Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150
Resumo: Resumo Este artigo relata sobre o movimento da pesquisa qualitativa que assume a visão de mundo e de conhecimento da fenomenologia, na área da Psicologia e na área da Educação. São expostos os primeiros passos dados pelo Professor Joel Martins, cuja formação, enquanto pesquisador, havia se dado no campo da psicologia experimental, em direção à mudança de seu olhar para outro modo de investigar questões pertinentes ao humano e à sua educação. A importância desse professor é enfatizada no panorama da pesquisa qualitativa – fenomenológica no Brasil. São relatados os movimentos de criação de grupos de estudos em fenomenologia, de sociedades de pesquisa qualitativa e mencionadas as produções, advindas desses estudos e investigações. São apontados estudos a serem realizados.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Fenomenologia. Educação. Psicologia. Movement of qualitative research in Brazil: teacher Joel Martins legacy Abstract This article is about the movement of qualitative research that assumes the world vision of phenomenology, in the area of Psychology and Education. Are exposed the first steps taken by Professor Joel Martins whose formation as a researcher had taken place in the field of experimental psychology, shifting his gaze to another way of investigating issues pertaining to the human and his education. The importance of this teacher in the panorama of qualitative - phenomenological research in Brazil is emphasized. The movements of creation of study groups in phenomenology, of qualitative research societies are reported and the productions from these studies and investigations are mentioned. Studies are presented that will be performed.Keywords: Qualitative Research. Phenomenology. Education. Psychology. Movimiento de la investigación cualitativa en Brasil: el legado del profesor Joel Martins Resumen Este artículo informa sobre el movimiento de la investigación cualitativa que toma la visión del mundo y el conocimiento de la fenomenología, en el área de la psicología y en el área de la educación. Son presentados los primeros pasos dados por el Profesor Joel Martins, cuya formación, como investigador, se había llevado a cabo en el campo de la psicología experimental, moviendo su mirada hacia otra forma de investigar temas pertinentes al ser humano y su educación. La importancia de este profesor se enfatiza en el panorama de la investigación cualitativa - fenomenológica en Brasil. Se informan los movimientos de creación de grupos de estudio en fenomenología, de sociedades de investigación cualitativa y se mencionan las producciones de estos estudios e investigaciones. Se señala que se deben realizar estudios.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Fenomenología. Educación. Psicología.
id SPQMH_cdf6099da128b51aa9fc5a6858bf0aa5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel MartinsMovement of qualitative research in Brazil: teacher Joel Martins legacyMovimiento de la investigación cualitativa en Brasil: el legado del profesor Joel MartinsInvestigación CualitativaFenomenologíaEducaciónPsicologíaPesquisa QualitativaFenomenologiaEducaçãoPsicologiaQualitative ResearchPhenomenologyEducationPsychologyResumo Este artigo relata sobre o movimento da pesquisa qualitativa que assume a visão de mundo e de conhecimento da fenomenologia, na área da Psicologia e na área da Educação. São expostos os primeiros passos dados pelo Professor Joel Martins, cuja formação, enquanto pesquisador, havia se dado no campo da psicologia experimental, em direção à mudança de seu olhar para outro modo de investigar questões pertinentes ao humano e à sua educação. A importância desse professor é enfatizada no panorama da pesquisa qualitativa – fenomenológica no Brasil. São relatados os movimentos de criação de grupos de estudos em fenomenologia, de sociedades de pesquisa qualitativa e mencionadas as produções, advindas desses estudos e investigações. São apontados estudos a serem realizados.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Fenomenologia. Educação. Psicologia. Movement of qualitative research in Brazil: teacher Joel Martins legacy Abstract This article is about the movement of qualitative research that assumes the world vision of phenomenology, in the area of Psychology and Education. Are exposed the first steps taken by Professor Joel Martins whose formation as a researcher had taken place in the field of experimental psychology, shifting his gaze to another way of investigating issues pertaining to the human and his education. The importance of this teacher in the panorama of qualitative - phenomenological research in Brazil is emphasized. The movements of creation of study groups in phenomenology, of qualitative research societies are reported and the productions from these studies and investigations are mentioned. Studies are presented that will be performed.Keywords: Qualitative Research. Phenomenology. Education. Psychology. Movimiento de la investigación cualitativa en Brasil: el legado del profesor Joel Martins Resumen Este artículo informa sobre el movimiento de la investigación cualitativa que toma la visión del mundo y el conocimiento de la fenomenología, en el área de la psicología y en el área de la educación. Son presentados los primeros pasos dados por el Profesor Joel Martins, cuya formación, como investigador, se había llevado a cabo en el campo de la psicología experimental, moviendo su mirada hacia otra forma de investigar temas pertinentes al ser humano y su educación. La importancia de este profesor se enfatiza en el panorama de la investigación cualitativa - fenomenológica en Brasil. Se informan los movimientos de creación de grupos de estudio en fenomenología, de sociedades de investigación cualitativa y se mencionan las producciones de estos estudios e investigaciones. Se señala que se deben realizar estudios.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Fenomenología. Educación. Psicología.Resumo Este artigo relata sobre o movimento da pesquisa qualitativa que assume a visão de mundo e de conhecimento da fenomenologia, na área da Psicologia e na área da Educação. São expostos os primeiros passos dados pelo Professor Joel Martins, cuja formação, enquanto pesquisador, havia se dado no campo da psicologia experimental, em direção à mudança de seu olhar para outro modo de investigar questões pertinentes ao humano e à sua educação. A importância desse professor é enfatizada no panorama da pesquisa qualitativa – fenomenológica no Brasil. São relatados os movimentos de criação de grupos de estudos em fenomenologia, de sociedades de pesquisa qualitativa e mencionadas as produções, advindas desses estudos e investigações. São apontados estudos a serem realizados.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Fenomenologia. Educação. Psicologia. Movement of qualitative research in Brazil: teacher Joel Martins legacy Abstract This article is about the movement of qualitative research that assumes the world vision of phenomenology, in the area of Psychology and Education. Are exposed the first steps taken by Professor Joel Martins whose formation as a researcher had taken place in the field of experimental psychology, shifting his gaze to another way of investigating issues pertaining to the human and his education. The importance of this teacher in the panorama of qualitative - phenomenological research in Brazil is emphasized. The movements of creation of study groups in phenomenology, of qualitative research societies are reported and the productions from these studies and investigations are mentioned. Studies are presented that will be performed.Keywords: Qualitative Research. Phenomenology. Education. Psychology. Movimiento de la investigación cualitativa en Brasil: el legado del profesor Joel Martins Resumen Este artículo informa sobre el movimiento de la investigación cualitativa que toma la visión del mundo y el conocimiento de la fenomenología, en el área de la psicología y en el área de la educación. Son presentados los primeros pasos dados por el Profesor Joel Martins, cuya formación, como investigador, se había llevado a cabo en el campo de la psicología experimental, moviendo su mirada hacia otra forma de investigar temas pertinentes al ser humano y su educación. La importancia de este profesor se enfatiza en el panorama de la investigación cualitativa - fenomenológica en Brasil. Se informan los movimientos de creación de grupos de estudio en fenomenología, de sociedades de investigación cualitativa y se mencionan las producciones de estos estudios e investigaciones. Se señala que se deben realizar estudios.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Fenomenología. Educación. Psicología.Resumo Este artigo relata sobre o movimento da pesquisa qualitativa que assume a visão de mundo e de conhecimento da fenomenologia, na área da Psicologia e na área da Educação. São expostos os primeiros passos dados pelo Professor Joel Martins, cuja formação, enquanto pesquisador, havia se dado no campo da psicologia experimental, em direção à mudança de seu olhar para outro modo de investigar questões pertinentes ao humano e à sua educação. A importância desse professor é enfatizada no panorama da pesquisa qualitativa – fenomenológica no Brasil. São relatados os movimentos de criação de grupos de estudos em fenomenologia, de sociedades de pesquisa qualitativa e mencionadas as produções, advindas desses estudos e investigações. São apontados estudos a serem realizados.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Fenomenologia. Educação. Psicologia. Movement of qualitative research in Brazil: teacher Joel Martins legacy Abstract This article is about the movement of qualitative research that assumes the world vision of phenomenology, in the area of Psychology and Education. Are exposed the first steps taken by Professor Joel Martins whose formation as a researcher had taken place in the field of experimental psychology, shifting his gaze to another way of investigating issues pertaining to the human and his education. The importance of this teacher in the panorama of qualitative - phenomenological research in Brazil is emphasized. The movements of creation of study groups in phenomenology, of qualitative research societies are reported and the productions from these studies and investigations are mentioned. Studies are presented that will be performed.Keywords: Qualitative Research. Phenomenology. Education. Psychology. Movimiento de la investigación cualitativa en Brasil: el legado del profesor Joel Martins Resumen Este artículo informa sobre el movimiento de la investigación cualitativa que toma la visión del mundo y el conocimiento de la fenomenología, en el área de la psicología y en el área de la educación. Son presentados los primeros pasos dados por el Profesor Joel Martins, cuya formación, como investigador, se había llevado a cabo en el campo de la psicología experimental, moviendo su mirada hacia otra forma de investigar temas pertinentes al ser humano y su educación. La importancia de este profesor se enfatiza en el panorama de la investigación cualitativa - fenomenológica en Brasil. Se informan los movimientos de creación de grupos de estudio en fenomenología, de sociedades de investigación cualitativa y se mencionan las producciones de estos estudios e investigaciones. Se señala que se deben realizar estudios.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Fenomenología. Educación. Psicología.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p141-15010.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 141-150Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 2 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 141-150Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 141-1502594-646310.29181/2594-6463-2019-v3-n2reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150/htmlCopyright (c) 2019 Maria Aparecida Viggiani Bicudohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBicudo, Maria Aparecida Viggiani2022-02-26T03:35:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:35:20Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins
Movement of qualitative research in Brazil: teacher Joel Martins legacy
Movimiento de la investigación cualitativa en Brasil: el legado del profesor Joel Martins
title Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins
spellingShingle Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Investigación Cualitativa
Fenomenología
Educación
Psicología
Pesquisa Qualitativa
Fenomenologia
Educação
Psicologia
Qualitative Research
Phenomenology
Education
Psychology
title_short Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins
title_full Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins
title_fullStr Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins
title_full_unstemmed Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins
title_sort Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins
author Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author_facet Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
dc.subject.por.fl_str_mv Investigación Cualitativa
Fenomenología
Educación
Psicología
Pesquisa Qualitativa
Fenomenologia
Educação
Psicologia
Qualitative Research
Phenomenology
Education
Psychology
topic Investigación Cualitativa
Fenomenología
Educación
Psicología
Pesquisa Qualitativa
Fenomenologia
Educação
Psicologia
Qualitative Research
Phenomenology
Education
Psychology
description Resumo Este artigo relata sobre o movimento da pesquisa qualitativa que assume a visão de mundo e de conhecimento da fenomenologia, na área da Psicologia e na área da Educação. São expostos os primeiros passos dados pelo Professor Joel Martins, cuja formação, enquanto pesquisador, havia se dado no campo da psicologia experimental, em direção à mudança de seu olhar para outro modo de investigar questões pertinentes ao humano e à sua educação. A importância desse professor é enfatizada no panorama da pesquisa qualitativa – fenomenológica no Brasil. São relatados os movimentos de criação de grupos de estudos em fenomenologia, de sociedades de pesquisa qualitativa e mencionadas as produções, advindas desses estudos e investigações. São apontados estudos a serem realizados.Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Fenomenologia. Educação. Psicologia. Movement of qualitative research in Brazil: teacher Joel Martins legacy Abstract This article is about the movement of qualitative research that assumes the world vision of phenomenology, in the area of Psychology and Education. Are exposed the first steps taken by Professor Joel Martins whose formation as a researcher had taken place in the field of experimental psychology, shifting his gaze to another way of investigating issues pertaining to the human and his education. The importance of this teacher in the panorama of qualitative - phenomenological research in Brazil is emphasized. The movements of creation of study groups in phenomenology, of qualitative research societies are reported and the productions from these studies and investigations are mentioned. Studies are presented that will be performed.Keywords: Qualitative Research. Phenomenology. Education. Psychology. Movimiento de la investigación cualitativa en Brasil: el legado del profesor Joel Martins Resumen Este artículo informa sobre el movimiento de la investigación cualitativa que toma la visión del mundo y el conocimiento de la fenomenología, en el área de la psicología y en el área de la educación. Son presentados los primeros pasos dados por el Profesor Joel Martins, cuya formación, como investigador, se había llevado a cabo en el campo de la psicología experimental, moviendo su mirada hacia otra forma de investigar temas pertinentes al ser humano y su educación. La importancia de este profesor se enfatiza en el panorama de la investigación cualitativa - fenomenológica en Brasil. Se informan los movimientos de creación de grupos de estudio en fenomenología, de sociedades de investigación cualitativa y se mencionan las producciones de estos estudios e investigaciones. Se señala que se deben realizar estudios.Palabras clave: Investigación Cualitativa. Fenomenología. Educación. Psicología.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150
10.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n2-p141-150/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Viggiani Bicudo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Viggiani Bicudo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 141-150
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 2 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 141-150
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 141-150
2594-6463
10.29181/2594-6463-2019-v3-n2
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231720925233152