JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Waléria Freitas Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Ana Paula Salles da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação em Contexto
Texto Completo: https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/97
Resumo: Educação de qualidade é mais do que acesso e permanência na escola. O estudante com deficiência precisa ser incluído de fato. O presente artigo aborda a aprendizagem e o desenvolvimento da criança cega na educação infantil, a importância do brinquedoe da brincadeira nesse processo e pontua a relevância do material pedagógico acessível, da mediação e da interação com os pares no processo ensino aprendizagem. O objetivo central deste trabalho é relatar o resultado da pesquisa “Elaboração, Produção e Análise de Jogos Grafo-táteis em Poliácido Lático (PLA) e Medium Density Fiberborad (MDF) para Educação Infantil” desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. No desenvolvimento da pesquisa, foram produzidos jogos grafo-táteis em MDF e em PLA a partir de um protótipo inicial de Arquivos Digitais que foram avaliados por professores especialistas no atendimento de pessoas com deficiência visual e mães de crianças cegas com idade de 4 e 5. Com base na avaliação desses sujeitos, os Arquivos Digitais foram modificados para atender às sugestões e estão disponibilizados gratuitamente para impressão. Esperamos com este artigo fomentar novos estudos acerca de materiais grafo-táteis em PLA ou MDF para a inclusão de crianças cegas na educação infantil.
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