Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
Download full: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194 |
Summary: | Objetivo: relatar a experiência de avaliação do conhecimento dos discentes sobre a assistência de enfermagem ao pacienteportador de lesão dermatológica. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de um jogo de tabuleiro queutiliza a metodologia ativa no processo ensino aprendizagem de alunos na Graduação de Enfermagem na UniversidadeFederal Fluminense – Niterói, RJ. A atividade foi realizada em outubro de 2017 com alunos de Graduação em Enfermagemdo 4º período. Resultado: Observou-se que o tabuleiro didático contribuiu de forma positiva para um melhor aprendizadodo conteúdo da disciplina, representando uma importante ferramenta pedagógica e auxiliando ainda mais na construçãocrítico-reflexiva dos conhecimentos abordados na disciplina. Conclusão: Os jogos desenvolvidos propiciam aos alunosmomentos de aprendizagem significativa, e se mostrando como uma ferramenta metodológica eficaz para o avanço doprocesso ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Enfermagem; Materiais de Ensino;Úlceras;Curativos; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTObjective: report the experience of students’ knowledge assessment about nursing care to the patient with a dermatological lesion. Method: This is an experience report about the use of a board game that uses the active methodology in theprocess teaching students learning in Nursing Undergraduation at the Fluminense Federal University - Niterói, RJ. The activity was carried out in October 2017 with Undergraduate Nursing students from the 4th period. Result: It was observedthat the didactic material contributed in a positive way to a better learning of the content of the discipline, representingan important pedagogical tool and helping even more in the critical-reflexive construction of the knowledge approachedin the discipline. Conclusion: The games developed provide students with significant learning moments and is shown as aneffective methodological tool for advancing the teaching-learning process.Keywords: Nursing; Teaching Materials; Ulcers;Dressings; Wounds and Injuries. |
id |
SOBENFE-1_2561a7f33fd19fd1afafc1cd87418785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/194 |
network_acronym_str |
SOBENFE-1 |
network_name_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching processObjetivo: relatar a experiência de avaliação do conhecimento dos discentes sobre a assistência de enfermagem ao pacienteportador de lesão dermatológica. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de um jogo de tabuleiro queutiliza a metodologia ativa no processo ensino aprendizagem de alunos na Graduação de Enfermagem na UniversidadeFederal Fluminense – Niterói, RJ. A atividade foi realizada em outubro de 2017 com alunos de Graduação em Enfermagemdo 4º período. Resultado: Observou-se que o tabuleiro didático contribuiu de forma positiva para um melhor aprendizadodo conteúdo da disciplina, representando uma importante ferramenta pedagógica e auxiliando ainda mais na construçãocrítico-reflexiva dos conhecimentos abordados na disciplina. Conclusão: Os jogos desenvolvidos propiciam aos alunosmomentos de aprendizagem significativa, e se mostrando como uma ferramenta metodológica eficaz para o avanço doprocesso ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Enfermagem; Materiais de Ensino;Úlceras;Curativos; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTObjective: report the experience of students’ knowledge assessment about nursing care to the patient with a dermatological lesion. Method: This is an experience report about the use of a board game that uses the active methodology in theprocess teaching students learning in Nursing Undergraduation at the Fluminense Federal University - Niterói, RJ. The activity was carried out in October 2017 with Undergraduate Nursing students from the 4th period. Result: It was observedthat the didactic material contributed in a positive way to a better learning of the content of the discipline, representingan important pedagogical tool and helping even more in the critical-reflexive construction of the knowledge approachedin the discipline. Conclusion: The games developed provide students with significant learning moments and is shown as aneffective methodological tool for advancing the teaching-learning process.Keywords: Nursing; Teaching Materials; Ulcers;Dressings; Wounds and Injuries.SOBENFeE2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/19410.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-MarRevista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194/95https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194/35410.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194-ID.95-file.%f10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194-ID.354-file.%fQuelhas, Isla MotaPinheiro, Fernanda MachadoFunchal, Alessandra Conceição Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-30T23:08:43Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/194Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2021-08-30T23:08:43Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process |
title |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process |
spellingShingle |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process Quelhas, Isla Mota |
title_short |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process |
title_full |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process |
title_fullStr |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process |
title_full_unstemmed |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process |
title_sort |
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process |
author |
Quelhas, Isla Mota |
author_facet |
Quelhas, Isla Mota Pinheiro, Fernanda Machado Funchal, Alessandra Conceição Leite |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Fernanda Machado Funchal, Alessandra Conceição Leite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quelhas, Isla Mota Pinheiro, Fernanda Machado Funchal, Alessandra Conceição Leite |
description |
Objetivo: relatar a experiência de avaliação do conhecimento dos discentes sobre a assistência de enfermagem ao pacienteportador de lesão dermatológica. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de um jogo de tabuleiro queutiliza a metodologia ativa no processo ensino aprendizagem de alunos na Graduação de Enfermagem na UniversidadeFederal Fluminense – Niterói, RJ. A atividade foi realizada em outubro de 2017 com alunos de Graduação em Enfermagemdo 4º período. Resultado: Observou-se que o tabuleiro didático contribuiu de forma positiva para um melhor aprendizadodo conteúdo da disciplina, representando uma importante ferramenta pedagógica e auxiliando ainda mais na construçãocrítico-reflexiva dos conhecimentos abordados na disciplina. Conclusão: Os jogos desenvolvidos propiciam aos alunosmomentos de aprendizagem significativa, e se mostrando como uma ferramenta metodológica eficaz para o avanço doprocesso ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Enfermagem; Materiais de Ensino;Úlceras;Curativos; Ferimentos e Lesões. ABSTRACTObjective: report the experience of students’ knowledge assessment about nursing care to the patient with a dermatological lesion. Method: This is an experience report about the use of a board game that uses the active methodology in theprocess teaching students learning in Nursing Undergraduation at the Fluminense Federal University - Niterói, RJ. The activity was carried out in October 2017 with Undergraduate Nursing students from the 4th period. Result: It was observedthat the didactic material contributed in a positive way to a better learning of the content of the discipline, representingan important pedagogical tool and helping even more in the critical-reflexive construction of the knowledge approachedin the discipline. Conclusion: The games developed provide students with significant learning moments and is shown as aneffective methodological tool for advancing the teaching-learning process.Keywords: Nursing; Teaching Materials; Ulcers;Dressings; Wounds and Injuries. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194 |
url |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194 |
identifier_str_mv |
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194/95 https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194/354 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194-ID.95-file.%f 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194-ID.354-file.%f |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar 2447-2034 reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) instacron:SOBENFeE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
instacron_str |
SOBENFeE |
institution |
SOBENFeE |
reponame_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
collection |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
repository.mail.fl_str_mv |
katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br |
_version_ |
1796797515984535552 |