Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco,Ricardo Garcia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Tasker,Robert Charles, Garcia,Pedro Celiny Ramos, Piva,Jefferson Pedro, Xavier,Lisandra Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000700003
Resumo: OBJETIVO: Revisar a literatura sobre a fisiopatologia de hiperglicemia e controle glicêmico em crianças e adultos com sepse e doença crítica. FONTES DE DADOS: Pesquisa não sistemática da literatura médica através da base de dados MEDLINE usando os termos hiperglicemia, controle glicêmico, terapia insulínica intensiva, sepse e terapia intensiva. Os artigos foram selecionados de acordo com sua relevância, conforme a opinião dos autores. SÍNTESE DOS DADOS: A hiperglicemia é freqüente em crianças com doenças críticas e está associada a desfecho negativo. Em adultos, não há um consenso sobre a eficácia e segurança do controle glicêmico. Descrevemos os possíveis mecanismos envolvidos em toxicidade da glicose e os efeitos benéficos do controle glicêmico. Estudos iniciais demonstraram que o uso de insulina para atingir controle glicêmico reduziu a morbimortalidade em terapia intensiva em adultos; no entanto, estudos recentes não confirmaram esses achados. É importante destacar que o controle glicêmico está evidentemente associado a aumento da incidência de hipoglicemia. A eficácia do controle glicêmico ainda não foi estudada em crianças criticamente doentes. CONCLUSÃO: O controle glicêmico é uma nova opção terapêutica em terapia intensiva. Evidências conflitantes em adultos significam que, antes de aplicar esta abordagem em pediatria, é necessário avaliá-la em ensaio clínico.
id SBPE-1_ee8894588d773d9a5b2cb9de8423d269
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572007000700003
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença críticaHiperglicemiacontrole glicêmiconível de glicoseterapia insulínicaterapia intensivapediatriaOBJETIVO: Revisar a literatura sobre a fisiopatologia de hiperglicemia e controle glicêmico em crianças e adultos com sepse e doença crítica. FONTES DE DADOS: Pesquisa não sistemática da literatura médica através da base de dados MEDLINE usando os termos hiperglicemia, controle glicêmico, terapia insulínica intensiva, sepse e terapia intensiva. Os artigos foram selecionados de acordo com sua relevância, conforme a opinião dos autores. SÍNTESE DOS DADOS: A hiperglicemia é freqüente em crianças com doenças críticas e está associada a desfecho negativo. Em adultos, não há um consenso sobre a eficácia e segurança do controle glicêmico. Descrevemos os possíveis mecanismos envolvidos em toxicidade da glicose e os efeitos benéficos do controle glicêmico. Estudos iniciais demonstraram que o uso de insulina para atingir controle glicêmico reduziu a morbimortalidade em terapia intensiva em adultos; no entanto, estudos recentes não confirmaram esses achados. É importante destacar que o controle glicêmico está evidentemente associado a aumento da incidência de hipoglicemia. A eficácia do controle glicêmico ainda não foi estudada em crianças criticamente doentes. CONCLUSÃO: O controle glicêmico é uma nova opção terapêutica em terapia intensiva. Evidências conflitantes em adultos significam que, antes de aplicar esta abordagem em pediatria, é necessário avaliá-la em ensaio clínico.Sociedade Brasileira de Pediatria2007-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000700003Jornal de Pediatria v.83 n.5 suppl.0 2007reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572007000700003info:eu-repo/semantics/openAccessBranco,Ricardo GarciaTasker,Robert CharlesGarcia,Pedro Celiny RamosPiva,Jefferson PedroXavier,Lisandra Diaspor2007-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572007000700003Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2007-12-17T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica
title Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica
spellingShingle Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica
Branco,Ricardo Garcia
Hiperglicemia
controle glicêmico
nível de glicose
terapia insulínica
terapia intensiva
pediatria
title_short Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica
title_full Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica
title_fullStr Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica
title_full_unstemmed Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica
title_sort Controle glicêmico e terapia insulínica em sepse e doença crítica
author Branco,Ricardo Garcia
author_facet Branco,Ricardo Garcia
Tasker,Robert Charles
Garcia,Pedro Celiny Ramos
Piva,Jefferson Pedro
Xavier,Lisandra Dias
author_role author
author2 Tasker,Robert Charles
Garcia,Pedro Celiny Ramos
Piva,Jefferson Pedro
Xavier,Lisandra Dias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco,Ricardo Garcia
Tasker,Robert Charles
Garcia,Pedro Celiny Ramos
Piva,Jefferson Pedro
Xavier,Lisandra Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Hiperglicemia
controle glicêmico
nível de glicose
terapia insulínica
terapia intensiva
pediatria
topic Hiperglicemia
controle glicêmico
nível de glicose
terapia insulínica
terapia intensiva
pediatria
description OBJETIVO: Revisar a literatura sobre a fisiopatologia de hiperglicemia e controle glicêmico em crianças e adultos com sepse e doença crítica. FONTES DE DADOS: Pesquisa não sistemática da literatura médica através da base de dados MEDLINE usando os termos hiperglicemia, controle glicêmico, terapia insulínica intensiva, sepse e terapia intensiva. Os artigos foram selecionados de acordo com sua relevância, conforme a opinião dos autores. SÍNTESE DOS DADOS: A hiperglicemia é freqüente em crianças com doenças críticas e está associada a desfecho negativo. Em adultos, não há um consenso sobre a eficácia e segurança do controle glicêmico. Descrevemos os possíveis mecanismos envolvidos em toxicidade da glicose e os efeitos benéficos do controle glicêmico. Estudos iniciais demonstraram que o uso de insulina para atingir controle glicêmico reduziu a morbimortalidade em terapia intensiva em adultos; no entanto, estudos recentes não confirmaram esses achados. É importante destacar que o controle glicêmico está evidentemente associado a aumento da incidência de hipoglicemia. A eficácia do controle glicêmico ainda não foi estudada em crianças criticamente doentes. CONCLUSÃO: O controle glicêmico é uma nova opção terapêutica em terapia intensiva. Evidências conflitantes em adultos significam que, antes de aplicar esta abordagem em pediatria, é necessário avaliá-la em ensaio clínico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000700003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000700003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572007000700003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.83 n.5 suppl.0 2007
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122316854132736