Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, José Eduardo dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sarvo, Denilson de Oliveira, Amaral, Roniberto Morato do, Faria, Leandro Innocentini Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735
https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/abstract/?lang=pt
Resumo: Os estudos métricos sobre a internacionalização, em especial os indicadores de coautoria, apresentam desafios quanto à coleta, representatividade e confiabilidade de dados voltados à mensuração dos impactos da mobilidade internacional. Visando contribuir para a compreensão das iniciativas de colaboração científica, o objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre a formação docente no exterior, representada pela realização de curso de doutorado e estágio de pós-doutorado, e a colaboração internacional, identificada pelas coautorias internacionais presentes na produção científica institucional. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório, e a unidade-caso, a Universidade Federal de São Carlos. A Plataforma Lattes e a Web of Science foram utilizadas como fontes de informação, e a amostra analisada compreendeu 12.787 artigos científicos e 1.915 Currículos Lattes. Verificou-se que 1.850 docentes possuem formação de doutorado ou pós-doutorado (96,6%) e, destes, 632 se formaram no exterior (33,1%). Com relação a produção científica, dos 12.787 artigos, 3.487 foram publicados em coautoria internacional (27,3%). A partir da produção científica em coautoria internacional foram analisados indicadores sobre os grupos de docentes, com e sem formação no exterior. Entre os indicadores elaborados, foi identificado um número de 8,43 artigos por docente, para o grupo com formação no exterior, enquanto no grupo sem formação no exterior foi apresentado um número de 4,26 artigos por docente. Os resultados obtidos demonstram que há uma relação positiva entre a formação docente de doutorado ou pós-doutorado no exterior com as coautorias internacionais, contribuindo para a internacionalização institucional.
id SCAR_9fa550d94742ec3827f053072eab7ee4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16735
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Reis, José Eduardo dosSarvo, Denilson de OliveiraAmaral, Roniberto Morato doFaria, Leandro Innocentini Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/3806982041285431Campinas2022-09-29T17:20:35Z2022-09-29T17:20:35Z2021-12-07https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061REIS, José Eduardo dos; SARVO, Denilson de Oliveira; AMARAL, Roniberto Morato do; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science. Transinformação, Campinas, v. 33, n. e200061, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735.2318-0889https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/abstract/?lang=ptOs estudos métricos sobre a internacionalização, em especial os indicadores de coautoria, apresentam desafios quanto à coleta, representatividade e confiabilidade de dados voltados à mensuração dos impactos da mobilidade internacional. Visando contribuir para a compreensão das iniciativas de colaboração científica, o objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre a formação docente no exterior, representada pela realização de curso de doutorado e estágio de pós-doutorado, e a colaboração internacional, identificada pelas coautorias internacionais presentes na produção científica institucional. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório, e a unidade-caso, a Universidade Federal de São Carlos. A Plataforma Lattes e a Web of Science foram utilizadas como fontes de informação, e a amostra analisada compreendeu 12.787 artigos científicos e 1.915 Currículos Lattes. Verificou-se que 1.850 docentes possuem formação de doutorado ou pós-doutorado (96,6%) e, destes, 632 se formaram no exterior (33,1%). Com relação a produção científica, dos 12.787 artigos, 3.487 foram publicados em coautoria internacional (27,3%). A partir da produção científica em coautoria internacional foram analisados indicadores sobre os grupos de docentes, com e sem formação no exterior. Entre os indicadores elaborados, foi identificado um número de 8,43 artigos por docente, para o grupo com formação no exterior, enquanto no grupo sem formação no exterior foi apresentado um número de 4,26 artigos por docente. Os resultados obtidos demonstram que há uma relação positiva entre a formação docente de doutorado ou pós-doutorado no exterior com as coautorias internacionais, contribuindo para a internacionalização institucional.Não recebi financiamento1-18porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHTransinformaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise da produção científicaBibliometriaInternacionalizaçãoPós-graduaçãoColaboração científicaCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOImpacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of ScienceImpact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientifics production indexed in the Web of Scienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article33e200061reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdfREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdfArtigo principalapplication/pdf316080https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/1/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdfd96711407f4bda640b9fab401d4ff0bbMD51TEXTREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdf.txtREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdf.txtExtracted texttext/plain63676https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/3/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf.txt8620467d8146faa4070ebdfee921daf2MD53THUMBNAILREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdf.jpgREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg19560https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/4/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf.jpg80655bf87e844d8d8faa5daad69ea98fMD54ufscar/167352022-09-30 03:42:52.189oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16735Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222022-09-30T03:42:52Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Impact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientifics production indexed in the Web of Science
title Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
spellingShingle Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
Reis, José Eduardo dos
Análise da produção científica
Bibliometria
Internacionalização
Pós-graduação
Colaboração científica
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
title_short Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
title_full Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
title_fullStr Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
title_full_unstemmed Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
title_sort Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
author Reis, José Eduardo dos
author_facet Reis, José Eduardo dos
Sarvo, Denilson de Oliveira
Amaral, Roniberto Morato do
Faria, Leandro Innocentini Lopes de
author_role author
author2 Sarvo, Denilson de Oliveira
Amaral, Roniberto Morato do
Faria, Leandro Innocentini Lopes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3806982041285431
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, José Eduardo dos
Sarvo, Denilson de Oliveira
Amaral, Roniberto Morato do
Faria, Leandro Innocentini Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise da produção científica
Bibliometria
Internacionalização
Pós-graduação
Colaboração científica
topic Análise da produção científica
Bibliometria
Internacionalização
Pós-graduação
Colaboração científica
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
description Os estudos métricos sobre a internacionalização, em especial os indicadores de coautoria, apresentam desafios quanto à coleta, representatividade e confiabilidade de dados voltados à mensuração dos impactos da mobilidade internacional. Visando contribuir para a compreensão das iniciativas de colaboração científica, o objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre a formação docente no exterior, representada pela realização de curso de doutorado e estágio de pós-doutorado, e a colaboração internacional, identificada pelas coautorias internacionais presentes na produção científica institucional. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório, e a unidade-caso, a Universidade Federal de São Carlos. A Plataforma Lattes e a Web of Science foram utilizadas como fontes de informação, e a amostra analisada compreendeu 12.787 artigos científicos e 1.915 Currículos Lattes. Verificou-se que 1.850 docentes possuem formação de doutorado ou pós-doutorado (96,6%) e, destes, 632 se formaram no exterior (33,1%). Com relação a produção científica, dos 12.787 artigos, 3.487 foram publicados em coautoria internacional (27,3%). A partir da produção científica em coautoria internacional foram analisados indicadores sobre os grupos de docentes, com e sem formação no exterior. Entre os indicadores elaborados, foi identificado um número de 8,43 artigos por docente, para o grupo com formação no exterior, enquanto no grupo sem formação no exterior foi apresentado um número de 4,26 artigos por docente. Os resultados obtidos demonstram que há uma relação positiva entre a formação docente de doutorado ou pós-doutorado no exterior com as coautorias internacionais, contribuindo para a internacionalização institucional.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-29T17:20:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-29T17:20:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, José Eduardo dos; SARVO, Denilson de Oliveira; AMARAL, Roniberto Morato do; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science. Transinformação, Campinas, v. 33, n. e200061, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 2318-0889
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/abstract/?lang=pt
url https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735
https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/abstract/?lang=pt
identifier_str_mv REIS, José Eduardo dos; SARVO, Denilson de Oliveira; AMARAL, Roniberto Morato do; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science. Transinformação, Campinas, v. 33, n. e200061, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735.
2318-0889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Transinformação
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-18
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Campinas
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/1/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/3/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/4/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d96711407f4bda640b9fab401d4ff0bb
8620467d8146faa4070ebdfee921daf2
80655bf87e844d8d8faa5daad69ea98f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777472156487122944