Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chirelli, Mara Quaglio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nassif, Julia Volpi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/264
Resumo: Resumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes. Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculumAbstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty. 
id SE&PQ-1_d8861abd8ecef94f2a25e69005443496
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/264
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competênciaResumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes. Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculumAbstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/26410.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 169-192Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 169-1922525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/264/154Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessChirelli, Mara QuaglioNassif, Julia Volpi2022-01-29T23:22:54Zoai:editora.sepq.org.br:article/264Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:22:54Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
title Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
spellingShingle Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
Chirelli, Mara Quaglio
title_short Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
title_full Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
title_fullStr Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
title_full_unstemmed Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
title_sort Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
author Chirelli, Mara Quaglio
author_facet Chirelli, Mara Quaglio
Nassif, Julia Volpi
author_role author
author2 Nassif, Julia Volpi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chirelli, Mara Quaglio
Nassif, Julia Volpi
description Resumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes. Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculumAbstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/264
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/264
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/264/154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 169-192
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 169-192
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.14
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747822870528