Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duboc,Luiz Fernando
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zoologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752007000400038
Resumo: É proposta uma nova metodologia para o estudo das reações de alarme em peixes, utilizada aqui no estudo da "Schreckreaktion" de Mimagoniates lateralis (Nichols, 1913) e Mimagoniates microlepis (Steindachner, 1876), cujos resultados foram contextualizados à ecologia das espécies. O método baseia-se na interpretação cartesiana do comportamento, em que três baterias experimentais distintas são analisadas de forma segmentada nos eixos horizontal e vertical. Os dados foram analisados por estatística não-paramétrica e pela análise de dados longitudinais, a qual permite a interpretação gráfica de séries temporais, e integrados com os estados de agregação dos cardumes pelo uso de índices. A análise conjugada de todos os fatores permitiu uma mensuração menos subjetiva da intensidade de reação. Os resultados para o eixo horizontal não foram conclusivos e os do eixo vertical demonstraram significativas diferenças comportamentais entre baterias e espécies. Mimagoniates lateralis (Nichols, 1913) apresentou indivíduos mais estressados e agregados, com cardumes mais ao fundo, enquanto M. microlepis aparentou maior adaptabilidade às condições experimentais. Ambas as espécies demonstraram reação de alarme nítida, sendo que M. lateralis a apresentou cerca de três vezes mais intensa, em que demonstrou maior coesão dos cardumes e maiores período e amplitude de reação, o que é coerente com seu status de espécie endêmica e ameaçada.
id SBZ-3_10615fad582df4e3ff51ca1ebdbd2dba
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-81752007000400038
network_acronym_str SBZ-3
network_name_str Revista Brasileira de Zoologia (Online)
repository_id_str
spelling Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)Comportamentoecologiaintensidade do alarmemetodologiapeixesschreckreaktionÉ proposta uma nova metodologia para o estudo das reações de alarme em peixes, utilizada aqui no estudo da "Schreckreaktion" de Mimagoniates lateralis (Nichols, 1913) e Mimagoniates microlepis (Steindachner, 1876), cujos resultados foram contextualizados à ecologia das espécies. O método baseia-se na interpretação cartesiana do comportamento, em que três baterias experimentais distintas são analisadas de forma segmentada nos eixos horizontal e vertical. Os dados foram analisados por estatística não-paramétrica e pela análise de dados longitudinais, a qual permite a interpretação gráfica de séries temporais, e integrados com os estados de agregação dos cardumes pelo uso de índices. A análise conjugada de todos os fatores permitiu uma mensuração menos subjetiva da intensidade de reação. Os resultados para o eixo horizontal não foram conclusivos e os do eixo vertical demonstraram significativas diferenças comportamentais entre baterias e espécies. Mimagoniates lateralis (Nichols, 1913) apresentou indivíduos mais estressados e agregados, com cardumes mais ao fundo, enquanto M. microlepis aparentou maior adaptabilidade às condições experimentais. Ambas as espécies demonstraram reação de alarme nítida, sendo que M. lateralis a apresentou cerca de três vezes mais intensa, em que demonstrou maior coesão dos cardumes e maiores período e amplitude de reação, o que é coerente com seu status de espécie endêmica e ameaçada.Sociedade Brasileira de Zoologia2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752007000400038Revista Brasileira de Zoologia v.24 n.4 2007reponame:Revista Brasileira de Zoologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S0101-81752007000400038info:eu-repo/semantics/openAccessDuboc,Luiz Fernandopor2008-02-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81752007000400038Revistahttp://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/zooONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbz@bio.ufpr.br1806-969X0101-8175opendoar:2008-02-11T00:00Revista Brasileira de Zoologia (Online) - Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)
title Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)
spellingShingle Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)
Duboc,Luiz Fernando
Comportamento
ecologia
intensidade do alarme
metodologia
peixes
schreckreaktion
title_short Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)
title_full Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)
title_fullStr Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)
title_full_unstemmed Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)
title_sort Análise comparativa e aspectos ecológicos da reação de alarme em duas espécies de Mimagoniates (Ostariophysi, Characidae, Glandulocaudinae)
author Duboc,Luiz Fernando
author_facet Duboc,Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duboc,Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
ecologia
intensidade do alarme
metodologia
peixes
schreckreaktion
topic Comportamento
ecologia
intensidade do alarme
metodologia
peixes
schreckreaktion
description É proposta uma nova metodologia para o estudo das reações de alarme em peixes, utilizada aqui no estudo da "Schreckreaktion" de Mimagoniates lateralis (Nichols, 1913) e Mimagoniates microlepis (Steindachner, 1876), cujos resultados foram contextualizados à ecologia das espécies. O método baseia-se na interpretação cartesiana do comportamento, em que três baterias experimentais distintas são analisadas de forma segmentada nos eixos horizontal e vertical. Os dados foram analisados por estatística não-paramétrica e pela análise de dados longitudinais, a qual permite a interpretação gráfica de séries temporais, e integrados com os estados de agregação dos cardumes pelo uso de índices. A análise conjugada de todos os fatores permitiu uma mensuração menos subjetiva da intensidade de reação. Os resultados para o eixo horizontal não foram conclusivos e os do eixo vertical demonstraram significativas diferenças comportamentais entre baterias e espécies. Mimagoniates lateralis (Nichols, 1913) apresentou indivíduos mais estressados e agregados, com cardumes mais ao fundo, enquanto M. microlepis aparentou maior adaptabilidade às condições experimentais. Ambas as espécies demonstraram reação de alarme nítida, sendo que M. lateralis a apresentou cerca de três vezes mais intensa, em que demonstrou maior coesão dos cardumes e maiores período e amplitude de reação, o que é coerente com seu status de espécie endêmica e ameaçada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752007000400038
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752007000400038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-81752007000400038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zoologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zoologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zoologia v.24 n.4 2007
reponame:Revista Brasileira de Zoologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zoologia (Online)
collection Revista Brasileira de Zoologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zoologia (Online) - Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||sbz@bio.ufpr.br
_version_ 1754820986949074944