Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos

Bibliographic Details
Main Author: Villarroel,Arturo Bernardo Selaive
Publication Date: 2004
Other Authors: Costa,Roberto Germano, Oliveira,Sônia Maria Pinheiro
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982004000900024
Summary: As características físico-mecânicas de 22 couros de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos foram avaliadas para determinação da qualidade quanto à resistência à tração e ao rasgamento. Os animais foram abatidos com idade média de 260 dias e peso corporal de 22,0 kg. Após a esfola, as peles foram pesadas, conservadas por salmouragem e salga e curtidas com sulfato de cromo. Para determinação da resistência à tração e ao rasgamento progressivo, foram retirados das regiões paleta, anca e ventre dos couros semi-acabados seis corpos-de-prova nas posições paralela e perpendicular à linha dorsal. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas subdivididas, tendo como parcelas dois grupos genéticos e como subparcelas o fatorial 2 x 3 (duas posições e três regiões), com três repetições, sendo as médias comparadas pelo teste Tukey. Não houve diferenças significativas de resistência entre os couros de ambos os grupos genéticos para os ensaios de tração e de rasgamento progressivo. Entretanto, observaram-se diferenças significativas entre as regiões paleta, anca e ventre em todos os parâmetros estudados nos ensaios de tração e de rasgamento progressivo, com os maiores valores de espessura, resistência e alongamento encontrados na paleta. Concluiu-se que o uso de reprodutores exóticos da raça Boer ou Anglo Nubiano em cruzamentos, para melhorar a produção de carne dos caprinos da região nordeste, não influencia a qualidade do couro dos animais.
id SBZ-1_5cc58fd2eb9378f89609c810c586e2c2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982004000900024
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianoscaprinoscouroensaios físico-mecânicospeleAs características físico-mecânicas de 22 couros de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos foram avaliadas para determinação da qualidade quanto à resistência à tração e ao rasgamento. Os animais foram abatidos com idade média de 260 dias e peso corporal de 22,0 kg. Após a esfola, as peles foram pesadas, conservadas por salmouragem e salga e curtidas com sulfato de cromo. Para determinação da resistência à tração e ao rasgamento progressivo, foram retirados das regiões paleta, anca e ventre dos couros semi-acabados seis corpos-de-prova nas posições paralela e perpendicular à linha dorsal. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas subdivididas, tendo como parcelas dois grupos genéticos e como subparcelas o fatorial 2 x 3 (duas posições e três regiões), com três repetições, sendo as médias comparadas pelo teste Tukey. Não houve diferenças significativas de resistência entre os couros de ambos os grupos genéticos para os ensaios de tração e de rasgamento progressivo. Entretanto, observaram-se diferenças significativas entre as regiões paleta, anca e ventre em todos os parâmetros estudados nos ensaios de tração e de rasgamento progressivo, com os maiores valores de espessura, resistência e alongamento encontrados na paleta. Concluiu-se que o uso de reprodutores exóticos da raça Boer ou Anglo Nubiano em cruzamentos, para melhorar a produção de carne dos caprinos da região nordeste, não influencia a qualidade do couro dos animais.Sociedade Brasileira de Zootecnia2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982004000900024Revista Brasileira de Zootecnia v.33 n.6 suppl.3 2004reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982004000900024info:eu-repo/semantics/openAccessVillarroel,Arturo Bernardo SelaiveCosta,Roberto GermanoOliveira,Sônia Maria Pinheiropor2010-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982004000900024Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2010-09-21T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos
title Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos
spellingShingle Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos
Villarroel,Arturo Bernardo Selaive
caprinos
couro
ensaios físico-mecânicos
pele
title_short Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos
title_full Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos
title_fullStr Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos
title_full_unstemmed Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos
title_sort Características físico-mecânicas do couro de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos
author Villarroel,Arturo Bernardo Selaive
author_facet Villarroel,Arturo Bernardo Selaive
Costa,Roberto Germano
Oliveira,Sônia Maria Pinheiro
author_role author
author2 Costa,Roberto Germano
Oliveira,Sônia Maria Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villarroel,Arturo Bernardo Selaive
Costa,Roberto Germano
Oliveira,Sônia Maria Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv caprinos
couro
ensaios físico-mecânicos
pele
topic caprinos
couro
ensaios físico-mecânicos
pele
description As características físico-mecânicas de 22 couros de caprinos mestiços Boer e Anglo Nubianos foram avaliadas para determinação da qualidade quanto à resistência à tração e ao rasgamento. Os animais foram abatidos com idade média de 260 dias e peso corporal de 22,0 kg. Após a esfola, as peles foram pesadas, conservadas por salmouragem e salga e curtidas com sulfato de cromo. Para determinação da resistência à tração e ao rasgamento progressivo, foram retirados das regiões paleta, anca e ventre dos couros semi-acabados seis corpos-de-prova nas posições paralela e perpendicular à linha dorsal. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas subdivididas, tendo como parcelas dois grupos genéticos e como subparcelas o fatorial 2 x 3 (duas posições e três regiões), com três repetições, sendo as médias comparadas pelo teste Tukey. Não houve diferenças significativas de resistência entre os couros de ambos os grupos genéticos para os ensaios de tração e de rasgamento progressivo. Entretanto, observaram-se diferenças significativas entre as regiões paleta, anca e ventre em todos os parâmetros estudados nos ensaios de tração e de rasgamento progressivo, com os maiores valores de espessura, resistência e alongamento encontrados na paleta. Concluiu-se que o uso de reprodutores exóticos da raça Boer ou Anglo Nubiano em cruzamentos, para melhorar a produção de carne dos caprinos da região nordeste, não influencia a qualidade do couro dos animais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982004000900024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982004000900024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982004000900024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.33 n.6 suppl.3 2004
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318137992019968