Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6691 |
Resumo: | The selectivity concerning the access of indigenous students to Brazilian higher education have been due to the practices formed racially and the understanding of the political strategy of the education for the recognition of the otherness has appeased the definition of public policies of Affirmative Actions (AA) for groups historically considered subaltern. Affirmative action is often conceptualized as strategic mechanism when both racial tension and socio-economic inequality exist in order to counter the effects of a colonial history of discrimination and disadvantaging that has left huge silences and deformations in the historical narratives about indigenous people and their knowledge, philosophies, bodies and cultures. Therefore, we also can think about affirmative action in its epistemological dimension. A post-colonial reading of affirmative action policies in Brazilian universities focused on indigenous people provided the basis for our analysis. We argue that AA policies have a potential force to produce epistemological disruptions in university contexts. The goal of this research is both to analyze and to describe sociologically the experiences of indigenous students from different ethnic groups in the context of Affirmative Action Policies Program at Federal University of São Carlos. This study ends presenting discussions on how we can epistemologically rethink AA policies in Brazilian universities, especially regarding to indigenous people. |
id |
SCAR_1fd65a2ef8c3cdd425059a8746880054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6691 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Mattioli, Érica Aparecida KawakamiSilvério, Valter Robertohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5http://lattes.cnpq.br/32159175728060882016-06-02T20:38:29Z2015-02-092016-06-02T20:38:29Z2014-10-01MATTIOLI, Érica Aparecida Kawakami. Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6691The selectivity concerning the access of indigenous students to Brazilian higher education have been due to the practices formed racially and the understanding of the political strategy of the education for the recognition of the otherness has appeased the definition of public policies of Affirmative Actions (AA) for groups historically considered subaltern. Affirmative action is often conceptualized as strategic mechanism when both racial tension and socio-economic inequality exist in order to counter the effects of a colonial history of discrimination and disadvantaging that has left huge silences and deformations in the historical narratives about indigenous people and their knowledge, philosophies, bodies and cultures. Therefore, we also can think about affirmative action in its epistemological dimension. A post-colonial reading of affirmative action policies in Brazilian universities focused on indigenous people provided the basis for our analysis. We argue that AA policies have a potential force to produce epistemological disruptions in university contexts. The goal of this research is both to analyze and to describe sociologically the experiences of indigenous students from different ethnic groups in the context of Affirmative Action Policies Program at Federal University of São Carlos. This study ends presenting discussions on how we can epistemologically rethink AA policies in Brazilian universities, especially regarding to indigenous people.O presente trabalho debruça-se sobre a política de ação afirmativa para acesso ao ensino superior no Brasil, num cenário em que diferentes argumentos que a justifica se encontram e se tensionam. Numa perspectiva de analítica pós-colonial buscamos discutir a crescente presença dos povos indígenas nas universidades, tendo em vista que o pós-colonial constrói sua crítica ao modo como o conhecimento científico tem sido produzido e posto em circulação. Observamos que, no geral, as universidades públicas brasileiras operam em função de concepções e representações forjadas nas relações coloniais, de modo que em seus espaços, formas de produção, validação, aplicação e circulação de conhecimentos ainda são definidas a partir de uma matriz epistemológica ocidental, eurocentrada, racializada. Ao considerar o racismo inscrito nas matrizes das ciências e o fato de que houve e há hierarquização dos conhecimentos, a crítica póscolonial leva a cabo o exercício epistemológico de desfamiliarização das experiências antes racializadas e de desconstrução do vocabulário colonial a partir do qual elas têm sido nomeadas, conhecidas e inscritas nos imaginários. Nesse sentido, temos nos perguntado se as presenças indígenas podem provocar algum tipo de deslocamento (epistemológico, metodológico, cultural, político) no contexto da universidade. Mais especificamente, as presenças indígenas nas universidades podem constituir-se em possibilidade de deslocar o espaço-tempo dos signos, deslocar os contextos de significação? Podem constituir-se como possibilidade de produção de novos sentidos e de novos arranjos das diferenças? Tendem a provocar mudanças na própria institucionalização dos programas de ação afirmativa das universidades? A experiência em curso na Universidade Federal de São Carlos nos tem permitido conceber a política de ação afirmativa como estratégia que pode possibilitar deslocamentos nas representações acerca da diferença e, em alguma medida, levar a desarranjos epistemológicos.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSUFSCarBRSociologiaAções afirmativasPovos indígenasEnsino superiorEstudos pós-coloniaisAffirmative actionIndigenous people at universitiesPostcolonial studiesGeopolitic of knowledgeCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAPovos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6495.pdfapplication/pdf1599825https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/1/6495.pdf46334cc19f4f978d579fcb0db20a2867MD51TEXT6495.pdf.txt6495.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/4/6495.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54THUMBNAIL6495.pdf.jpg6495.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5854https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/5/6495.pdf.jpg46498a8eefbad265d837269ffbc7dc29MD55ufscar/66912020-03-23 19:55:46.969oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6691Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222020-03-23T19:55:46Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento |
title |
Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento |
spellingShingle |
Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento Mattioli, Érica Aparecida Kawakami Sociologia Ações afirmativas Povos indígenas Ensino superior Estudos pós-coloniais Affirmative action Indigenous people at universities Postcolonial studies Geopolitic of knowledge CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento |
title_full |
Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento |
title_fullStr |
Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento |
title_sort |
Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento |
author |
Mattioli, Érica Aparecida Kawakami |
author_facet |
Mattioli, Érica Aparecida Kawakami |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3215917572806088 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattioli, Érica Aparecida Kawakami |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silvério, Valter Roberto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5 |
contributor_str_mv |
Silvério, Valter Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Ações afirmativas Povos indígenas Ensino superior Estudos pós-coloniais |
topic |
Sociologia Ações afirmativas Povos indígenas Ensino superior Estudos pós-coloniais Affirmative action Indigenous people at universities Postcolonial studies Geopolitic of knowledge CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affirmative action Indigenous people at universities Postcolonial studies Geopolitic of knowledge |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
The selectivity concerning the access of indigenous students to Brazilian higher education have been due to the practices formed racially and the understanding of the political strategy of the education for the recognition of the otherness has appeased the definition of public policies of Affirmative Actions (AA) for groups historically considered subaltern. Affirmative action is often conceptualized as strategic mechanism when both racial tension and socio-economic inequality exist in order to counter the effects of a colonial history of discrimination and disadvantaging that has left huge silences and deformations in the historical narratives about indigenous people and their knowledge, philosophies, bodies and cultures. Therefore, we also can think about affirmative action in its epistemological dimension. A post-colonial reading of affirmative action policies in Brazilian universities focused on indigenous people provided the basis for our analysis. We argue that AA policies have a potential force to produce epistemological disruptions in university contexts. The goal of this research is both to analyze and to describe sociologically the experiences of indigenous students from different ethnic groups in the context of Affirmative Action Policies Program at Federal University of São Carlos. This study ends presenting discussions on how we can epistemologically rethink AA policies in Brazilian universities, especially regarding to indigenous people. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-02-09 2016-06-02T20:38:29Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:38:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATTIOLI, Érica Aparecida Kawakami. Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6691 |
identifier_str_mv |
MATTIOLI, Érica Aparecida Kawakami. Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/1/6495.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/4/6495.pdf.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/5/6495.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46334cc19f4f978d579fcb0db20a2867 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 46498a8eefbad265d837269ffbc7dc29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777472062767497216 |