Prevalência de transtornos emocionais e comportamentais em adolescentes com asma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim,Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ricas,Janete, Camargos,Paulo Augusto Moreira, Lasmar,Laura Maria Belizário de Lima Facury, Andrade,Cláudia Ribeiro de, Ibiapina,Cássio da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000400003
Resumo: OBJETIVO: Determinar a prevalência de transtornos emocionais e comportamentais em adolescentes com asma e compará-la com a prevalência em adolescentes sem asma. MÉTODOS: Estudo transversal através de um questionário de transtornos psicológicos (Strengths and Difficulties Questionnaire) aplicado a adolescentes de 14 a 16 anos, com e sem asma, selecionados aleatoriamente em escolas municipais de Belo Horizonte (MG) Brasil. RESULTADOS: A prevalência de transtornos emocionais e comportamentais em adolescentes com e sem asma foi 20,4% (IC95%: 14,5-27,8%) e 9% (IC95%: 6,1-12,8%), respectivamente. Entre os adolescentes com asma, 56,6% (IC95%: 48,3-64,5%) apresentavam escores dentro da faixa de normalidade e 23% (IC95%: 16,8-30,7%), valores limítrofes. Entre os que não tinham asma, 75% (IC95%: 69,7-79,6%) apresentavam escores normais e 16% (IC95%: 12,2-20,7%), limítrofes. A mediana no escore total do questionário foi 14 nos portadores de asma e 12 nos sem asma (p < 0,01). Na análise multivariada (regressão logística), controlado para variáveis socioeconômicas, permaneceram significativas as associações entre transtornos emocionais e comportamentais e as seguintes variáveis: sexo feminino (OR = 1,98; IC95%: 1,10-3,56, p = 0,02), e ter asma (OR = 2,66; IC95%: 1,52-4,64, p = 0,001). CONCLUSÕES: A prevalência de transtornos emocionais e comportamentais em adolescentes portadores de asma é significativamente maior do que naqueles que não tem asma, reforçando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e sistêmica.
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