JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação em Contexto |
Texto Completo: | https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/97 |
Resumo: | Educação de qualidade é mais do que acesso e permanência na escola. O estudante com deficiência precisa ser incluído de fato. O presente artigo aborda a aprendizagem e o desenvolvimento da criança cega na educação infantil, a importância do brinquedoe da brincadeira nesse processo e pontua a relevância do material pedagógico acessível, da mediação e da interação com os pares no processo ensino aprendizagem. O objetivo central deste trabalho é relatar o resultado da pesquisa “Elaboração, Produção e Análise de Jogos Grafo-táteis em Poliácido Lático (PLA) e Medium Density Fiberborad (MDF) para Educação Infantil” desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. No desenvolvimento da pesquisa, foram produzidos jogos grafo-táteis em MDF e em PLA a partir de um protótipo inicial de Arquivos Digitais que foram avaliados por professores especialistas no atendimento de pessoas com deficiência visual e mães de crianças cegas com idade de 4 e 5. Com base na avaliação desses sujeitos, os Arquivos Digitais foram modificados para atender às sugestões e estão disponibilizados gratuitamente para impressão. Esperamos com este artigo fomentar novos estudos acerca de materiais grafo-táteis em PLA ou MDF para a inclusão de crianças cegas na educação infantil. |
id |
SEDUCGO-1_308b72caa73e7c95c1e559e1368716a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/97 |
network_acronym_str |
SEDUCGO-1 |
network_name_str |
Revista Educação em Contexto |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGASEducação de qualidade é mais do que acesso e permanência na escola. O estudante com deficiência precisa ser incluído de fato. O presente artigo aborda a aprendizagem e o desenvolvimento da criança cega na educação infantil, a importância do brinquedoe da brincadeira nesse processo e pontua a relevância do material pedagógico acessível, da mediação e da interação com os pares no processo ensino aprendizagem. O objetivo central deste trabalho é relatar o resultado da pesquisa “Elaboração, Produção e Análise de Jogos Grafo-táteis em Poliácido Lático (PLA) e Medium Density Fiberborad (MDF) para Educação Infantil” desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. No desenvolvimento da pesquisa, foram produzidos jogos grafo-táteis em MDF e em PLA a partir de um protótipo inicial de Arquivos Digitais que foram avaliados por professores especialistas no atendimento de pessoas com deficiência visual e mães de crianças cegas com idade de 4 e 5. Com base na avaliação desses sujeitos, os Arquivos Digitais foram modificados para atender às sugestões e estão disponibilizados gratuitamente para impressão. Esperamos com este artigo fomentar novos estudos acerca de materiais grafo-táteis em PLA ou MDF para a inclusão de crianças cegas na educação infantil.Secretaria de Estado da Educação de Goiás2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/9710.5281/zenodo.8014398Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 77-912764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/97/47Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Waléria Freitas OliveiraSilva, Ana Paula Salles da2023-06-14T10:54:38Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/97Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-06-14T10:54:38Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS |
title |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS |
spellingShingle |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS Prado, Waléria Freitas Oliveira |
title_short |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS |
title_full |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS |
title_fullStr |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS |
title_full_unstemmed |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS |
title_sort |
JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS |
author |
Prado, Waléria Freitas Oliveira |
author_facet |
Prado, Waléria Freitas Oliveira Silva, Ana Paula Salles da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Paula Salles da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Waléria Freitas Oliveira Silva, Ana Paula Salles da |
description |
Educação de qualidade é mais do que acesso e permanência na escola. O estudante com deficiência precisa ser incluído de fato. O presente artigo aborda a aprendizagem e o desenvolvimento da criança cega na educação infantil, a importância do brinquedoe da brincadeira nesse processo e pontua a relevância do material pedagógico acessível, da mediação e da interação com os pares no processo ensino aprendizagem. O objetivo central deste trabalho é relatar o resultado da pesquisa “Elaboração, Produção e Análise de Jogos Grafo-táteis em Poliácido Lático (PLA) e Medium Density Fiberborad (MDF) para Educação Infantil” desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. No desenvolvimento da pesquisa, foram produzidos jogos grafo-táteis em MDF e em PLA a partir de um protótipo inicial de Arquivos Digitais que foram avaliados por professores especialistas no atendimento de pessoas com deficiência visual e mães de crianças cegas com idade de 4 e 5. Com base na avaliação desses sujeitos, os Arquivos Digitais foram modificados para atender às sugestões e estão disponibilizados gratuitamente para impressão. Esperamos com este artigo fomentar novos estudos acerca de materiais grafo-táteis em PLA ou MDF para a inclusão de crianças cegas na educação infantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/97 10.5281/zenodo.8014398 |
url |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/97 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.8014398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/97/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 1 (2023); 77-91 2764-8982 reponame:Revista Educação em Contexto instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) instacron:SEDUCGO |
instname_str |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) |
instacron_str |
SEDUCGO |
institution |
SEDUCGO |
reponame_str |
Revista Educação em Contexto |
collection |
Revista Educação em Contexto |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br |
_version_ |
1796797557144289280 |