Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process

Bibliographic Details
Main Author: Quelhas, Isla Mota
Publication Date: 2019
Other Authors: Pinheiro, Fernanda Machado, Funchal, Alessandra Conceição Leite
Format: Article
Language: por
Source: Revista Enfermagem Atual In Derme
Download full: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194
Summary: Objetivo: relatar a experiência de avaliação do conhecimento dos discentes sobre a assistência de enfermagem ao pacienteportador de lesão dermatológica. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de um jogo de tabuleiro queutiliza a metodologia ativa no processo ensino aprendizagem de alunos na Graduação de Enfermagem na UniversidadeFederal Fluminense – Niterói, RJ. A atividade foi realizada em outubro de 2017 com alunos de Graduação em Enfermagemdo 4º período. Resultado: Observou-se que o tabuleiro didático contribuiu de forma positiva para um melhor aprendizadodo conteúdo da disciplina, representando uma importante ferramenta pedagógica e auxiliando ainda mais na construçãocrítico-reflexiva dos conhecimentos abordados na disciplina. Conclusão: Os jogos desenvolvidos propiciam aos alunosmomentos de aprendizagem significativa, e se mostrando como uma ferramenta metodológica eficaz para o avanço doprocesso ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Enfermagem; Materiais de Ensino;Úlceras;Curativos; Ferimentos e Lesões.   ABSTRACTObjective: report the experience of students’ knowledge assessment about nursing care to the patient with a dermatological lesion. Method: This is an experience report about the use of a board game that uses the active methodology in theprocess teaching students learning in Nursing Undergraduation at the Fluminense Federal University - Niterói, RJ. The activity was carried out in October 2017 with Undergraduate Nursing students from the 4th period. Result: It was observedthat the didactic material contributed in a positive way to a better learning of the content of the discipline, representingan important pedagogical tool and helping even more in the critical-reflexive construction of the knowledge approachedin the discipline. Conclusion: The games developed provide students with significant learning moments and is shown as aneffective methodological tool for advancing the teaching-learning process.Keywords: Nursing; Teaching Materials; Ulcers;Dressings; Wounds and Injuries.
id SOBENFE-1_2561a7f33fd19fd1afafc1cd87418785
oai_identifier_str oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/194
network_acronym_str SOBENFE-1
network_name_str Revista Enfermagem Atual In Derme
repository_id_str
spelling Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching processObjetivo: relatar a experiência de avaliação do conhecimento dos discentes sobre a assistência de enfermagem ao pacienteportador de lesão dermatológica. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de um jogo de tabuleiro queutiliza a metodologia ativa no processo ensino aprendizagem de alunos na Graduação de Enfermagem na UniversidadeFederal Fluminense – Niterói, RJ. A atividade foi realizada em outubro de 2017 com alunos de Graduação em Enfermagemdo 4º período. Resultado: Observou-se que o tabuleiro didático contribuiu de forma positiva para um melhor aprendizadodo conteúdo da disciplina, representando uma importante ferramenta pedagógica e auxiliando ainda mais na construçãocrítico-reflexiva dos conhecimentos abordados na disciplina. Conclusão: Os jogos desenvolvidos propiciam aos alunosmomentos de aprendizagem significativa, e se mostrando como uma ferramenta metodológica eficaz para o avanço doprocesso ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Enfermagem; Materiais de Ensino;Úlceras;Curativos; Ferimentos e Lesões.   ABSTRACTObjective: report the experience of students’ knowledge assessment about nursing care to the patient with a dermatological lesion. Method: This is an experience report about the use of a board game that uses the active methodology in theprocess teaching students learning in Nursing Undergraduation at the Fluminense Federal University - Niterói, RJ. The activity was carried out in October 2017 with Undergraduate Nursing students from the 4th period. Result: It was observedthat the didactic material contributed in a positive way to a better learning of the content of the discipline, representingan important pedagogical tool and helping even more in the critical-reflexive construction of the knowledge approachedin the discipline. Conclusion: The games developed provide students with significant learning moments and is shown as aneffective methodological tool for advancing the teaching-learning process.Keywords: Nursing; Teaching Materials; Ulcers;Dressings; Wounds and Injuries.SOBENFeE2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/19410.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-MarRevista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194/95https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194/35410.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194-ID.95-file.%f10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194-ID.354-file.%fQuelhas, Isla MotaPinheiro, Fernanda MachadoFunchal, Alessandra Conceição Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-30T23:08:43Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/194Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2021-08-30T23:08:43Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
title Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
spellingShingle Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
Quelhas, Isla Mota
title_short Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
title_full Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
title_fullStr Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
title_full_unstemmed Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
title_sort Jogo de tabuleiro: uma proposta didática como ferramenta no processo ensino aprendizagem: Board game: a didactic proposal as a tool in the learning teaching process
author Quelhas, Isla Mota
author_facet Quelhas, Isla Mota
Pinheiro, Fernanda Machado
Funchal, Alessandra Conceição Leite
author_role author
author2 Pinheiro, Fernanda Machado
Funchal, Alessandra Conceição Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quelhas, Isla Mota
Pinheiro, Fernanda Machado
Funchal, Alessandra Conceição Leite
description Objetivo: relatar a experiência de avaliação do conhecimento dos discentes sobre a assistência de enfermagem ao pacienteportador de lesão dermatológica. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de um jogo de tabuleiro queutiliza a metodologia ativa no processo ensino aprendizagem de alunos na Graduação de Enfermagem na UniversidadeFederal Fluminense – Niterói, RJ. A atividade foi realizada em outubro de 2017 com alunos de Graduação em Enfermagemdo 4º período. Resultado: Observou-se que o tabuleiro didático contribuiu de forma positiva para um melhor aprendizadodo conteúdo da disciplina, representando uma importante ferramenta pedagógica e auxiliando ainda mais na construçãocrítico-reflexiva dos conhecimentos abordados na disciplina. Conclusão: Os jogos desenvolvidos propiciam aos alunosmomentos de aprendizagem significativa, e se mostrando como uma ferramenta metodológica eficaz para o avanço doprocesso ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Enfermagem; Materiais de Ensino;Úlceras;Curativos; Ferimentos e Lesões.   ABSTRACTObjective: report the experience of students’ knowledge assessment about nursing care to the patient with a dermatological lesion. Method: This is an experience report about the use of a board game that uses the active methodology in theprocess teaching students learning in Nursing Undergraduation at the Fluminense Federal University - Niterói, RJ. The activity was carried out in October 2017 with Undergraduate Nursing students from the 4th period. Result: It was observedthat the didactic material contributed in a positive way to a better learning of the content of the discipline, representingan important pedagogical tool and helping even more in the critical-reflexive construction of the knowledge approachedin the discipline. Conclusion: The games developed provide students with significant learning moments and is shown as aneffective methodological tool for advancing the teaching-learning process.Keywords: Nursing; Teaching Materials; Ulcers;Dressings; Wounds and Injuries.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194
url https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194
identifier_str_mv 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194/95
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/194/354
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194-ID.95-file.%f
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.194-ID.354-file.%f
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
dc.source.none.fl_str_mv Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar
Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar
2447-2034
reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme
instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron:SOBENFeE
instname_str Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron_str SOBENFeE
institution SOBENFeE
reponame_str Revista Enfermagem Atual In Derme
collection Revista Enfermagem Atual In Derme
repository.name.fl_str_mv Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
repository.mail.fl_str_mv katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br
_version_ 1796797515984535552