THE UNIVERSITY AND THE ACADEMIC PROFESSION IN THE FACE OF THE SOCIO-POLITICAL CRISIS IN CHILE: FEMINISM’S CONTRIBUTION
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | preprint |
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Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2553 |
Resumo: | A crise sociocultural e econômica de outubro de 2019 no Chile, agravada pela pandemia COVID-19, revelou uma série de discriminações e iniquidades sociais no exercício da profissão acadêmica, que afetam mais fortemente as mulheres. O exposto exige repensar modelos alternativos de fazer academia e construir conhecimento, considerando o lugar que ocupam e suas conceituações no espaço universitário, questão que assume especial relevância na excepcional situação constitucional, se se busca resolver os problemas da atualidade. sociedade. Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre a situação das mulheres no ensino superior e as contribuições teóricas do feminismo diante da crise de sentido da academia no contexto neoliberal. Sob uma leitura crítico-reflexiva de fontes secundárias, enquadrada em uma epistemologia feminista, o texto é construído a partir de uma estrutura global de ensaio argumentativo. Conclui-se que são várias as contribuições teórico-práticas dos feminismos com potencial transformador, como ferramentas conceituais que nos permitem compreender e enfrentar a crise da universidade e do neoliberalismo, por isso é urgente promover a plena igualdade de gênero no espaço. |
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THE UNIVERSITY AND THE ACADEMIC PROFESSION IN THE FACE OF THE SOCIO-POLITICAL CRISIS IN CHILE: FEMINISM’S CONTRIBUTIONLA UNIVERSIDAD Y LA PROFESIÓN ACADÉMICA ANTE LA CRISIS SOCIOPOLÍTICA EN CHILE: APORTES DESDE LOS FEMINISMOSLA UNIVERSIDAD Y LA PROFESIÓN ACADÉMICA ANTE LA CRISIS SOCIOPOLÍTICA EN CHILE: APORTES DESDE LOS FEMINISMOSUniversidadeprofissão acadêmicafeminismoneoliberalismoUniversitythe academic professionfeminismneoliberalismUniversidadprofesión académicafeminismoneoliberalismoA crise sociocultural e econômica de outubro de 2019 no Chile, agravada pela pandemia COVID-19, revelou uma série de discriminações e iniquidades sociais no exercício da profissão acadêmica, que afetam mais fortemente as mulheres. O exposto exige repensar modelos alternativos de fazer academia e construir conhecimento, considerando o lugar que ocupam e suas conceituações no espaço universitário, questão que assume especial relevância na excepcional situação constitucional, se se busca resolver os problemas da atualidade. sociedade. Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre a situação das mulheres no ensino superior e as contribuições teóricas do feminismo diante da crise de sentido da academia no contexto neoliberal. Sob uma leitura crítico-reflexiva de fontes secundárias, enquadrada em uma epistemologia feminista, o texto é construído a partir de uma estrutura global de ensaio argumentativo. Conclui-se que são várias as contribuições teórico-práticas dos feminismos com potencial transformador, como ferramentas conceituais que nos permitem compreender e enfrentar a crise da universidade e do neoliberalismo, por isso é urgente promover a plena igualdade de gênero no espaço.La crisis sociocultural y económica de octubre de 2019 en Chile, profundizada por la pandemia del COVID-19, ha develado una serie de discriminaciones e inequidades sociales en el ejercicio de la profesión académica, que afectan con mayor fuerza a las mujeres. Lo anterior, interpela a repensar modelos alternativos de hacer academia y construir conocimiento, considerando la posición que ocupan estas y sus conceptualizaciones en el espacio universitario, cuestión que cobra especial relevancia en la excepcional coyuntura constitucional, si se busca resolver las problemáticas de la sociedad actual. Así, el objetivo de este artículo es reflexionar en torno a la situación de las mujeres en la educación superior y a los aportes teóricos de los feminismos ante la crisis de sentido de la academia en el contexto neoliberal. Bajo una lectura crítica-reflexiva de fuentes secundarias, enmarcada en una epistemología feminista, se construye el texto desde una estructura global de ensayo argumentativo. Se concluye que existen diversos aportes teórico-prácticos de los feminismos con potencial transformador, en tanto herramientas conceptuales que permiten comprender y hacer frente a la crisis de la universidad y del neoliberalismo, por lo que resulta urgente promover una plena igualdad de género en el espacio académico.A crise sociocultural e econômica de outubro de 2019 no Chile, agravada pela pandemia COVID-19, revelou uma série de discriminações e iniquidades sociais no exercício da profissão acadêmica, que afetam mais fortemente as mulheres. O exposto exige repensar modelos alternativos de fazer academia e construir conhecimento, considerando o lugar que ocupam e suas conceituações no espaço universitário, questão que assume especial relevância na excepcional situação constitucional, se se busca resolver os problemas da atualidade. sociedade. Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre a situação das mulheres no ensino superior e as contribuições teóricas do feminismo diante da crise de sentido da academia no contexto neoliberal. Sob uma leitura crítico-reflexiva de fontes secundárias, enquadrada em uma epistemologia feminista, o texto é construído a partir de uma estrutura global de ensaio argumentativo. Conclui-se que são várias as contribuições teórico-práticas dos feminismos com potencial transformador, como ferramentas conceituais que nos permitem compreender e enfrentar a crise da universidade e do neoliberalismo, por isso é urgente promover a plena igualdade de gênero no espaço.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-06-29info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/255310.1590/SciELOPreprints.2553spahttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2553/4410Copyright (c) 2021 Rocío Knipp Silva, Daniela Navarro Ortegahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKnipp Silva, RocíoNavarro Ortega, Danielareponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-06-28T15:48:21Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2553Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-06-28T15:48:21SciELO Preprints - SciELOfalse |
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