VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso,Fernanda Guimarães Campos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Formiga,Cibelle Kayenne Martins Roberto, Bizinotto,Thailyne, Tessler,Rogério Blasbalg, Rosa Neto,Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200144
Resumo: RESUMO Objetivo: Verificar a correlação entre as áreas avaliadas pela Escala Brunet-Lézine e pela Escala Bayley III no desenvolvimento de bebês pré-termo de risco até dois anos de idade. Métodos: Foram incluídas no estudo 88 crianças, divididas em 3 grupos: Grupo 1 (1 mês a 5 meses e 29 dias de idade cronológica corrigida - ICC), com 32 crianças; Grupo 2 (6 meses a 11 meses e 29 dias de ICC), com 36 participantes; e Grupo 3 (18 meses a 23 meses e 23 dias de ICC), com 20 crianças. A validade concorrente entre a Escala Brunet-Lézine e a Escala Bayley III foi calculada por meio da correlação de Pearson ou de sua versão não paramétrica, a correlação de Spearman. Resultados: No Grupo 1 houve correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da coordenação óculo-motriz (QDC) e o escore motor fino (ρ=0,448; p=0,01). No Grupo 2 foi encontrada correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da postura (QDP) e o escore motor grosseiro (ρ=0,484; p=0,003), entre o QDC e o escore motor fino (r=0,489; p=0,002) e entre o quociente de desenvolvimento de sociabilidade (QDS) e o escore socioemocional (r=0,435; p=0,008). No Grupo 3 foi observada correlação moderada entre o QDP e o escore motor grosseiro (ρ=0,468; p=0,037), e correlação forte entre o quociente de desenvolvimento da linguagem (QDL) e o escore da linguagem (r=0,890; p<0,001). Conclusões: A Escala Brunet-Lézine apresentou forte correlação com a Escala Bayley III quanto à linguagem no Grupo 3, o que sugere a sua validade para avaliar crianças entre 18 e 24 meses de idade nesse quesito.
id SPSP-1_fc377dbcaa458abb6c409a17ed47c24a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822017000200144
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOSpsicometriadesenvolvimento infantilvalidade dos testesRESUMO Objetivo: Verificar a correlação entre as áreas avaliadas pela Escala Brunet-Lézine e pela Escala Bayley III no desenvolvimento de bebês pré-termo de risco até dois anos de idade. Métodos: Foram incluídas no estudo 88 crianças, divididas em 3 grupos: Grupo 1 (1 mês a 5 meses e 29 dias de idade cronológica corrigida - ICC), com 32 crianças; Grupo 2 (6 meses a 11 meses e 29 dias de ICC), com 36 participantes; e Grupo 3 (18 meses a 23 meses e 23 dias de ICC), com 20 crianças. A validade concorrente entre a Escala Brunet-Lézine e a Escala Bayley III foi calculada por meio da correlação de Pearson ou de sua versão não paramétrica, a correlação de Spearman. Resultados: No Grupo 1 houve correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da coordenação óculo-motriz (QDC) e o escore motor fino (ρ=0,448; p=0,01). No Grupo 2 foi encontrada correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da postura (QDP) e o escore motor grosseiro (ρ=0,484; p=0,003), entre o QDC e o escore motor fino (r=0,489; p=0,002) e entre o quociente de desenvolvimento de sociabilidade (QDS) e o escore socioemocional (r=0,435; p=0,008). No Grupo 3 foi observada correlação moderada entre o QDP e o escore motor grosseiro (ρ=0,468; p=0,037), e correlação forte entre o quociente de desenvolvimento da linguagem (QDL) e o escore da linguagem (r=0,890; p<0,001). Conclusões: A Escala Brunet-Lézine apresentou forte correlação com a Escala Bayley III quanto à linguagem no Grupo 3, o que sugere a sua validade para avaliar crianças entre 18 e 24 meses de idade nesse quesito.Sociedade de Pediatria de São Paulo2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200144Revista Paulista de Pediatria v.35 n.2 2017reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00005info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Fernanda Guimarães CamposFormiga,Cibelle Kayenne Martins RobertoBizinotto,ThailyneTessler,Rogério BlasbalgRosa Neto,Franciscopor2017-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822017000200144Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2017-06-28T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
title VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
spellingShingle VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
Cardoso,Fernanda Guimarães Campos
psicometria
desenvolvimento infantil
validade dos testes
title_short VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
title_full VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
title_fullStr VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
title_full_unstemmed VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
title_sort VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
author Cardoso,Fernanda Guimarães Campos
author_facet Cardoso,Fernanda Guimarães Campos
Formiga,Cibelle Kayenne Martins Roberto
Bizinotto,Thailyne
Tessler,Rogério Blasbalg
Rosa Neto,Francisco
author_role author
author2 Formiga,Cibelle Kayenne Martins Roberto
Bizinotto,Thailyne
Tessler,Rogério Blasbalg
Rosa Neto,Francisco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso,Fernanda Guimarães Campos
Formiga,Cibelle Kayenne Martins Roberto
Bizinotto,Thailyne
Tessler,Rogério Blasbalg
Rosa Neto,Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv psicometria
desenvolvimento infantil
validade dos testes
topic psicometria
desenvolvimento infantil
validade dos testes
description RESUMO Objetivo: Verificar a correlação entre as áreas avaliadas pela Escala Brunet-Lézine e pela Escala Bayley III no desenvolvimento de bebês pré-termo de risco até dois anos de idade. Métodos: Foram incluídas no estudo 88 crianças, divididas em 3 grupos: Grupo 1 (1 mês a 5 meses e 29 dias de idade cronológica corrigida - ICC), com 32 crianças; Grupo 2 (6 meses a 11 meses e 29 dias de ICC), com 36 participantes; e Grupo 3 (18 meses a 23 meses e 23 dias de ICC), com 20 crianças. A validade concorrente entre a Escala Brunet-Lézine e a Escala Bayley III foi calculada por meio da correlação de Pearson ou de sua versão não paramétrica, a correlação de Spearman. Resultados: No Grupo 1 houve correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da coordenação óculo-motriz (QDC) e o escore motor fino (ρ=0,448; p=0,01). No Grupo 2 foi encontrada correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da postura (QDP) e o escore motor grosseiro (ρ=0,484; p=0,003), entre o QDC e o escore motor fino (r=0,489; p=0,002) e entre o quociente de desenvolvimento de sociabilidade (QDS) e o escore socioemocional (r=0,435; p=0,008). No Grupo 3 foi observada correlação moderada entre o QDP e o escore motor grosseiro (ρ=0,468; p=0,037), e correlação forte entre o quociente de desenvolvimento da linguagem (QDL) e o escore da linguagem (r=0,890; p<0,001). Conclusões: A Escala Brunet-Lézine apresentou forte correlação com a Escala Bayley III quanto à linguagem no Grupo 3, o que sugere a sua validade para avaliar crianças entre 18 e 24 meses de idade nesse quesito.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200144
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.35 n.2 2017
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318250055434240