A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Daniela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87
Resumo: Resumo: Numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, procurou-se capacitar os mesmos de competências para a vida através da relação com o saber em contexto não formal. O enquadramento que fundamentou a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional e o da relação epistemológica com o saber. A intervenção situa-se no paradigma fenomenológico e teve como estratégia a investigação-ação procurando incluir os sujeitos no desenho e desenvolvimento do projeto. O projeto envolveu catorze sujeitos sendo o objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola, combatendo o baixo rendimento e insucesso escolar. A relação dos sujeitos com a escola é caracterizada pelas relações afetivas.Palavras-chave: Intervenção comunitária; Crianças e jovens em acolhimento residencial; Educação não formal; Saber. The search of sense in the learning of children and young people inchildren’s homesAbstract: At a children´s home in Porto, the project sought to provide them with basic and fundamental skills for life through the relation with knowledge in non-formal context. The theoretical framework underlying the action is based on two themes: the theme of childhood and residential care; and the epistemological relationship with knowledge. The intervention is located in the phenomenological paradigm and had the action-research strategy to include the subjects in the design and development of the project. The project involves fourteen children and the main aim is to mediate their relationship with school knowledge and the school itself, fighting low performance and high failure. The relationship between the subjects and school are characterized by affective relationships.Keywords: Community intervention; Institutionalized children and young people; Non-formal education; Knowledge. 
id SE&PQ-1_f135cb23df237e70759d77d830614f32
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/87
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencialEducaçãoResumo: Numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, procurou-se capacitar os mesmos de competências para a vida através da relação com o saber em contexto não formal. O enquadramento que fundamentou a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional e o da relação epistemológica com o saber. A intervenção situa-se no paradigma fenomenológico e teve como estratégia a investigação-ação procurando incluir os sujeitos no desenho e desenvolvimento do projeto. O projeto envolveu catorze sujeitos sendo o objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola, combatendo o baixo rendimento e insucesso escolar. A relação dos sujeitos com a escola é caracterizada pelas relações afetivas.Palavras-chave: Intervenção comunitária; Crianças e jovens em acolhimento residencial; Educação não formal; Saber. The search of sense in the learning of children and young people inchildren’s homesAbstract: At a children´s home in Porto, the project sought to provide them with basic and fundamental skills for life through the relation with knowledge in non-formal context. The theoretical framework underlying the action is based on two themes: the theme of childhood and residential care; and the epistemological relationship with knowledge. The intervention is located in the phenomenological paradigm and had the action-research strategy to include the subjects in the design and development of the project. The project involves fourteen children and the main aim is to mediate their relationship with school knowledge and the school itself, fighting low performance and high failure. The relationship between the subjects and school are characterized by affective relationships.Keywords: Community intervention; Institutionalized children and young people; Non-formal education; Knowledge. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQFerreira, Carla Daniela2017-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades à Investigação Qualitativa; 269-2892525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87/81Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:51Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
title A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
spellingShingle A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
Ferreira, Carla Daniela
Educação
title_short A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
title_full A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
title_fullStr A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
title_full_unstemmed A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
title_sort A procura do sentido nas aprendizagens de crianças e jovens em acolhimento residencial
author Ferreira, Carla Daniela
author_facet Ferreira, Carla Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carla Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, procurou-se capacitar os mesmos de competências para a vida através da relação com o saber em contexto não formal. O enquadramento que fundamentou a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional e o da relação epistemológica com o saber. A intervenção situa-se no paradigma fenomenológico e teve como estratégia a investigação-ação procurando incluir os sujeitos no desenho e desenvolvimento do projeto. O projeto envolveu catorze sujeitos sendo o objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola, combatendo o baixo rendimento e insucesso escolar. A relação dos sujeitos com a escola é caracterizada pelas relações afetivas.Palavras-chave: Intervenção comunitária; Crianças e jovens em acolhimento residencial; Educação não formal; Saber. The search of sense in the learning of children and young people inchildren’s homesAbstract: At a children´s home in Porto, the project sought to provide them with basic and fundamental skills for life through the relation with knowledge in non-formal context. The theoretical framework underlying the action is based on two themes: the theme of childhood and residential care; and the epistemological relationship with knowledge. The intervention is located in the phenomenological paradigm and had the action-research strategy to include the subjects in the design and development of the project. The project involves fourteen children and the main aim is to mediate their relationship with school knowledge and the school itself, fighting low performance and high failure. The relationship between the subjects and school are characterized by affective relationships.Keywords: Community intervention; Institutionalized children and young people; Non-formal education; Knowledge. 
description Resumo: Numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, procurou-se capacitar os mesmos de competências para a vida através da relação com o saber em contexto não formal. O enquadramento que fundamentou a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional e o da relação epistemológica com o saber. A intervenção situa-se no paradigma fenomenológico e teve como estratégia a investigação-ação procurando incluir os sujeitos no desenho e desenvolvimento do projeto. O projeto envolveu catorze sujeitos sendo o objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola, combatendo o baixo rendimento e insucesso escolar. A relação dos sujeitos com a escola é caracterizada pelas relações afetivas.Palavras-chave: Intervenção comunitária; Crianças e jovens em acolhimento residencial; Educação não formal; Saber. The search of sense in the learning of children and young people inchildren’s homesAbstract: At a children´s home in Porto, the project sought to provide them with basic and fundamental skills for life through the relation with knowledge in non-formal context. The theoretical framework underlying the action is based on two themes: the theme of childhood and residential care; and the epistemological relationship with knowledge. The intervention is located in the phenomenological paradigm and had the action-research strategy to include the subjects in the design and development of the project. The project involves fourteen children and the main aim is to mediate their relationship with school knowledge and the school itself, fighting low performance and high failure. The relationship between the subjects and school are characterized by affective relationships.Keywords: Community intervention; Institutionalized children and young people; Non-formal education; Knowledge. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/87/81
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades à Investigação Qualitativa; 269-289
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824321381531648