BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattei, Tatiane Salete
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Elsa, Alves, Lucir Reinaldo, Rego, Conceição
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6557
Resumo: Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, com base na revisão da literatura e análise de conteúdo. Estas políticas visam promover condições para a melhoria do acesso, frequência e realização deste nível de ensino por parte dos grupos sociais desfavorecidos. A criação e desenvolvimento de políticas tem evoluído, em paralelo, com a diversidade de estudantes que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas adotadas em ambos os países são diferentes. Em termos de acesso, no Brasil, predominam iniciativas que buscam a equidade, atentando para a origem socioeconômica e, posteriormente, a cor e a etnia;em Portugal, medidas que consubstanciam alguma orientação favorecem os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como jovens provenientes da formação profissional. As políticas de apoio à permanência mais comuns, em ambos os países, são as medidas financeiras.
id SCI-1_d4d16f487ac73948ca03c39fb53139b0
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6557
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION BRASIL Y PORTUGAL: UN ANÁLISIS DE LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN SOCIAL PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASIL E PORTUGAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO SUPERIOR ensino superiorações afirmativasacessopermanênciapolíticashigher educationaffirmative actionsaccesspermanence,policyeducación superioracciones afirmativasacceso,permanênciapolíticasEste artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, com base na revisão da literatura e análise de conteúdo. Estas políticas visam promover condições para a melhoria do acesso, frequência e realização deste nível de ensino por parte dos grupos sociais desfavorecidos. A criação e desenvolvimento de políticas tem evoluído, em paralelo, com a diversidade de estudantes que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas adotadas em ambos os países são diferentes. Em termos de acesso, no Brasil, predominam iniciativas que buscam a equidade, atentando para a origem socioeconômica e, posteriormente, a cor e a etnia;em Portugal, medidas que consubstanciam alguma orientação favorecem os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como jovens provenientes da formação profissional. As políticas de apoio à permanência mais comuns, em ambos os países, são as medidas financeiras.Este artículo describe y analiza las políticas de inclusión social en la educación superior implementadas en Brasil y Portugal, a partir de una revisión de literatura y análisis de contenido. Estas políticas tienen como objetivo promover las condiciones para que los grupos desfavorecidos puedan acceder, asistir y concluir con éxito este nivel de enseñanza. La creación y el desarrollo de estas políticas han ido evolucionando paralelamente a la diversificación del público que llega a la educación superior. Este estudio nos permite concluir que las medidas implementadas en ambos países son distintas. En el caso del acceso, en Brasil predominan las iniciativas que buscan la equidad, tomando en consideración el origen socioeconómico y, posteriormente, el color y la etnia; en Portugal, las medidas que materializan alguna discriminación favorecen a los adultos que ya están en el mercado laboral, así como a los jóvenes que provienen de la formación profesional. En el caso de las políticas orientadas a apoyar la permanencia, en ambos países predominan los apoyos financieros.Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, a partir de uma revisão de literatura e análise de conteúdo. Essas políticas visam promover condições para que grupos mais desfavorecidos possam aceder, frequentar e concluir com sucesso este grau de ensino. A criação e desenvolvimento dessas políticas tem evoluído, em paralelo à diversificação de públicos que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas implementadas em ambos os países são distintas. No caso do acesso, no Brasil predominam iniciativas que procuram a equidade tendo em consideração a proveniência socioeconômica e posterior a cor e etnia; em Portugal as medidas que corporizam alguma discriminação privilegiam os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como os jovens provenientes de formações profissionalizantes, e ainda não existem ações afirmativas em Portugal. No caso das políticas que visam apoiar a permanência, em ambos os países, os apoios financeiros são mais frequentes.  SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-08-16info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/655710.1590/SciELOPreprints.6557porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6557/12460Copyright (c) 2023 Tatiane Salete Mattei, Elsa Ferreira, Lucir Reinaldo Alves, Conceição Regohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMattei, Tatiane SaleteFerreira, ElsaAlves, Lucir ReinaldoRego, Conceiçãoreponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-08-04T00:19:02Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/6557Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-08-04T00:19:02SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
BRASIL Y PORTUGAL: UN ANÁLISIS DE LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN SOCIAL PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR
BRASIL E PORTUGAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO SUPERIOR
title BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
spellingShingle BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
Mattei, Tatiane Salete
ensino superior
ações afirmativas
acesso
permanência
políticas
higher education
affirmative actions
access
permanence,
policy
educación superior
acciones afirmativas
acceso,
permanência
políticas
title_short BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
title_full BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
title_fullStr BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
title_full_unstemmed BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
title_sort BRAZIL AND PORTUGAL: AN ANALYSIS OF SOCIAL INCLUSION POLICIES FOR HIGHER EDUCATION
author Mattei, Tatiane Salete
author_facet Mattei, Tatiane Salete
Ferreira, Elsa
Alves, Lucir Reinaldo
Rego, Conceição
author_role author
author2 Ferreira, Elsa
Alves, Lucir Reinaldo
Rego, Conceição
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattei, Tatiane Salete
Ferreira, Elsa
Alves, Lucir Reinaldo
Rego, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
ações afirmativas
acesso
permanência
políticas
higher education
affirmative actions
access
permanence,
policy
educación superior
acciones afirmativas
acceso,
permanência
políticas
topic ensino superior
ações afirmativas
acesso
permanência
políticas
higher education
affirmative actions
access
permanence,
policy
educación superior
acciones afirmativas
acceso,
permanência
políticas
description Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social no ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal, com base na revisão da literatura e análise de conteúdo. Estas políticas visam promover condições para a melhoria do acesso, frequência e realização deste nível de ensino por parte dos grupos sociais desfavorecidos. A criação e desenvolvimento de políticas tem evoluído, em paralelo, com a diversidade de estudantes que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas adotadas em ambos os países são diferentes. Em termos de acesso, no Brasil, predominam iniciativas que buscam a equidade, atentando para a origem socioeconômica e, posteriormente, a cor e a etnia;em Portugal, medidas que consubstanciam alguma orientação favorecem os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como jovens provenientes da formação profissional. As políticas de apoio à permanência mais comuns, em ambos os países, são as medidas financeiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6557
10.1590/SciELOPreprints.6557
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6557
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.6557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/6557/12460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tatiane Salete Mattei, Elsa Ferreira, Lucir Reinaldo Alves, Conceição Rego
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tatiane Salete Mattei, Elsa Ferreira, Lucir Reinaldo Alves, Conceição Rego
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047812389601280