BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6557 |
Resumo: | Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, com base na revisão da literatura e análise de conteúdo. Estas políticas visam promover condições para a melhoria do acesso, frequência e realização deste nível de ensino por parte dos grupos sociais desfavorecidos. A criação e desenvolvimento de políticas tem evoluído, em paralelo, com a diversidade de estudantes que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas adotadas em ambos os países são diferentes. Em termos de acesso, no Brasil, predominam iniciativas que buscam a equidade, atentando para a origem socioeconômica e, posteriormente, a cor e a etnia;em Portugal, medidas que consubstanciam alguma orientação favorecem os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como jovens provenientes da formação profissional. As políticas de apoio à permanência mais comuns, em ambos os países, são as medidas financeiras. |
id |
SCI-1_d4d16f487ac73948ca03c39fb53139b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6557 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION BRASIL Y PORTUGAL: UN ANÁLISIS DE LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN SOCIAL PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASIL E PORTUGAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO SUPERIOR ensino superiorações afirmativasacessopermanênciapolíticashigher educationaffirmative actionsaccesspermanence,policyeducación superioracciones afirmativasacceso,permanênciapolíticasEste artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, com base na revisão da literatura e análise de conteúdo. Estas políticas visam promover condições para a melhoria do acesso, frequência e realização deste nível de ensino por parte dos grupos sociais desfavorecidos. A criação e desenvolvimento de políticas tem evoluído, em paralelo, com a diversidade de estudantes que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas adotadas em ambos os países são diferentes. Em termos de acesso, no Brasil, predominam iniciativas que buscam a equidade, atentando para a origem socioeconômica e, posteriormente, a cor e a etnia;em Portugal, medidas que consubstanciam alguma orientação favorecem os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como jovens provenientes da formação profissional. As políticas de apoio à permanência mais comuns, em ambos os países, são as medidas financeiras.Este artículo describe y analiza las políticas de inclusión social en la educación superior implementadas en Brasil y Portugal, a partir de una revisión de literatura y análisis de contenido. Estas políticas tienen como objetivo promover las condiciones para que los grupos desfavorecidos puedan acceder, asistir y concluir con éxito este nivel de enseñanza. La creación y el desarrollo de estas políticas han ido evolucionando paralelamente a la diversificación del público que llega a la educación superior. Este estudio nos permite concluir que las medidas implementadas en ambos países son distintas. En el caso del acceso, en Brasil predominan las iniciativas que buscan la equidad, tomando en consideración el origen socioeconómico y, posteriormente, el color y la etnia; en Portugal, las medidas que materializan alguna discriminación favorecen a los adultos que ya están en el mercado laboral, así como a los jóvenes que provienen de la formación profesional. En el caso de las políticas orientadas a apoyar la permanencia, en ambos países predominan los apoyos financieros.Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, a partir de uma revisão de literatura e análise de conteúdo. Essas políticas visam promover condições para que grupos mais desfavorecidos possam aceder, frequentar e concluir com sucesso este grau de ensino. A criação e desenvolvimento dessas políticas tem evoluído, em paralelo à diversificação de públicos que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas implementadas em ambos os países são distintas. No caso do acesso, no Brasil predominam iniciativas que procuram a equidade tendo em consideração a proveniência socioeconômica e posterior a cor e etnia; em Portugal as medidas que corporizam alguma discriminação privilegiam os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como os jovens provenientes de formações profissionalizantes, e ainda não existem ações afirmativas em Portugal. No caso das políticas que visam apoiar a permanência, em ambos os países, os apoios financeiros são mais frequentes. SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-08-16info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/655710.1590/SciELOPreprints.6557porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6557/12460Copyright (c) 2023 Tatiane Salete Mattei, Elsa Ferreira, Lucir Reinaldo Alves, Conceição Regohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMattei, Tatiane SaleteFerreira, ElsaAlves, Lucir ReinaldoRego, Conceiçãoreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-08-04T00:19:02Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6557Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-08-04T00:19:02SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION BRASIL Y PORTUGAL: UN ANÁLISIS DE LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN SOCIAL PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASIL E PORTUGAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO SUPERIOR |
title |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION |
spellingShingle |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION Mattei, Tatiane Salete ensino superior ações afirmativas acesso permanência políticas higher education affirmative actions access permanence, policy educación superior acciones afirmativas acceso, permanência políticas |
title_short |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION |
title_full |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION |
title_fullStr |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION |
title_full_unstemmed |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION |
title_sort |
BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION |
author |
Mattei, Tatiane Salete |
author_facet |
Mattei, Tatiane Salete Ferreira, Elsa Alves, Lucir Reinaldo Rego, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Elsa Alves, Lucir Reinaldo Rego, Conceição |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattei, Tatiane Salete Ferreira, Elsa Alves, Lucir Reinaldo Rego, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior ações afirmativas acesso permanência políticas higher education affirmative actions access permanence, policy educación superior acciones afirmativas acceso, permanência políticas |
topic |
ensino superior ações afirmativas acesso permanência políticas higher education affirmative actions access permanence, policy educación superior acciones afirmativas acceso, permanência políticas |
description |
Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, com base na revisão da literatura e análise de conteúdo. Estas políticas visam promover condições para a melhoria do acesso, frequência e realização deste nível de ensino por parte dos grupos sociais desfavorecidos. A criação e desenvolvimento de políticas tem evoluído, em paralelo, com a diversidade de estudantes que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas adotadas em ambos os países são diferentes. Em termos de acesso, no Brasil, predominam iniciativas que buscam a equidade, atentando para a origem socioeconômica e, posteriormente, a cor e a etnia;em Portugal, medidas que consubstanciam alguma orientação favorecem os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como jovens provenientes da formação profissional. As políticas de apoio à permanência mais comuns, em ambos os países, são as medidas financeiras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6557 10.1590/SciELOPreprints.6557 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6557 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.6557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6557/12460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tatiane Salete Mattei, Elsa Ferreira, Lucir Reinaldo Alves, Conceição Rego https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tatiane Salete Mattei, Elsa Ferreira, Lucir Reinaldo Alves, Conceição Rego https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047812389601280 |