Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo,Spencer Marcantônio
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Camargo,José de Jesus Peixoto, Schio,Sadi Marcelo, Sánchez,Leticia Beatriz, Felicetti,José Carlos, Moreira,José da Silva, Andrade,Cristiano Feijó
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000500003
Resumo: OBJETIVO: Avaliar as complicações pós-operatórias imediatas de doadores vivos de lobos pulmonares para transplante. MÉTODOS: Entre setembro de 1999 e maio de 2005 foram realizadas lobectomias em 32 doadores saudáveis para transplante pulmonar em 16 receptores. Os prontuários médicos destes doadores foram analisados retrospectivamente para verificar a incidência de complicações pós-operatórias e as alterações da função pulmonar após a lobectomia. RESULTADOS: Vinte e dois doadores (68,75%) não apresentaram complicações. Entre os 10 casos que apresentaram alguma complicação o derrame pleural foi a mais freqüente, ocorrendo em 5 deles (15,6% da amostra). Três doadores (9,3%) necessitaram de transfusão de hemácias e, em 2 casos, foi necessária nova intervenção cirúrgica devido a hemotórax. Um doador apresentou pneumotórax após a retirada do dreno de tórax e houve um caso de infecção respiratória. Ocorreram duas intercorrências intra-operatórias (6,25%): em um doador foi realizada broncoplastia do lobo médio; em outro, foi necessária a ressecção da língula. Não houve mortalidade cirúrgica nesta série. As provas de função pulmonar do pós-operatório demonstraram uma redução média de 20% no volume expiratório forçado no primeiro segundo (p < 000,1), em comparação com os valores verificados antes da cirurgia. CONCLUSÕES: A lobectomia em doadores pulmonares vivos para transplante apresenta elevado risco de complicações pós-operatórias e resulta em perda definitiva da função pulmonar Uma cuidadosa avaliação pré-operatória faz-se necessária para reduzir a incidência de complicações nos doadores vivos de lobos pulmonares para transplante.
id SBPT-1_6d3018f1db8469db1711c0eadbe41947
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-37132008000500003
network_acronym_str SBPT-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository_id_str
spelling Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivosTransplante de pulmãoDoadores vivosPneumonectomiaComplicações pós-operatóriasOBJETIVO: Avaliar as complicações pós-operatórias imediatas de doadores vivos de lobos pulmonares para transplante. MÉTODOS: Entre setembro de 1999 e maio de 2005 foram realizadas lobectomias em 32 doadores saudáveis para transplante pulmonar em 16 receptores. Os prontuários médicos destes doadores foram analisados retrospectivamente para verificar a incidência de complicações pós-operatórias e as alterações da função pulmonar após a lobectomia. RESULTADOS: Vinte e dois doadores (68,75%) não apresentaram complicações. Entre os 10 casos que apresentaram alguma complicação o derrame pleural foi a mais freqüente, ocorrendo em 5 deles (15,6% da amostra). Três doadores (9,3%) necessitaram de transfusão de hemácias e, em 2 casos, foi necessária nova intervenção cirúrgica devido a hemotórax. Um doador apresentou pneumotórax após a retirada do dreno de tórax e houve um caso de infecção respiratória. Ocorreram duas intercorrências intra-operatórias (6,25%): em um doador foi realizada broncoplastia do lobo médio; em outro, foi necessária a ressecção da língula. Não houve mortalidade cirúrgica nesta série. As provas de função pulmonar do pós-operatório demonstraram uma redução média de 20% no volume expiratório forçado no primeiro segundo (p < 000,1), em comparação com os valores verificados antes da cirurgia. CONCLUSÕES: A lobectomia em doadores pulmonares vivos para transplante apresenta elevado risco de complicações pós-operatórias e resulta em perda definitiva da função pulmonar Uma cuidadosa avaliação pré-operatória faz-se necessária para reduzir a incidência de complicações nos doadores vivos de lobos pulmonares para transplante.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2008-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000500003Jornal Brasileiro de Pneumologia v.34 n.5 2008reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)instacron:SBPT10.1590/S1806-37132008000500003info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo,Spencer MarcantônioCamargo,José de Jesus PeixotoSchio,Sadi MarceloSánchez,Leticia BeatrizFelicetti,José CarlosMoreira,José da SilvaAndrade,Cristiano Feijópor2008-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S1806-37132008000500003Revistahttp://www.jornaldepneumologia.com.br/default.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br1806-37561806-3713opendoar:2008-06-02T00:00Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos
title Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos
spellingShingle Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos
Camargo,Spencer Marcantônio
Transplante de pulmão
Doadores vivos
Pneumonectomia
Complicações pós-operatórias
title_short Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos
title_full Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos
title_fullStr Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos
title_full_unstemmed Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos
title_sort Complicações relacionadas à lobectomia em doadores de transplante pulmonar intervivos
author Camargo,Spencer Marcantônio
author_facet Camargo,Spencer Marcantônio
Camargo,José de Jesus Peixoto
Schio,Sadi Marcelo
Sánchez,Leticia Beatriz
Felicetti,José Carlos
Moreira,José da Silva
Andrade,Cristiano Feijó
author_role author
author2 Camargo,José de Jesus Peixoto
Schio,Sadi Marcelo
Sánchez,Leticia Beatriz
Felicetti,José Carlos
Moreira,José da Silva
Andrade,Cristiano Feijó
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo,Spencer Marcantônio
Camargo,José de Jesus Peixoto
Schio,Sadi Marcelo
Sánchez,Leticia Beatriz
Felicetti,José Carlos
Moreira,José da Silva
Andrade,Cristiano Feijó
dc.subject.por.fl_str_mv Transplante de pulmão
Doadores vivos
Pneumonectomia
Complicações pós-operatórias
topic Transplante de pulmão
Doadores vivos
Pneumonectomia
Complicações pós-operatórias
description OBJETIVO: Avaliar as complicações pós-operatórias imediatas de doadores vivos de lobos pulmonares para transplante. MÉTODOS: Entre setembro de 1999 e maio de 2005 foram realizadas lobectomias em 32 doadores saudáveis para transplante pulmonar em 16 receptores. Os prontuários médicos destes doadores foram analisados retrospectivamente para verificar a incidência de complicações pós-operatórias e as alterações da função pulmonar após a lobectomia. RESULTADOS: Vinte e dois doadores (68,75%) não apresentaram complicações. Entre os 10 casos que apresentaram alguma complicação o derrame pleural foi a mais freqüente, ocorrendo em 5 deles (15,6% da amostra). Três doadores (9,3%) necessitaram de transfusão de hemácias e, em 2 casos, foi necessária nova intervenção cirúrgica devido a hemotórax. Um doador apresentou pneumotórax após a retirada do dreno de tórax e houve um caso de infecção respiratória. Ocorreram duas intercorrências intra-operatórias (6,25%): em um doador foi realizada broncoplastia do lobo médio; em outro, foi necessária a ressecção da língula. Não houve mortalidade cirúrgica nesta série. As provas de função pulmonar do pós-operatório demonstraram uma redução média de 20% no volume expiratório forçado no primeiro segundo (p < 000,1), em comparação com os valores verificados antes da cirurgia. CONCLUSÕES: A lobectomia em doadores pulmonares vivos para transplante apresenta elevado risco de complicações pós-operatórias e resulta em perda definitiva da função pulmonar Uma cuidadosa avaliação pré-operatória faz-se necessária para reduzir a incidência de complicações nos doadores vivos de lobos pulmonares para transplante.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-37132008000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia v.34 n.5 2008
reponame:Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron:SBPT
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
instacron_str SBPT
institution SBPT
reponame_str Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
collection Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online) - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||jbp@jbp.org.br|| jpneumo@jornaldepneumologia.com.br
_version_ 1750318342900547584