A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Carlos Alberto Cavalcanti
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
Texto Completo: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/693
Resumo: This study deals with the analysis of the speech by the teacher of mathematics in the atmosphere of the classroom. Our focus is to examine whether the teacher s speech favors or not the interaction and participation of the student in the construction of knowledge. Our starting point is the marks, which signal the stereotype created concerning Mathematics. To support our assumptions, we set our topics on the Critical Analysis of Speech, using the three-dimensional model of Fairclough. The research is of a qualitative nature, which prioritizes the interpretation of data, and starts from the analysis of some elements such as the ethos and some modalizers (verbal mode, lexical choice, intonation). For the analysis of the corpus, we used the following instruments: questionnaires, interviews and recordings of classes, duly transcribed, which gave us the support we needed to understand that the teacher and the student reflect their individual experience in the classroom and their social background interfere in the search of strategies that lead to transformation of individual and group behavior of interlocutors. Therefore we examine the construction of knowledge from the speech and the implications of the teacher s role in the classroom
id UCAP_1ccdcd90cecaea4b62be1adf1cf68fd3
oai_identifier_str oai:tede2.unicap.br:tede/693
network_acronym_str UCAP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
repository_id_str 4646
spelling Matos, Junot CornélioCPF:33579881434http://lattes.cnpq.br/4627841295680114Lima, Paulo FigueiredoCPF:00000000481http://lattes.cnpq.br/7628496873937151Melo, Maria de Fátima Vilar deCPF:15255514420http://lattes.cnpq.br/3199275542771594CPF:10138129487http://lattes.cnpq.br/1346344770635274Cordeiro, Carlos Alberto Cavalcanti2017-06-01T18:24:25Z2010-05-072008-05-27CORDEIRO, Carlos Alberto Cavalcanti. A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2008.http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/693This study deals with the analysis of the speech by the teacher of mathematics in the atmosphere of the classroom. Our focus is to examine whether the teacher s speech favors or not the interaction and participation of the student in the construction of knowledge. Our starting point is the marks, which signal the stereotype created concerning Mathematics. To support our assumptions, we set our topics on the Critical Analysis of Speech, using the three-dimensional model of Fairclough. The research is of a qualitative nature, which prioritizes the interpretation of data, and starts from the analysis of some elements such as the ethos and some modalizers (verbal mode, lexical choice, intonation). For the analysis of the corpus, we used the following instruments: questionnaires, interviews and recordings of classes, duly transcribed, which gave us the support we needed to understand that the teacher and the student reflect their individual experience in the classroom and their social background interfere in the search of strategies that lead to transformation of individual and group behavior of interlocutors. Therefore we examine the construction of knowledge from the speech and the implications of the teacher s role in the classroomEste estudo trata da análise do discurso do professor de matemática no ambiente de sala de aula. O nosso foco é analisar se o discurso do professor favorece ou não a interação e a participação do aluno na construção do conhecimento. Partimos da identificação das marcas discursivas, que sinalizam o estereótipo criado em torno da Matemática. Para fundamentar nossos pressupostos, nos pautamos na Análise Crítica do Discurso, utilizando o modelo tridimensional de Fairclough. A pesquisa é de natureza qualitativa, que prioriza a interpretação dos dados, em que partimos da análise de alguns elementos como: o ethos e alguns modalizadores (modo verbal, escolha lexical, entonação). Para análise do corpus, utilizamos os seguintes instrumentos: questionários, entrevistas e gravações de aulas, devidamente transcritos, que nos deram o suporte de que precisávamos, para compreender que o professor e o aluno refletem suas experiências individuais, no ambiente de sala de aula, e que o contexto social repercute na tomada de estratégias, permitindo a transformação do comportamento individual e coletivo dos interlocutores. Assim analisamos a construção do saber a partir do discurso do professor e as implicações pedagógicas em sala de aulaMade available in DSpace on 2017-06-01T18:24:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_carlos_alberto.pdf: 897020 bytes, checksum: 0ddcb446af828dfed406df4379f7f51f (MD5) Previous issue date: 2008-05-27application/pdfporUniversidade Católica de PernambucoMestrado em Ciências da LinguagemUNICAPBRCiências da Linguagemanálise do discursolinguagem e línguasaprendizagemensinodissertaçõesspeech analysisspeech and languagelearningteachingdissertationsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAPinstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPORIGINALdissertacao_carlos_alberto.pdfapplication/pdf897020http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/693/1/dissertacao_carlos_alberto.pdf0ddcb446af828dfed406df4379f7f51fMD51tede/6932018-09-24 15:29:28.064oai:tede2.unicap.br:tede/693Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.unicap.br:8080/http://tede2.unicap.br:8080/oai/requestbiblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.bropendoar:46462018-09-24T18:29:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.por.fl_str_mv A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas
title A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas
spellingShingle A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas
Cordeiro, Carlos Alberto Cavalcanti
análise do discurso
linguagem e línguas
aprendizagem
ensino
dissertações
speech analysis
speech and language
learning
teaching
dissertations
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas
title_full A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas
title_fullStr A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas
title_full_unstemmed A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas
title_sort A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas
author Cordeiro, Carlos Alberto Cavalcanti
author_facet Cordeiro, Carlos Alberto Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Junot Cornélio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:33579881434
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4627841295680114
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Paulo Figueiredo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000481
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7628496873937151
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Melo, Maria de Fátima Vilar de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:15255514420
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3199275542771594
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:10138129487
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1346344770635274
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Carlos Alberto Cavalcanti
contributor_str_mv Matos, Junot Cornélio
Lima, Paulo Figueiredo
Melo, Maria de Fátima Vilar de
dc.subject.por.fl_str_mv análise do discurso
linguagem e línguas
aprendizagem
ensino
dissertações
topic análise do discurso
linguagem e línguas
aprendizagem
ensino
dissertações
speech analysis
speech and language
learning
teaching
dissertations
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv speech analysis
speech and language
learning
teaching
dissertations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This study deals with the analysis of the speech by the teacher of mathematics in the atmosphere of the classroom. Our focus is to examine whether the teacher s speech favors or not the interaction and participation of the student in the construction of knowledge. Our starting point is the marks, which signal the stereotype created concerning Mathematics. To support our assumptions, we set our topics on the Critical Analysis of Speech, using the three-dimensional model of Fairclough. The research is of a qualitative nature, which prioritizes the interpretation of data, and starts from the analysis of some elements such as the ethos and some modalizers (verbal mode, lexical choice, intonation). For the analysis of the corpus, we used the following instruments: questionnaires, interviews and recordings of classes, duly transcribed, which gave us the support we needed to understand that the teacher and the student reflect their individual experience in the classroom and their social background interfere in the search of strategies that lead to transformation of individual and group behavior of interlocutors. Therefore we examine the construction of knowledge from the speech and the implications of the teacher s role in the classroom
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-27
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T18:24:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORDEIRO, Carlos Alberto Cavalcanti. A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/693
identifier_str_mv CORDEIRO, Carlos Alberto Cavalcanti. A sala de aula de matemática: o discurso do professor e as implicações pedagógicas. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2008.
url http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Ciências da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICAP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/693/1/dissertacao_carlos_alberto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ddcb446af828dfed406df4379f7f51f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.br
_version_ 1800390529093992448