Radiografia de uma aula em engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/v23g7 |
Resumo: | Radiografia de uma aula em Engenharia traz uma análise de uma aula no ensino de engenharia, revelando aspectos institucionais e culturais que contribuem para seu formato - por exemplo, a relativa autonomia docente, a prevalência de currículos lineares, a existência de uma cultura positivista, entre outros - comuns a muitos contextos educacionais no ensino desta e outras áreas do conhecimento. O autor também sugere como aspectos individuais do professor podem influenciar suas escolhas didáticas, frequentemente limitadas pela ausência de formação pedagógica (prévia ou em serviço) - uma característica docente comum no ensino superior no país. À guisa de ilustração, este livro ainda traz uma alternativa - o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) - às metodologias de ensino fundamentadas no modelo de transmissão e recepção de conhecimentos fixos e acabados, comumente utilizadas nas aulas de engenharia e no ensino superior em geral. |
id |
SCI_da434c4bb1c4eb639575a48b1eba7f56 |
---|---|
oai_identifier_str |
v23g7 |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Radiografia de uma aula em engenhariaRadiografia de uma aula em Engenharia traz uma análise de uma aula no ensino de engenharia, revelando aspectos institucionais e culturais que contribuem para seu formato - por exemplo, a relativa autonomia docente, a prevalência de currículos lineares, a existência de uma cultura positivista, entre outros - comuns a muitos contextos educacionais no ensino desta e outras áreas do conhecimento. O autor também sugere como aspectos individuais do professor podem influenciar suas escolhas didáticas, frequentemente limitadas pela ausência de formação pedagógica (prévia ou em serviço) - uma característica docente comum no ensino superior no país. À guisa de ilustração, este livro ainda traz uma alternativa - o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) - às metodologias de ensino fundamentadas no modelo de transmissão e recepção de conhecimentos fixos e acabados, comumente utilizadas nas aulas de engenharia e no ensino superior em geral.EdUFSCar2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/v23g7Ribeiro, Luis Roberto de Camargoporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-06T00:00:00ZPortal de Livros |
dc.title.none.fl_str_mv |
Radiografia de uma aula em engenharia |
title |
Radiografia de uma aula em engenharia |
spellingShingle |
Radiografia de uma aula em engenharia Ribeiro, Luis Roberto de Camargo |
title_short |
Radiografia de uma aula em engenharia |
title_full |
Radiografia de uma aula em engenharia |
title_fullStr |
Radiografia de uma aula em engenharia |
title_full_unstemmed |
Radiografia de uma aula em engenharia |
title_sort |
Radiografia de uma aula em engenharia |
author |
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo |
author_facet |
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo |
description |
Radiografia de uma aula em Engenharia traz uma análise de uma aula no ensino de engenharia, revelando aspectos institucionais e culturais que contribuem para seu formato - por exemplo, a relativa autonomia docente, a prevalência de currículos lineares, a existência de uma cultura positivista, entre outros - comuns a muitos contextos educacionais no ensino desta e outras áreas do conhecimento. O autor também sugere como aspectos individuais do professor podem influenciar suas escolhas didáticas, frequentemente limitadas pela ausência de formação pedagógica (prévia ou em serviço) - uma característica docente comum no ensino superior no país. À guisa de ilustração, este livro ainda traz uma alternativa - o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) - às metodologias de ensino fundamentadas no modelo de transmissão e recepção de conhecimentos fixos e acabados, comumente utilizadas nas aulas de engenharia e no ensino superior em geral. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/v23g7 |
url |
http://books.scielo.org/id/v23g7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1735628288928251904 |