Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1151 |
Resumo: | O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG. |
id |
SCAR_07be4950b70b5fd5f9ac8b38825e902b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/1151 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Mirian ClavicoFaria, Leandro Innocentini Lopes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B964053http://lattes.cnpq.br/17881460394216572016-06-02T19:16:43Z2015-05-262016-06-02T19:16:43Z2015-02-19https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1151application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSUFSCarBRBibliometriaIndicadores científicosVisualização de informaçãoBrasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel SuperiorPós-graduaçãoCiências econômicasOUTROSVisualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6802.pdfapplication/pdf5250309https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/1151/1/6802.pdf12c8d433d07ffacec142d49591150462MD51TEXT6802.pdf.txt6802.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/1151/2/6802.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6802.pdf.jpg6802.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6016https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/1151/3/6802.pdf.jpg1b57f20a0c309260aaa31f6dd7f93c71MD53ufscar/11512019-09-11 04:06:29.719oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/1151Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222019-09-11T04:06:29Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
spellingShingle |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia Alves, Mirian Clavico Bibliometria Indicadores científicos Visualização de informação Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior Pós-graduação Ciências econômicas OUTROS |
title_short |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title_full |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title_fullStr |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title_full_unstemmed |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
title_sort |
Visualização de informação para simplificar o entendimento de indicadores sobre avaliação da ciência e tecnologia |
author |
Alves, Mirian Clavico |
author_facet |
Alves, Mirian Clavico |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1788146039421657 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mirian Clavico |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Leandro Innocentini Lopes de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B964053 |
contributor_str_mv |
Faria, Leandro Innocentini Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliometria Indicadores científicos Visualização de informação Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior Pós-graduação Ciências econômicas |
topic |
Bibliometria Indicadores científicos Visualização de informação Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior Pós-graduação Ciências econômicas OUTROS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
OUTROS |
description |
O crescimento da atividade científica e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a divulgação do conhecimento contribuíram para a geração de diversos indicadores, hoje em dia muito utilizados como instrumentos de avaliação da ciência. Atrelado a isso, o Brasil estabeleceu uma infraestrutura própria para avaliar a atividade científica do país e, mais especificamente, da Pós-Graduação, liderada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), que faz uso de indicadores no seu processo de avaliação, disponíveis para acesso público. Visando facilitar a compreensão dos indicadores científicos, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar e analisar um conjunto de indicadores científicos, com base na área da visualização de informação. Como método de pesquisa foi utilizado o estudo de caso e a unidade caso foram os nove PPG da área de Economia avaliados pelo Sistema de Avaliação da Capes no triênio de 2013. Os resultados alcançados foram dois conjuntos de indicadores: 1) caracterização da área de economia e; 2) dimensões do Sistema de Avaliação da Capes. Com base no referencial teórico e na discussão dos resultados alcançados, conclui-se que é viável fazer uso dos conceitos da área de visualização de informação para facilitar a compreensão das dinâmicas da ciência, em especial sobre a atuação dos Programas de Pós- Graduação, por intermédio da elaboração de indicadores a partir dos dados e informações disponibilizados pelo Sistema de Avaliação da Capes, auxiliando os tomadores de decisão a respeito da implementação de políticas públicas e na gestão dos PPG. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-05-26 2016-06-02T19:16:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:16:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1151 |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/1151/1/6802.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/1151/2/6802.pdf.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/1151/3/6802.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12c8d433d07ffacec142d49591150462 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 1b57f20a0c309260aaa31f6dd7f93c71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777472021235499008 |