláudia Laura BarberioWiryawan,Budipor2005-03-29T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572003000800004Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2005-03-29T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo
title O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo
spellingShingle O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo
Rotta,Alexandre Tellechea
Síndrome do desconforto respiratório agudo
ventilação mecânica
ventilação de alta freqüência
surfactante
óxido nítrico
title_short O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo
title_full O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo
title_fullStr O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo
title_full_unstemmed O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo
title_sort O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo
author Rotta,Alexandre Tellechea
author_facet Rotta,Alexandre Tellechea
Kunrath,Cláudia Laura Barberio
Wiryawan,Budi
author_role author
author2 Kunrath,Cláudia Laura Barberio
Wiryawan,Budi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rotta,Alexandre Tellechea
Kunrath,Cláudia Laura Barberio
Wiryawan,Budi
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome do desconforto respiratório agudo
ventilação mecânica
ventilação de alta freqüência
surfactante
óxido nítrico
topic Síndrome do desconforto respiratório agudo
ventilação mecânica
ventilação de alta freqüência
surfactante
óxido nítrico
description OBJETIVO: Revisar as atuais estratégias de suporte e de tratamento da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). FONTE DOS DADOS: Dados próprios de nosso laboratório de pesquisa e bibliografia relacionada às áreas de SDRA e lesão pulmonar aguda, pesquisados através do Medline. SÍNTESE DOS DADOS: Apesar de avanços no entendimento da sua patogênese, a SDRA ainda resulta em significativa morbidade e mortalidade. A ventilação mecânica é a principal modalidade terapêutica na SDRA, sendo atualmente considerada não mais apenas uma medida de suporte, mas sim uma terapia capaz de alterar o curso da patologia. Novas estratégias ventilatórias, como a ventilação oscilatória de alta freqüência (VOAF), têm-se mostrado promissoras. Neste texto, revisamos o conhecimento atual no manejo da SDRA, incluindo ventilação mecânica convencional e não convencional, uso de surfactante, óxido nítrico, moduladores do processo inflamatório, oxigenação extracorpórea e posição prona. CONCLUSÕES: A última década foi marcada por avanços significativos, como o conceito de ventilação mecânica protetora na SDRA. O benefício da aplicação de estratégias alternativas, como a VOAF, assim como do uso do surfactante exógeno e moduladores de inflamação continuam sendo alvo de estudo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000800004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000800004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572003000800004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.79 suppl.2 2003
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122315143905280