A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veltrone, Aline Aparecida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2990
Resumo: Universidade Federal de Minas Gerais
id SCAR_d82c9b956154529ada94229981d2a4dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2990
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Veltrone, Aline AparecidaMendes, Enicéia Gonçalveshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4768474Z8http://lattes.cnpq.br/17224573891498061fd00922-1c70-49d4-8496-4c79e134d9592016-06-02T19:46:01Z2008-07-102016-06-02T19:46:01Z2008-02-29VELTRONE, Aline Aparecida. A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2990Universidade Federal de Minas GeraisTendo em vista a necessidade de se avaliar e monitorar as práticas advindas da política da inclusão escolar em nosso país, principalmente por meio da opinião e percepção dos principais atores envolvidos neste processo, que são os alunos, este estudo tem por objetivo identificar, descrever e analisar a percepção dos alunos egressos de classe/escola especial para deficientes mentais a respeito da atual matrícula na classe comum, das interações sociais na escola, dos relacionamentos com a aprendizagem do conteúdo curricular, das expectativas futuras, comparando a experiência de escolarização em classe comum com outros espaços da Educação Especial por eles vivenciados. O estudo foi desenvolvido na rede municipal de educação de Araraquara-SP. Participaram do estudo dois grupos de alunos de escolas públicas comuns, sendo o primeiro grupo composto por 10 alunos egressos de espaços especializados (classe ou escola especial) para estudantes com deficiência mental e o outro grupo com 10 alunos que eram os respectivos colegas de classe dos alunos com deficiência. O procedimento de coleta de dados envolveu entrevistas com os 20 alunos e demandas de desenhos acompanhados de interrogativas. A análise dos dados para as respostas das entrevistas foi feita a partir da análise de conteúdo, e a análise dos desenhos foi baseada na impressão global e nos aspectos específicos relacionados à situação escolar comentados pelos alunos. Os resultados evidenciaram que as experiências dos alunos em ambientes inclusivos podem envolver tanto impactos positivos quanto negativos. As maiores conquistas, em termos de práticas inclusivas, estão relacionadas ao papel socializador da escola, contudo, não há unanimidade, sendo que alguns alunos relataram experiências de situações excludentes e estigmatizantes na interação com seus pares. Merece também destaque a aprovação dos alunos aos serviços de apoio especializado, que no contexto estudado são ofertados na forma de serviços de itinerância de professores especializados, e também a importância que os alunos egressos dos espaços especializados atribuem à escola no tocante a inserção social futura. A maior dificuldade relatada por eles diz respeito à dificuldade na aprendizagem do conteúdo curricular. Assim a prática de inclusão escolar, compreendida como a escolarização em classe comum de escola regular parece produzir benefícios para a maioria dos alunos, entretanto, tal prática não pode ser vista a priori como algo bom ou ruim, pois se observa que os alunos com deficiência mental vêem tanto aspectos positivos quanto negativos nesta forma de escolarização. Os resultados positivos parecem vinculados a existência de suporte do professor itinerante, e sugerem o aprofundamento de investigações no sentido de identificar quais suportes favorecem a escolarização inclusiva.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBREducação especial - inclusãoDeficiência mentalAuto-advocaciaAuto-realizaçãoPolíticas públicasCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALA inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-13ed1db7c-9efd-477c-babb-fe4fa24cbf3cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL1857.pdfapplication/pdf1806791https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2990/1/1857.pdffe60d09f3837f1f4c41a5d6f43bd24c2MD51THUMBNAIL1857.pdf.jpg1857.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6779https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2990/2/1857.pdf.jpg4a8c369be163633a4237533dda5854d3MD52ufscar/29902023-09-18 18:30:53.558oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2990Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:53Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
title A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
spellingShingle A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
Veltrone, Aline Aparecida
Educação especial - inclusão
Deficiência mental
Auto-advocacia
Auto-realização
Políticas públicas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
title_full A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
title_fullStr A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
title_full_unstemmed A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
title_sort A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
author Veltrone, Aline Aparecida
author_facet Veltrone, Aline Aparecida
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1722457389149806
dc.contributor.author.fl_str_mv Veltrone, Aline Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Enicéia Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4768474Z8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 1fd00922-1c70-49d4-8496-4c79e134d959
contributor_str_mv Mendes, Enicéia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial - inclusão
Deficiência mental
Auto-advocacia
Auto-realização
Políticas públicas
topic Educação especial - inclusão
Deficiência mental
Auto-advocacia
Auto-realização
Políticas públicas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Universidade Federal de Minas Gerais
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-10
2016-06-02T19:46:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:46:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VELTRONE, Aline Aparecida. A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2990
identifier_str_mv VELTRONE, Aline Aparecida. A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 3ed1db7c-9efd-477c-babb-fe4fa24cbf3c
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2990/1/1857.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2990/2/1857.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe60d09f3837f1f4c41a5d6f43bd24c2
4a8c369be163633a4237533dda5854d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136264064892928