Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Ribeiro, Luis Roberto de Camargo |
Data de Publicação: |
2007 |
Tipo de documento: |
Livro
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
SCIELO Livros |
Texto Completo: |
http://books.scielo.org/id/v23g7
|
Resumo: |
Radiografia de uma aula em Engenharia traz uma análise de uma aula no ensino de engenharia, revelando aspectos institucionais e culturais que contribuem para seu formato - por exemplo, a relativa autonomia docente, a prevalência de currículos lineares, a existência de uma cultura positivista, entre outros - comuns a muitos contextos educacionais no ensino desta e outras áreas do conhecimento. O autor também sugere como aspectos individuais do professor podem influenciar suas escolhas didáticas, frequentemente limitadas pela ausência de formação pedagógica (prévia ou em serviço) - uma característica docente comum no ensino superior no país. À guisa de ilustração, este livro ainda traz uma alternativa - o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) - às metodologias de ensino fundamentadas no modelo de transmissão e recepção de conhecimentos fixos e acabados, comumente utilizadas nas aulas de engenharia e no ensino superior em geral. |