Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattioli, Érica Aparecida Kawakami
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6691
Resumo: The selectivity concerning the access of indigenous students to Brazilian higher education have been due to the practices formed racially and the understanding of the political strategy of the education for the recognition of the otherness has appeased the definition of public policies of Affirmative Actions (AA) for groups historically considered subaltern. Affirmative action is often conceptualized as strategic mechanism when both racial tension and socio-economic inequality exist in order to counter the effects of a colonial history of discrimination and disadvantaging that has left huge silences and deformations in the historical narratives about indigenous people and their knowledge, philosophies, bodies and cultures. Therefore, we also can think about affirmative action in its epistemological dimension. A post-colonial reading of affirmative action policies in Brazilian universities focused on indigenous people provided the basis for our analysis. We argue that AA policies have a potential force to produce epistemological disruptions in university contexts. The goal of this research is both to analyze and to describe sociologically the experiences of indigenous students from different ethnic groups in the context of Affirmative Action Policies Program at Federal University of São Carlos. This study ends presenting discussions on how we can epistemologically rethink AA policies in Brazilian universities, especially regarding to indigenous people.
id SCAR_1fd65a2ef8c3cdd425059a8746880054
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6691
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Mattioli, Érica Aparecida KawakamiSilvério, Valter Robertohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5http://lattes.cnpq.br/32159175728060882016-06-02T20:38:29Z2015-02-092016-06-02T20:38:29Z2014-10-01MATTIOLI, Érica Aparecida Kawakami. Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6691The selectivity concerning the access of indigenous students to Brazilian higher education have been due to the practices formed racially and the understanding of the political strategy of the education for the recognition of the otherness has appeased the definition of public policies of Affirmative Actions (AA) for groups historically considered subaltern. Affirmative action is often conceptualized as strategic mechanism when both racial tension and socio-economic inequality exist in order to counter the effects of a colonial history of discrimination and disadvantaging that has left huge silences and deformations in the historical narratives about indigenous people and their knowledge, philosophies, bodies and cultures. Therefore, we also can think about affirmative action in its epistemological dimension. A post-colonial reading of affirmative action policies in Brazilian universities focused on indigenous people provided the basis for our analysis. We argue that AA policies have a potential force to produce epistemological disruptions in university contexts. The goal of this research is both to analyze and to describe sociologically the experiences of indigenous students from different ethnic groups in the context of Affirmative Action Policies Program at Federal University of São Carlos. This study ends presenting discussions on how we can epistemologically rethink AA policies in Brazilian universities, especially regarding to indigenous people.O presente trabalho debruça-se sobre a política de ação afirmativa para acesso ao ensino superior no Brasil, num cenário em que diferentes argumentos que a justifica se encontram e se tensionam. Numa perspectiva de analítica pós-colonial buscamos discutir a crescente presença dos povos indígenas nas universidades, tendo em vista que o pós-colonial constrói sua crítica ao modo como o conhecimento científico tem sido produzido e posto em circulação. Observamos que, no geral, as universidades públicas brasileiras operam em função de concepções e representações forjadas nas relações coloniais, de modo que em seus espaços, formas de produção, validação, aplicação e circulação de conhecimentos ainda são definidas a partir de uma matriz epistemológica ocidental, eurocentrada, racializada. Ao considerar o racismo inscrito nas matrizes das ciências e o fato de que houve e há hierarquização dos conhecimentos, a crítica póscolonial leva a cabo o exercício epistemológico de desfamiliarização das experiências antes racializadas e de desconstrução do vocabulário colonial a partir do qual elas têm sido nomeadas, conhecidas e inscritas nos imaginários. Nesse sentido, temos nos perguntado se as presenças indígenas podem provocar algum tipo de deslocamento (epistemológico, metodológico, cultural, político) no contexto da universidade. Mais especificamente, as presenças indígenas nas universidades podem constituir-se em possibilidade de deslocar o espaço-tempo dos signos, deslocar os contextos de significação? Podem constituir-se como possibilidade de produção de novos sentidos e de novos arranjos das diferenças? Tendem a provocar mudanças na própria institucionalização dos programas de ação afirmativa das universidades? A experiência em curso na Universidade Federal de São Carlos nos tem permitido conceber a política de ação afirmativa como estratégia que pode possibilitar deslocamentos nas representações acerca da diferença e, em alguma medida, levar a desarranjos epistemológicos.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSUFSCarBRSociologiaAções afirmativasPovos indígenasEnsino superiorEstudos pós-coloniaisAffirmative actionIndigenous people at universitiesPostcolonial studiesGeopolitic of knowledgeCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAPovos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6495.pdfapplication/pdf1599825https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/1/6495.pdf46334cc19f4f978d579fcb0db20a2867MD51TEXT6495.pdf.txt6495.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/4/6495.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54THUMBNAIL6495.pdf.jpg6495.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5854https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/5/6495.pdf.jpg46498a8eefbad265d837269ffbc7dc29MD55ufscar/66912020-03-23 19:55:46.969oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6691Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222020-03-23T19:55:46Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
title Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
spellingShingle Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
Mattioli, Érica Aparecida Kawakami
Sociologia
Ações afirmativas
Povos indígenas
Ensino superior
Estudos pós-coloniais
Affirmative action
Indigenous people at universities
Postcolonial studies
Geopolitic of knowledge
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
title_full Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
title_fullStr Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
title_full_unstemmed Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
title_sort Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
author Mattioli, Érica Aparecida Kawakami
author_facet Mattioli, Érica Aparecida Kawakami
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3215917572806088
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattioli, Érica Aparecida Kawakami
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5
contributor_str_mv Silvério, Valter Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Ações afirmativas
Povos indígenas
Ensino superior
Estudos pós-coloniais
topic Sociologia
Ações afirmativas
Povos indígenas
Ensino superior
Estudos pós-coloniais
Affirmative action
Indigenous people at universities
Postcolonial studies
Geopolitic of knowledge
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative action
Indigenous people at universities
Postcolonial studies
Geopolitic of knowledge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description The selectivity concerning the access of indigenous students to Brazilian higher education have been due to the practices formed racially and the understanding of the political strategy of the education for the recognition of the otherness has appeased the definition of public policies of Affirmative Actions (AA) for groups historically considered subaltern. Affirmative action is often conceptualized as strategic mechanism when both racial tension and socio-economic inequality exist in order to counter the effects of a colonial history of discrimination and disadvantaging that has left huge silences and deformations in the historical narratives about indigenous people and their knowledge, philosophies, bodies and cultures. Therefore, we also can think about affirmative action in its epistemological dimension. A post-colonial reading of affirmative action policies in Brazilian universities focused on indigenous people provided the basis for our analysis. We argue that AA policies have a potential force to produce epistemological disruptions in university contexts. The goal of this research is both to analyze and to describe sociologically the experiences of indigenous students from different ethnic groups in the context of Affirmative Action Policies Program at Federal University of São Carlos. This study ends presenting discussions on how we can epistemologically rethink AA policies in Brazilian universities, especially regarding to indigenous people.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-01
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-09
2016-06-02T20:38:29Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:38:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATTIOLI, Érica Aparecida Kawakami. Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6691
identifier_str_mv MATTIOLI, Érica Aparecida Kawakami. Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/1/6495.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/4/6495.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6691/5/6495.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46334cc19f4f978d579fcb0db20a2867
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
46498a8eefbad265d837269ffbc7dc29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777472062767497216