Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735 https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/abstract/?lang=pt |
Resumo: | Os estudos métricos sobre a internacionalização, em especial os indicadores de coautoria, apresentam desafios quanto à coleta, representatividade e confiabilidade de dados voltados à mensuração dos impactos da mobilidade internacional. Visando contribuir para a compreensão das iniciativas de colaboração científica, o objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre a formação docente no exterior, representada pela realização de curso de doutorado e estágio de pós-doutorado, e a colaboração internacional, identificada pelas coautorias internacionais presentes na produção científica institucional. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório, e a unidade-caso, a Universidade Federal de São Carlos. A Plataforma Lattes e a Web of Science foram utilizadas como fontes de informação, e a amostra analisada compreendeu 12.787 artigos científicos e 1.915 Currículos Lattes. Verificou-se que 1.850 docentes possuem formação de doutorado ou pós-doutorado (96,6%) e, destes, 632 se formaram no exterior (33,1%). Com relação a produção científica, dos 12.787 artigos, 3.487 foram publicados em coautoria internacional (27,3%). A partir da produção científica em coautoria internacional foram analisados indicadores sobre os grupos de docentes, com e sem formação no exterior. Entre os indicadores elaborados, foi identificado um número de 8,43 artigos por docente, para o grupo com formação no exterior, enquanto no grupo sem formação no exterior foi apresentado um número de 4,26 artigos por docente. Os resultados obtidos demonstram que há uma relação positiva entre a formação docente de doutorado ou pós-doutorado no exterior com as coautorias internacionais, contribuindo para a internacionalização institucional. |
id |
SCAR_9fa550d94742ec3827f053072eab7ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16735 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, José Eduardo dosSarvo, Denilson de OliveiraAmaral, Roniberto Morato doFaria, Leandro Innocentini Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/3806982041285431Campinas2022-09-29T17:20:35Z2022-09-29T17:20:35Z2021-12-07https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061REIS, José Eduardo dos; SARVO, Denilson de Oliveira; AMARAL, Roniberto Morato do; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science. Transinformação, Campinas, v. 33, n. e200061, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735.2318-0889https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/abstract/?lang=ptOs estudos métricos sobre a internacionalização, em especial os indicadores de coautoria, apresentam desafios quanto à coleta, representatividade e confiabilidade de dados voltados à mensuração dos impactos da mobilidade internacional. Visando contribuir para a compreensão das iniciativas de colaboração científica, o objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre a formação docente no exterior, representada pela realização de curso de doutorado e estágio de pós-doutorado, e a colaboração internacional, identificada pelas coautorias internacionais presentes na produção científica institucional. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório, e a unidade-caso, a Universidade Federal de São Carlos. A Plataforma Lattes e a Web of Science foram utilizadas como fontes de informação, e a amostra analisada compreendeu 12.787 artigos científicos e 1.915 Currículos Lattes. Verificou-se que 1.850 docentes possuem formação de doutorado ou pós-doutorado (96,6%) e, destes, 632 se formaram no exterior (33,1%). Com relação a produção científica, dos 12.787 artigos, 3.487 foram publicados em coautoria internacional (27,3%). A partir da produção científica em coautoria internacional foram analisados indicadores sobre os grupos de docentes, com e sem formação no exterior. Entre os indicadores elaborados, foi identificado um número de 8,43 artigos por docente, para o grupo com formação no exterior, enquanto no grupo sem formação no exterior foi apresentado um número de 4,26 artigos por docente. Os resultados obtidos demonstram que há uma relação positiva entre a formação docente de doutorado ou pós-doutorado no exterior com as coautorias internacionais, contribuindo para a internacionalização institucional.Não recebi financiamento1-18porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHTransinformaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise da produção científicaBibliometriaInternacionalizaçãoPós-graduaçãoColaboração científicaCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOImpacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of ScienceImpact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientifics production indexed in the Web of Scienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article33e200061reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdfREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdfArtigo principalapplication/pdf316080https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/1/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdfd96711407f4bda640b9fab401d4ff0bbMD51TEXTREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdf.txtREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdf.txtExtracted texttext/plain63676https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/3/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf.txt8620467d8146faa4070ebdfee921daf2MD53THUMBNAILREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdf.jpgREIS,J.E. et al. Artigo Revista Transinformação. 2021.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg19560https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/4/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf.jpg80655bf87e844d8d8faa5daad69ea98fMD54ufscar/167352022-09-30 03:42:52.189oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16735Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222022-09-30T03:42:52Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Impact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientifics production indexed in the Web of Science |
title |
Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science |
spellingShingle |
Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science Reis, José Eduardo dos Análise da produção científica Bibliometria Internacionalização Pós-graduação Colaboração científica CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
title_short |
Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science |
title_full |
Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science |
title_fullStr |
Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science |
title_full_unstemmed |
Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science |
title_sort |
Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science |
author |
Reis, José Eduardo dos |
author_facet |
Reis, José Eduardo dos Sarvo, Denilson de Oliveira Amaral, Roniberto Morato do Faria, Leandro Innocentini Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Sarvo, Denilson de Oliveira Amaral, Roniberto Morato do Faria, Leandro Innocentini Lopes de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3806982041285431 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, José Eduardo dos Sarvo, Denilson de Oliveira Amaral, Roniberto Morato do Faria, Leandro Innocentini Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise da produção científica Bibliometria Internacionalização Pós-graduação Colaboração científica |
topic |
Análise da produção científica Bibliometria Internacionalização Pós-graduação Colaboração científica CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
description |
Os estudos métricos sobre a internacionalização, em especial os indicadores de coautoria, apresentam desafios quanto à coleta, representatividade e confiabilidade de dados voltados à mensuração dos impactos da mobilidade internacional. Visando contribuir para a compreensão das iniciativas de colaboração científica, o objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre a formação docente no exterior, representada pela realização de curso de doutorado e estágio de pós-doutorado, e a colaboração internacional, identificada pelas coautorias internacionais presentes na produção científica institucional. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório, e a unidade-caso, a Universidade Federal de São Carlos. A Plataforma Lattes e a Web of Science foram utilizadas como fontes de informação, e a amostra analisada compreendeu 12.787 artigos científicos e 1.915 Currículos Lattes. Verificou-se que 1.850 docentes possuem formação de doutorado ou pós-doutorado (96,6%) e, destes, 632 se formaram no exterior (33,1%). Com relação a produção científica, dos 12.787 artigos, 3.487 foram publicados em coautoria internacional (27,3%). A partir da produção científica em coautoria internacional foram analisados indicadores sobre os grupos de docentes, com e sem formação no exterior. Entre os indicadores elaborados, foi identificado um número de 8,43 artigos por docente, para o grupo com formação no exterior, enquanto no grupo sem formação no exterior foi apresentado um número de 4,26 artigos por docente. Os resultados obtidos demonstram que há uma relação positiva entre a formação docente de doutorado ou pós-doutorado no exterior com as coautorias internacionais, contribuindo para a internacionalização institucional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-29T17:20:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-29T17:20:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.por.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REIS, José Eduardo dos; SARVO, Denilson de Oliveira; AMARAL, Roniberto Morato do; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science. Transinformação, Campinas, v. 33, n. e200061, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735 |
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv |
2318-0889 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/abstract/?lang=pt |
url |
https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735 https://www.scielo.br/j/tinf/a/ZDdpxb3FyYZJVCvf8n8kSSh/abstract/?lang=pt |
identifier_str_mv |
REIS, José Eduardo dos; SARVO, Denilson de Oliveira; AMARAL, Roniberto Morato do; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science. Transinformação, Campinas, v. 33, n. e200061, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16735. 2318-0889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Transinformação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-18 |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
Campinas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/1/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/3/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16735/4/REIS%2cJ.E.%20et%20al.%20Artigo%20Revista%20Transinforma%c3%a7%c3%a3o.%202021.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 d96711407f4bda640b9fab401d4ff0bb 8620467d8146faa4070ebdfee921daf2 80655bf87e844d8d8faa5daad69ea98f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777472156487122944 |