A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a organização da matemática para o Ensino Fundamental a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa desenvolvida na abordagem fenomenológica. Por meio desse texto, apresentamos uma análise hermenêutica do documento da BNCC que divide opiniões: é considerada um avanço na educação escolar brasileira, no sentido de que procura valorizar as necessidades sociais das diferentes regiões do país, integrando componentes curriculares e temas transversais, que são pertinentes na formação dos cidadãos e, também, é visto como um retrocesso, por não estabelecer como base questões envolvendo gênero, educação sexual e diversidade cultural.Palavras-chave Base Nacional Comum Curricular; Legislação Escolar; Matemática. The national curriculum and the teaching of mathematics in BrazilAbstract: This paper presents the results of a study on the organization of mathematics for elementary school from the approval of the National Curriculum Common Base (BNCC). We adopted as methodology a qualitative research developed as a phenomenological approach. In this text we present a hermeneutic analysis of the BNCC document that divides opinions: it is considered an advance in Brazilian school education, in the sense that it seeks to value the social needs of different regions of the country, integrating curricular components and cross-cutting themes, which are relevant in the formation of citizens and, also, is seen as a setback, as it does not establish as basis issues involving gender, sexuality education and cultural diversity.Keywords: National Curriculum; School Legislation; Mathematics. |
id |
SE&PQ-1_fa4f588dc4de9ad31e37c2ffa4087c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/289 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamentalResumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a organização da matemática para o Ensino Fundamental a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa desenvolvida na abordagem fenomenológica. Por meio desse texto, apresentamos uma análise hermenêutica do documento da BNCC que divide opiniões: é considerada um avanço na educação escolar brasileira, no sentido de que procura valorizar as necessidades sociais das diferentes regiões do país, integrando componentes curriculares e temas transversais, que são pertinentes na formação dos cidadãos e, também, é visto como um retrocesso, por não estabelecer como base questões envolvendo gênero, educação sexual e diversidade cultural.Palavras-chave Base Nacional Comum Curricular; Legislação Escolar; Matemática. The national curriculum and the teaching of mathematics in BrazilAbstract: This paper presents the results of a study on the organization of mathematics for elementary school from the approval of the National Curriculum Common Base (BNCC). We adopted as methodology a qualitative research developed as a phenomenological approach. In this text we present a hermeneutic analysis of the BNCC document that divides opinions: it is considered an advance in Brazilian school education, in the sense that it seeks to value the social needs of different regions of the country, integrating curricular components and cross-cutting themes, which are relevant in the formation of citizens and, also, is seen as a setback, as it does not establish as basis issues involving gender, sexuality education and cultural diversity.Keywords: National Curriculum; School Legislation; Mathematics. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/28910.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.289Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 15 (2019); 356-369Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 15 (2019); 356-3692525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.15reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289/181Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessCzigel, ÉricaMondini, FabianePavanelo, Elisangela2019-12-24T01:46:20Zoai:editora.sepq.org.br:article/289Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-12-24T01:46:20Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental |
title |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental |
spellingShingle |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental Czigel, Érica |
title_short |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental |
title_full |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental |
title_fullStr |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental |
title_sort |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental |
author |
Czigel, Érica |
author_facet |
Czigel, Érica Mondini, Fabiane Pavanelo, Elisangela |
author_role |
author |
author2 |
Mondini, Fabiane Pavanelo, Elisangela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Czigel, Érica Mondini, Fabiane Pavanelo, Elisangela |
description |
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a organização da matemática para o Ensino Fundamental a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa desenvolvida na abordagem fenomenológica. Por meio desse texto, apresentamos uma análise hermenêutica do documento da BNCC que divide opiniões: é considerada um avanço na educação escolar brasileira, no sentido de que procura valorizar as necessidades sociais das diferentes regiões do país, integrando componentes curriculares e temas transversais, que são pertinentes na formação dos cidadãos e, também, é visto como um retrocesso, por não estabelecer como base questões envolvendo gênero, educação sexual e diversidade cultural.Palavras-chave Base Nacional Comum Curricular; Legislação Escolar; Matemática. The national curriculum and the teaching of mathematics in BrazilAbstract: This paper presents the results of a study on the organization of mathematics for elementary school from the approval of the National Curriculum Common Base (BNCC). We adopted as methodology a qualitative research developed as a phenomenological approach. In this text we present a hermeneutic analysis of the BNCC document that divides opinions: it is considered an advance in Brazilian school education, in the sense that it seeks to value the social needs of different regions of the country, integrating curricular components and cross-cutting themes, which are relevant in the formation of citizens and, also, is seen as a setback, as it does not establish as basis issues involving gender, sexuality education and cultural diversity.Keywords: National Curriculum; School Legislation; Mathematics. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.289 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289 |
identifier_str_mv |
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/289/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 15 (2019); 356-369 Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 15 (2019); 356-369 2525-8222 1809-0257 10.33361/RPQ.v.7.n.15 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747851182080 |