Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva-Torres,Christian S A
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Barros,Reginaldo, Torres,Jorge B
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Neotropical entomology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000400013
Resumo: Plutella xylostella (L.) é uma praga de difícil controle em virtude de seu alto potencial reprodutivo e de causar danos, e ampla distribuição geográfica, além de apresentar resistência a inseticidas. No entanto, as fases de larva e pupa dessa praga são naturalmente parasitadas por Oomyzus sokolowskii (Kurdjumov), favorecendo o incremento do parasitismo natural. Este estudo investigou o efeito da idade do parasitóide, disponibilidade de hospedeiro e fotoperíodo no comportamento reprodutivo de O. sokolowskii. O número de encontros entre parasitóide e hospedeiro e a taxa de parasitismo aumentaram com a idade das fêmeas até 96h. O parasitismo foi maior quando fêmeas do parasitóide receberam diariamente um número constante de hospedeiros comparado à disponibilidade randômica (13,3 versus 8,9 lagartas). A atividade de parasitismo ocorreu até 20 dias de idade e com longevidade semelhante entre os tratamentos (constante = 33,5 d; randômico = 34,7 d). O número de descendentes por fêmea, no entanto, decresceu com a sua idade, sendo o mesmo observado para o número de parasitóides emergidos por lagarta parasitada. A exposição contínua do hospedeiro à luz ou ao escuro por 12h não afetou a taxa de parasitismo; porém, parasitóides apresentaram maior atividade após 3h de exposição à luz. Assim, futuros estudos e possível utilização de O. sokolowskii, em campo, devem considerar a liberações de parasitóides com idade entre 48h e 72h e, preferencialmente, na madrugada para maiores chances de sucesso de parasitismo.
id SEB-2_4bade7e941669c5432a2e2a115263011
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-566X2009000400013
network_acronym_str SEB-2
network_name_str Neotropical entomology (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)Traça das crucíferasPlutella xylostellalocalização de hospedeiromaturação sexualcontrole biológicoPlutella xylostella (L.) é uma praga de difícil controle em virtude de seu alto potencial reprodutivo e de causar danos, e ampla distribuição geográfica, além de apresentar resistência a inseticidas. No entanto, as fases de larva e pupa dessa praga são naturalmente parasitadas por Oomyzus sokolowskii (Kurdjumov), favorecendo o incremento do parasitismo natural. Este estudo investigou o efeito da idade do parasitóide, disponibilidade de hospedeiro e fotoperíodo no comportamento reprodutivo de O. sokolowskii. O número de encontros entre parasitóide e hospedeiro e a taxa de parasitismo aumentaram com a idade das fêmeas até 96h. O parasitismo foi maior quando fêmeas do parasitóide receberam diariamente um número constante de hospedeiros comparado à disponibilidade randômica (13,3 versus 8,9 lagartas). A atividade de parasitismo ocorreu até 20 dias de idade e com longevidade semelhante entre os tratamentos (constante = 33,5 d; randômico = 34,7 d). O número de descendentes por fêmea, no entanto, decresceu com a sua idade, sendo o mesmo observado para o número de parasitóides emergidos por lagarta parasitada. A exposição contínua do hospedeiro à luz ou ao escuro por 12h não afetou a taxa de parasitismo; porém, parasitóides apresentaram maior atividade após 3h de exposição à luz. Assim, futuros estudos e possível utilização de O. sokolowskii, em campo, devem considerar a liberações de parasitóides com idade entre 48h e 72h e, preferencialmente, na madrugada para maiores chances de sucesso de parasitismo.Sociedade Entomológica do Brasil2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000400013Neotropical Entomology v.38 n.4 2009reponame:Neotropical entomology (Online)instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)instacron:SEB10.1590/S1519-566X2009000400013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva-Torres,Christian S ABarros,ReginaldoTorres,Jorge Bpor2009-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1519-566X2009000400013Revistahttp://www.scielo.br/neONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editor@seb.org.br1678-80521519-566Xopendoar:2009-09-14T00:00Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)
title Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)
spellingShingle Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)
Silva-Torres,Christian S A
Traça das crucíferas
Plutella xylostella
localização de hospedeiro
maturação sexual
controle biológico
title_short Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)
title_full Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)
title_fullStr Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)
title_full_unstemmed Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)
title_sort Efeito da idade, fotoperíodo e disponibilidade de hospedeiro no comportamento de parasitismo de Oomyzus sokolowskii Kurdjumov (Hymenoptera: Eulophidae)
author Silva-Torres,Christian S A
author_facet Silva-Torres,Christian S A
Barros,Reginaldo
Torres,Jorge B
author_role author
author2 Barros,Reginaldo
Torres,Jorge B
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva-Torres,Christian S A
Barros,Reginaldo
Torres,Jorge B
dc.subject.por.fl_str_mv Traça das crucíferas
Plutella xylostella
localização de hospedeiro
maturação sexual
controle biológico
topic Traça das crucíferas
Plutella xylostella
localização de hospedeiro
maturação sexual
controle biológico
description Plutella xylostella (L.) é uma praga de difícil controle em virtude de seu alto potencial reprodutivo e de causar danos, e ampla distribuição geográfica, além de apresentar resistência a inseticidas. No entanto, as fases de larva e pupa dessa praga são naturalmente parasitadas por Oomyzus sokolowskii (Kurdjumov), favorecendo o incremento do parasitismo natural. Este estudo investigou o efeito da idade do parasitóide, disponibilidade de hospedeiro e fotoperíodo no comportamento reprodutivo de O. sokolowskii. O número de encontros entre parasitóide e hospedeiro e a taxa de parasitismo aumentaram com a idade das fêmeas até 96h. O parasitismo foi maior quando fêmeas do parasitóide receberam diariamente um número constante de hospedeiros comparado à disponibilidade randômica (13,3 versus 8,9 lagartas). A atividade de parasitismo ocorreu até 20 dias de idade e com longevidade semelhante entre os tratamentos (constante = 33,5 d; randômico = 34,7 d). O número de descendentes por fêmea, no entanto, decresceu com a sua idade, sendo o mesmo observado para o número de parasitóides emergidos por lagarta parasitada. A exposição contínua do hospedeiro à luz ou ao escuro por 12h não afetou a taxa de parasitismo; porém, parasitóides apresentaram maior atividade após 3h de exposição à luz. Assim, futuros estudos e possível utilização de O. sokolowskii, em campo, devem considerar a liberações de parasitóides com idade entre 48h e 72h e, preferencialmente, na madrugada para maiores chances de sucesso de parasitismo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2009000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-566X2009000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Entomológica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Neotropical Entomology v.38 n.4 2009
reponame:Neotropical entomology (Online)
instname:Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron:SEB
instname_str Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
instacron_str SEB
institution SEB
reponame_str Neotropical entomology (Online)
collection Neotropical entomology (Online)
repository.name.fl_str_mv Neotropical entomology (Online) - Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)
repository.mail.fl_str_mv ||editor@seb.org.br
_version_ 1754820848364027904