Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia

Bibliographic Details
Main Author: Ponte,Eduardo Vieira
Publication Date: 2011
Other Authors: Souza-Machado,Adelmir, Souza-Machado,Carolina, Franco,Rosana, Cruz,Álvaro Augusto
Format: Article
Language: por
Source: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132011000400004
Summary: OBJETIVO: Determinar a frequência de asma quase fatal em um grupo de pacientes com asma grave, assim como as características clínicas e o prognóstico desses pacientes em um ano de seguimento. MÉTODOS: Estudo prospectivo envolvendo 731 pacientes de baixa renda com asma grave tratados em um ambulatório de referência para asma na cidade de Salvador (BA). Os pacientes realizaram espirometria na admissão do estudo, receberam medicações para asma e foram monitorizados quanto à frequência de exacerbações durante o seguimento. Uma subamostra de 511 pacientes também respondeu questionários de sintomas e de qualidade de vida relacionada a asma. RESULTADOS: Dos 731 pacientes estudados, 563 (77%) eram do sexo feminino, com mediana de idade de 47 anos, e 12% não eram alfabetizados. A maioria dos pacientes apresentava rinite, e 70 (10%) relataram asma quase fatal antes da admissão. Desses 70 pacientes, 41 (59%) relataram terem sido intubados previamente. Os pacientes com asma quase fatal na admissão eram mais propensos a exacerbações de asma durante o acompanhamento e tiveram menor resposta ao tratamento do que aqueles sem asma quase fatal. Os resultados dos questionários no final do acompanhamento foram semelhantes nos dois grupos de pacientes. CONCLUSÕES: A frequência de asma quase fatal foi alta nesta população de pacientes com asma grave e de baixa renda. Os pacientes com histórico de asma quase fatal tiveram um pior prognóstico que aqueles sem esse histórico, embora tenham recebido o mesmo tratamento. Curiosamente, a intensidade dos sintomas e a qualidade de vida no final do estudo foram semelhantes entre os dois grupos de pacientes.
id SBPT-1_5f2b1c635d04c3bb4ec074effde5492a
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132011000400004
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, BahiaAsma/prevenção e controleAsma/complicaçõesQualidade de vidaPrognósticoOBJETIVO: Determinar a frequência de asma quase fatal em um grupo de pacientes com asma grave, assim como as características clínicas e o prognóstico desses pacientes em um ano de seguimento. MÉTODOS: Estudo prospectivo envolvendo 731 pacientes de baixa renda com asma grave tratados em um ambulatório de referência para asma na cidade de Salvador (BA). Os pacientes realizaram espirometria na admissão do estudo, receberam medicações para asma e foram monitorizados quanto à frequência de exacerbações durante o seguimento. Uma subamostra de 511 pacientes também respondeu questionários de sintomas e de qualidade de vida relacionada a asma. RESULTADOS: Dos 731 pacientes estudados, 563 (77%) eram do sexo feminino, com mediana de idade de 47 anos, e 12% não eram alfabetizados. A maioria dos pacientes apresentava rinite, e 70 (10%) relataram asma quase fatal antes da admissão. Desses 70 pacientes, 41 (59%) relataram terem sido intubados previamente. Os pacientes com asma quase fatal na admissão eram mais propensos a exacerbações de asma durante o acompanhamento e tiveram menor resposta ao tratamento do que aqueles sem asma quase fatal. Os resultados dos questionários no final do acompanhamento foram semelhantes nos dois grupos de pacientes. CONCLUSÕES: A frequência de asma quase fatal foi alta nesta população de pacientes com asma grave e de baixa renda. Os pacientes com histórico de asma quase fatal tiveram um pior prognóstico que aqueles sem esse histórico, embora tenham recebido o mesmo tratamento. Curiosamente, a intensidade dos sintomas e a qualidade de vida no final do estudo foram semelhantes entre os dois grupos de pacientes.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132011000400004Jornal Brasileiro de Pneumologia v.37 n.4 2011reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132011000400004info:eu-repo/semantics/openAccessPonte,Eduardo VieiraSouza-Machado,AdelmirSouza-Machado,CarolinaFranco,RosanaCruz,Álvaro Augustopor2011-08-26T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132011000400004Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2011-08-26T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia
title Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia
spellingShingle Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia
Ponte,Eduardo Vieira
Asma/prevenção e controle
Asma/complicações
Qualidade de vida
Prognóstico
title_short Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia
title_full Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia
title_fullStr Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia
title_full_unstemmed Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia
title_sort Características clínicas e prognóstico em pacientes com asma quase fatal em Salvador, Bahia
author Ponte,Eduardo Vieira
author_facet Ponte,Eduardo Vieira
Souza-Machado,Adelmir
Souza-Machado,Carolina
Franco,Rosana
Cruz,Álvaro Augusto
author_role author
author2 Souza-Machado,Adelmir
Souza-Machado,Carolina
Franco,Rosana
Cruz,Álvaro Augusto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte,Eduardo Vieira
Souza-Machado,Adelmir
Souza-Machado,Carolina
Franco,Rosana
Cruz,Álvaro Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Asma/prevenção e controle
Asma/complicações
Qualidade de vida
Prognóstico
topic Asma/prevenção e controle
Asma/complicações
Qualidade de vida
Prognóstico
description OBJETIVO: Determinar a frequência de asma quase fatal em um grupo de pacientes com asma grave, assim como as características clínicas e o prognóstico desses pacientes em um ano de seguimento. MÉTODOS: Estudo prospectivo envolvendo 731 pacientes de baixa renda com asma grave tratados em um ambulatório de referência para asma na cidade de Salvador (BA). Os pacientes realizaram espirometria na admissão do estudo, receberam medicações para asma e foram monitorizados quanto à frequência de exacerbações durante o seguimento. Uma subamostra de 511 pacientes também respondeu questionários de sintomas e de qualidade de vida relacionada a asma. RESULTADOS: Dos 731 pacientes estudados, 563 (77%) eram do sexo feminino, com mediana de idade de 47 anos, e 12% não eram alfabetizados. A maioria dos pacientes apresentava rinite, e 70 (10%) relataram asma quase fatal antes da admissão. Desses 70 pacientes, 41 (59%) relataram terem sido intubados previamente. Os pacientes com asma quase fatal na admissão eram mais propensos a exacerbações de asma durante o acompanhamento e tiveram menor resposta ao tratamento do que aqueles sem asma quase fatal. Os resultados dos questionários no final do acompanhamento foram semelhantes nos dois grupos de pacientes. CONCLUSÕES: A frequência de asma quase fatal foi alta nesta população de pacientes com asma grave e de baixa renda. Os pacientes com histórico de asma quase fatal tiveram um pior prognóstico que aqueles sem esse histórico, embora tenham recebido o mesmo tratamento. Curiosamente, a intensidade dos sintomas e a qualidade de vida no final do estudo foram semelhantes entre os dois grupos de pacientes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132011000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132011000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132011000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.37 n.4 2011
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318344956805120