A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87 |
Resumo: | Resumo: Numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, procurou-se capacitar os mesmos de competências para a vida através da relação com o saber em contexto não formal. O enquadramento que fundamentou a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional e o da relação epistemológica com o saber. A intervenção situa-se no paradigma fenomenológico e teve como estratégia a investigação-ação procurando incluir os sujeitos no desenho e desenvolvimento do projeto. O projeto envolveu catorze sujeitos sendo o objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola, combatendo o baixo rendimento e insucesso escolar. A relação dos sujeitos com a escola é caracterizada pelas relações afetivas.Palavras-chave: Intervenção comunitária; Crianças e jovens em acolhimento residencial; Educação não formal; Saber. The search of sense in the learning of children and young people inchildren’s homesAbstract: At a children´s home in Porto, the project sought to provide them with basic and fundamental skills for life through the relation with knowledge in non-formal context. The theoretical framework underlying the action is based on two themes: the theme of childhood and residential care; and the epistemological relationship with knowledge. The intervention is located in the phenomenological paradigm and had the action-research strategy to include the subjects in the design and development of the project. The project involves fourteen children and the main aim is to mediate their relationship with school knowledge and the school itself, fighting low performance and high failure. The relationship between the subjects and school are characterized by affective relationships.Keywords: Community intervention; Institutionalized children and young people; Non-formal education; Knowledge. |
id |
SE&PQ-1_f135cb23df237e70759d77d830614f32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/87 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencialEducaçãoResumo: Numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, procurou-se capacitar os mesmos de competências para a vida através da relação com o saber em contexto não formal. O enquadramento que fundamentou a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional e o da relação epistemológica com o saber. A intervenção situa-se no paradigma fenomenológico e teve como estratégia a investigação-ação procurando incluir os sujeitos no desenho e desenvolvimento do projeto. O projeto envolveu catorze sujeitos sendo o objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola, combatendo o baixo rendimento e insucesso escolar. A relação dos sujeitos com a escola é caracterizada pelas relações afetivas.Palavras-chave: Intervenção comunitária; Crianças e jovens em acolhimento residencial; Educação não formal; Saber. The search of sense in the learning of children and young people inchildren’s homesAbstract: At a children´s home in Porto, the project sought to provide them with basic and fundamental skills for life through the relation with knowledge in non-formal context. The theoretical framework underlying the action is based on two themes: the theme of childhood and residential care; and the epistemological relationship with knowledge. The intervention is located in the phenomenological paradigm and had the action-research strategy to include the subjects in the design and development of the project. The project involves fourteen children and the main aim is to mediate their relationship with school knowledge and the school itself, fighting low performance and high failure. The relationship between the subjects and school are characterized by affective relationships.Keywords: Community intervention; Institutionalized children and young people; Non-formal education; Knowledge. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQFerreira, Carla Daniela2017-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades à Investigação Qualitativa; 269-2892525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87/81Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:51Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial |
title |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial |
spellingShingle |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial Ferreira, Carla Daniela Educação |
title_short |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial |
title_full |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial |
title_fullStr |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial |
title_full_unstemmed |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial |
title_sort |
A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial |
author |
Ferreira, Carla Daniela |
author_facet |
Ferreira, Carla Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carla Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, procurou-se capacitar os mesmos de competências para a vida através da relação com o saber em contexto não formal. O enquadramento que fundamentou a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional e o da relação epistemológica com o saber. A intervenção situa-se no paradigma fenomenológico e teve como estratégia a investigação-ação procurando incluir os sujeitos no desenho e desenvolvimento do projeto. O projeto envolveu catorze sujeitos sendo o objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola, combatendo o baixo rendimento e insucesso escolar. A relação dos sujeitos com a escola é caracterizada pelas relações afetivas.Palavras-chave: Intervenção comunitária; Crianças e jovens em acolhimento residencial; Educação não formal; Saber. The search of sense in the learning of children and young people inchildren’s homesAbstract: At a children´s home in Porto, the project sought to provide them with basic and fundamental skills for life through the relation with knowledge in non-formal context. The theoretical framework underlying the action is based on two themes: the theme of childhood and residential care; and the epistemological relationship with knowledge. The intervention is located in the phenomenological paradigm and had the action-research strategy to include the subjects in the design and development of the project. The project involves fourteen children and the main aim is to mediate their relationship with school knowledge and the school itself, fighting low performance and high failure. The relationship between the subjects and school are characterized by affective relationships.Keywords: Community intervention; Institutionalized children and young people; Non-formal education; Knowledge. |
description |
Resumo: Numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, procurou-se capacitar os mesmos de competências para a vida através da relação com o saber em contexto não formal. O enquadramento que fundamentou a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional e o da relação epistemológica com o saber. A intervenção situa-se no paradigma fenomenológico e teve como estratégia a investigação-ação procurando incluir os sujeitos no desenho e desenvolvimento do projeto. O projeto envolveu catorze sujeitos sendo o objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola, combatendo o baixo rendimento e insucesso escolar. A relação dos sujeitos com a escola é caracterizada pelas relações afetivas.Palavras-chave: Intervenção comunitária; Crianças e jovens em acolhimento residencial; Educação não formal; Saber. The search of sense in the learning of children and young people inchildren’s homesAbstract: At a children´s home in Porto, the project sought to provide them with basic and fundamental skills for life through the relation with knowledge in non-formal context. The theoretical framework underlying the action is based on two themes: the theme of childhood and residential care; and the epistemological relationship with knowledge. The intervention is located in the phenomenological paradigm and had the action-research strategy to include the subjects in the design and development of the project. The project involves fourteen children and the main aim is to mediate their relationship with school knowledge and the school itself, fighting low performance and high failure. The relationship between the subjects and school are characterized by affective relationships.Keywords: Community intervention; Institutionalized children and young people; Non-formal education; Knowledge. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades à Investigação Qualitativa; 269-289 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824321381531648 |