Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças

Bibliographic Details
Main Author: Garanito,Marlene Pereira
Publication Date: 2009
Other Authors: Rothschild,Cynthia, Camlofski,Fernanda Glaucia L., Cabral,Edi
Format: Report
Language: por
Source: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000400017
Summary: OBJETIVO: O valproato de sódio é um fármaco anticonvulsivante usado com frequência no manejo dos quadros epilépticos refratários na infância e habitualmente apresenta boas taxas de resposta e toxicidade aceitável. O objetivo deste artigo é destacar os efeitos colaterais secundários ao uso prolongado de valproato de sódio em uma criança e alertar para a importância do acompanhamento dos pacientes em uso crônico de anticonvulsivantes. DESCRIÇÃO DO CASO: Criança do sexo masculino, com quatro anos e oito meses, portadora de síndrome de West, em uso de valproato de sódio desde os seis meses de idade, admitida no hospital com anemia, macrocitose, plaquetopenia, deficiência de vitamina B12, hipoalbuminemia e hiponatremia. Durante a internação e o acompanhamento ambulatorial, relacionou-se o quadro clínico ao uso do valproato de sódio. COMENTÁRIOS: A toxicidade hematológica do valproato de sódio é bem conhecida e comum, podendo variar em relação à época de instalação e gravidade. Os achados mais frequentes são a plaquetopenia e a macrocitose. Além das alterações hematológicas, a literatura relata outros efeitos colaterais relacionados ao uso do fármaco. Destaca-se a importância do conhecimento e monitorização dos eventos adversos nos pacientes submetidos a esse tipo de terapia, para que eles possam ser detectados e tratados o mais precocemente.
id SPSP-1_79c684d761a8194f65b0beaff853e3c2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822009000400017
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Valproato de sódio: efeitos colaterais em criançasácido valpróicoconvulsãocriançaOBJETIVO: O valproato de sódio é um fármaco anticonvulsivante usado com frequência no manejo dos quadros epilépticos refratários na infância e habitualmente apresenta boas taxas de resposta e toxicidade aceitável. O objetivo deste artigo é destacar os efeitos colaterais secundários ao uso prolongado de valproato de sódio em uma criança e alertar para a importância do acompanhamento dos pacientes em uso crônico de anticonvulsivantes. DESCRIÇÃO DO CASO: Criança do sexo masculino, com quatro anos e oito meses, portadora de síndrome de West, em uso de valproato de sódio desde os seis meses de idade, admitida no hospital com anemia, macrocitose, plaquetopenia, deficiência de vitamina B12, hipoalbuminemia e hiponatremia. Durante a internação e o acompanhamento ambulatorial, relacionou-se o quadro clínico ao uso do valproato de sódio. COMENTÁRIOS: A toxicidade hematológica do valproato de sódio é bem conhecida e comum, podendo variar em relação à época de instalação e gravidade. Os achados mais frequentes são a plaquetopenia e a macrocitose. Além das alterações hematológicas, a literatura relata outros efeitos colaterais relacionados ao uso do fármaco. Destaca-se a importância do conhecimento e monitorização dos eventos adversos nos pacientes submetidos a esse tipo de terapia, para que eles possam ser detectados e tratados o mais precocemente.Sociedade de Pediatria de São Paulo2009-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000400017Revista Paulista de Pediatria v.27 n.4 2009reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822009000400017info:eu-repo/semantics/openAccessGaranito,Marlene PereiraRothschild,CynthiaCamlofski,Fernanda Glaucia L.Cabral,Edipor2010-01-04T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822009000400017Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2010-01-04T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças
title Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças
spellingShingle Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças
Garanito,Marlene Pereira
ácido valpróico
convulsão
criança
title_short Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças
title_full Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças
title_fullStr Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças
title_full_unstemmed Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças
title_sort Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças
author Garanito,Marlene Pereira
author_facet Garanito,Marlene Pereira
Rothschild,Cynthia
Camlofski,Fernanda Glaucia L.
Cabral,Edi
author_role author
author2 Rothschild,Cynthia
Camlofski,Fernanda Glaucia L.
Cabral,Edi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garanito,Marlene Pereira
Rothschild,Cynthia
Camlofski,Fernanda Glaucia L.
Cabral,Edi
dc.subject.por.fl_str_mv ácido valpróico
convulsão
criança
topic ácido valpróico
convulsão
criança
description OBJETIVO: O valproato de sódio é um fármaco anticonvulsivante usado com frequência no manejo dos quadros epilépticos refratários na infância e habitualmente apresenta boas taxas de resposta e toxicidade aceitável. O objetivo deste artigo é destacar os efeitos colaterais secundários ao uso prolongado de valproato de sódio em uma criança e alertar para a importância do acompanhamento dos pacientes em uso crônico de anticonvulsivantes. DESCRIÇÃO DO CASO: Criança do sexo masculino, com quatro anos e oito meses, portadora de síndrome de West, em uso de valproato de sódio desde os seis meses de idade, admitida no hospital com anemia, macrocitose, plaquetopenia, deficiência de vitamina B12, hipoalbuminemia e hiponatremia. Durante a internação e o acompanhamento ambulatorial, relacionou-se o quadro clínico ao uso do valproato de sódio. COMENTÁRIOS: A toxicidade hematológica do valproato de sódio é bem conhecida e comum, podendo variar em relação à época de instalação e gravidade. Os achados mais frequentes são a plaquetopenia e a macrocitose. Além das alterações hematológicas, a literatura relata outros efeitos colaterais relacionados ao uso do fármaco. Destaca-se a importância do conhecimento e monitorização dos eventos adversos nos pacientes submetidos a esse tipo de terapia, para que eles possam ser detectados e tratados o mais precocemente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000400017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000400017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822009000400017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.27 n.4 2009
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318247348011008