A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czigel, Érica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mondini, Fabiane, Pavanelo, Elisangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289
Resumo: Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a organização da matemática para o Ensino Fundamental a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa desenvolvida na abordagem fenomenológica. Por meio desse texto, apresentamos uma análise hermenêutica do documento da BNCC que divide opiniões: é considerada um avanço na educação escolar brasileira, no sentido de que procura valorizar as necessidades sociais das diferentes regiões do país, integrando componentes curriculares e temas transversais, que são pertinentes na formação dos cidadãos e, também, é visto como um retrocesso, por não estabelecer como base questões envolvendo gênero, educação sexual e diversidade cultural.Palavras-chave Base Nacional Comum Curricular; Legislação Escolar; Matemática. The national curriculum and the teaching of mathematics in BrazilAbstract: This paper presents the results of a study on the organization of mathematics for elementary school from the approval of the National Curriculum Common Base (BNCC). We adopted as methodology a qualitative research developed as a phenomenological approach. In this text we present a hermeneutic analysis of the BNCC document that divides opinions: it is considered an advance in Brazilian school education, in the sense that it seeks to value the social needs of different regions of the country, integrating curricular components and cross-cutting themes, which are relevant in the formation of citizens and, also, is seen as a setback, as it does not establish as basis issues involving gender, sexuality education and cultural diversity.Keywords: National Curriculum; School Legislation; Mathematics. 
id SE&PQ-1_fa4f588dc4de9ad31e37c2ffa4087c2d
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/289
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamentalResumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a organização da matemática para o Ensino Fundamental a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa desenvolvida na abordagem fenomenológica. Por meio desse texto, apresentamos uma análise hermenêutica do documento da BNCC que divide opiniões: é considerada um avanço na educação escolar brasileira, no sentido de que procura valorizar as necessidades sociais das diferentes regiões do país, integrando componentes curriculares e temas transversais, que são pertinentes na formação dos cidadãos e, também, é visto como um retrocesso, por não estabelecer como base questões envolvendo gênero, educação sexual e diversidade cultural.Palavras-chave Base Nacional Comum Curricular; Legislação Escolar; Matemática. The national curriculum and the teaching of mathematics in BrazilAbstract: This paper presents the results of a study on the organization of mathematics for elementary school from the approval of the National Curriculum Common Base (BNCC). We adopted as methodology a qualitative research developed as a phenomenological approach. In this text we present a hermeneutic analysis of the BNCC document that divides opinions: it is considered an advance in Brazilian school education, in the sense that it seeks to value the social needs of different regions of the country, integrating curricular components and cross-cutting themes, which are relevant in the formation of citizens and, also, is seen as a setback, as it does not establish as basis issues involving gender, sexuality education and cultural diversity.Keywords: National Curriculum; School Legislation; Mathematics. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/28910.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.289Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 15 (2019); 356-369Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 15 (2019); 356-3692525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.15reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289/181Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessCzigel, ÉricaMondini, FabianePavanelo, Elisangela2019-12-24T01:46:20Zoai:editora.sepq.org.br:article/289Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-12-24T01:46:20Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
title A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
spellingShingle A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
Czigel, Érica
title_short A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
title_full A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
title_fullStr A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
title_full_unstemmed A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
title_sort A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
author Czigel, Érica
author_facet Czigel, Érica
Mondini, Fabiane
Pavanelo, Elisangela
author_role author
author2 Mondini, Fabiane
Pavanelo, Elisangela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Czigel, Érica
Mondini, Fabiane
Pavanelo, Elisangela
description Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a organização da matemática para o Ensino Fundamental a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa desenvolvida na abordagem fenomenológica. Por meio desse texto, apresentamos uma análise hermenêutica do documento da BNCC que divide opiniões: é considerada um avanço na educação escolar brasileira, no sentido de que procura valorizar as necessidades sociais das diferentes regiões do país, integrando componentes curriculares e temas transversais, que são pertinentes na formação dos cidadãos e, também, é visto como um retrocesso, por não estabelecer como base questões envolvendo gênero, educação sexual e diversidade cultural.Palavras-chave Base Nacional Comum Curricular; Legislação Escolar; Matemática. The national curriculum and the teaching of mathematics in BrazilAbstract: This paper presents the results of a study on the organization of mathematics for elementary school from the approval of the National Curriculum Common Base (BNCC). We adopted as methodology a qualitative research developed as a phenomenological approach. In this text we present a hermeneutic analysis of the BNCC document that divides opinions: it is considered an advance in Brazilian school education, in the sense that it seeks to value the social needs of different regions of the country, integrating curricular components and cross-cutting themes, which are relevant in the formation of citizens and, also, is seen as a setback, as it does not establish as basis issues involving gender, sexuality education and cultural diversity.Keywords: National Curriculum; School Legislation; Mathematics. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.289
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289/181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 15 (2019); 356-369
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 15 (2019); 356-369
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.15
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747851182080