Radiografia de uma aula em engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luis Roberto de Camargo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/v23g7
Resumo: Radiografia de uma aula em Engenharia traz uma análise de uma aula no ensino de engenharia, revelando aspectos institucionais e culturais que contribuem para seu formato - por exemplo, a relativa autonomia docente, a prevalência de currículos lineares, a existência de uma cultura positivista, entre outros - comuns a muitos contextos educacionais no ensino desta e outras áreas do conhecimento. O autor também sugere como aspectos individuais do professor podem influenciar suas escolhas didáticas, frequentemente limitadas pela ausência de formação pedagógica (prévia ou em serviço) - uma característica docente comum no ensino superior no país. À guisa de ilustração, este livro ainda traz uma alternativa - o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) - às metodologias de ensino fundamentadas no modelo de transmissão e recepção de conhecimentos fixos e acabados, comumente utilizadas nas aulas de engenharia e no ensino superior em geral.
id SCI_da434c4bb1c4eb639575a48b1eba7f56
oai_identifier_str v23g7
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Radiografia de uma aula em engenhariaRadiografia de uma aula em Engenharia traz uma análise de uma aula no ensino de engenharia, revelando aspectos institucionais e culturais que contribuem para seu formato - por exemplo, a relativa autonomia docente, a prevalência de currículos lineares, a existência de uma cultura positivista, entre outros - comuns a muitos contextos educacionais no ensino desta e outras áreas do conhecimento. O autor também sugere como aspectos individuais do professor podem influenciar suas escolhas didáticas, frequentemente limitadas pela ausência de formação pedagógica (prévia ou em serviço) - uma característica docente comum no ensino superior no país. À guisa de ilustração, este livro ainda traz uma alternativa - o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) - às metodologias de ensino fundamentadas no modelo de transmissão e recepção de conhecimentos fixos e acabados, comumente utilizadas nas aulas de engenharia e no ensino superior em geral.EdUFSCar2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/v23g7Ribeiro, Luis Roberto de Camargoporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-06T00:00:00ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Radiografia de uma aula em engenharia
title Radiografia de uma aula em engenharia
spellingShingle Radiografia de uma aula em engenharia
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo
title_short Radiografia de uma aula em engenharia
title_full Radiografia de uma aula em engenharia
title_fullStr Radiografia de uma aula em engenharia
title_full_unstemmed Radiografia de uma aula em engenharia
title_sort Radiografia de uma aula em engenharia
author Ribeiro, Luis Roberto de Camargo
author_facet Ribeiro, Luis Roberto de Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luis Roberto de Camargo
description Radiografia de uma aula em Engenharia traz uma análise de uma aula no ensino de engenharia, revelando aspectos institucionais e culturais que contribuem para seu formato - por exemplo, a relativa autonomia docente, a prevalência de currículos lineares, a existência de uma cultura positivista, entre outros - comuns a muitos contextos educacionais no ensino desta e outras áreas do conhecimento. O autor também sugere como aspectos individuais do professor podem influenciar suas escolhas didáticas, frequentemente limitadas pela ausência de formação pedagógica (prévia ou em serviço) - uma característica docente comum no ensino superior no país. À guisa de ilustração, este livro ainda traz uma alternativa - o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) - às metodologias de ensino fundamentadas no modelo de transmissão e recepção de conhecimentos fixos e acabados, comumente utilizadas nas aulas de engenharia e no ensino superior em geral.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/v23g7
url http://books.scielo.org/id/v23g7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFSCar
publisher.none.fl_str_mv EdUFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1735628288928251904