Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Juliana de Arruda Fraga
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
Texto Completo: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/660
Resumo: The aim of this study was to verify the progression of wiritten narrative stories made by children from a public and a private school in Recife, in four different production situations: free production, production from engravings presentation, from a told story and from reading of an illustrated book. The work was carried through with 160 children, being 80 of public school and 80 of particular. Each child produced four stories, in a total of 640 stories. The stories had been analyzed and categorized in accordance with the categories of stories proposals by Rego (1985). After the analysis of the results, could be concluded that it had a progression related to the level of text production in function of the teaching advance, clearly seen in private school children. The best situation for public school students was from a told story, while reading of an illustrated book made private school children write more sofisticated stories. There was significant statistics differences between public and private schools in all four situations.
id UCAP_5ee103baa1bf5285afaee82aabf816fe
oai_identifier_str oai:tede2.unicap.br:tede/660
network_acronym_str UCAP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
repository_id_str 4646
spelling Cavalcanti, Wanilda Maria AlvesCPF:05375568420http://lattes.cnpq.br/2811642126779464Queiroga, Bianca Arruda Manchester deCPF:77166663472http://lattes.cnpq.br/5733325908581489Costa, Maria Lúcia Gurgel daCPF:14413678885http://lattes.cnpq.br/6658237456457369Cordeiro, Ana Augusta de AndradeCPF:68873638449http://lattes.cnpq.br/5574376498697486CPF:03817127456http://lattes.cnpq.br/5415923010473127Correia, Juliana de Arruda Fraga2017-06-01T18:24:20Z2007-08-312007-05-04CORREIA, Juliana de Arruda Fraga. Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/660The aim of this study was to verify the progression of wiritten narrative stories made by children from a public and a private school in Recife, in four different production situations: free production, production from engravings presentation, from a told story and from reading of an illustrated book. The work was carried through with 160 children, being 80 of public school and 80 of particular. Each child produced four stories, in a total of 640 stories. The stories had been analyzed and categorized in accordance with the categories of stories proposals by Rego (1985). After the analysis of the results, could be concluded that it had a progression related to the level of text production in function of the teaching advance, clearly seen in private school children. The best situation for public school students was from a told story, while reading of an illustrated book made private school children write more sofisticated stories. There was significant statistics differences between public and private schools in all four situations.O objetivo do presente estudo foi verificar a progressão das narrativas escrita de histórias por crianças da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma particular da cidade do Recife em diferentes situações de produção: produção livre, produção a partir da apresentação de gravuras, a partir do conto e reconto e a partir da leitura de um livro ilustrado. O trabalho foi realizado com 160 crianças, sendo 80 da escola pública e 80 da particular. Cada criança produziu quatro histórias, num total de 640 histórias. As histórias foram analisadas e categorizadas de acordo com categorias adaptadas à proposta de Rego (1985). Após a análise dos resultados, pôde-se concluir que houve progressão em relação ao nível de elaboração das narrativas de histórias em função do avanço na escolarização, sendo esse avanço verificado com maior evidência entre as crianças da escola particular. A situação de produção que mais favoreceu a elaboração de histórias completas nos alunos da escola pública foi a partir do conto e reconto, enquanto que, na escola particular, a escrita a partir do livro mostrou-se mais favorável para o surgimento de histórias mais elaboradas. Houve diferença estatisticamente significante entre as escolas pública e particular, nas quatro situações de produção.Made available in DSpace on 2017-06-01T18:24:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Correia_confrontada.pdf: 810061 bytes, checksum: d7bed4b410799a2af28ae6ef9880027b (MD5) Previous issue date: 2007-05-04application/pdfporUniversidade Católica de PernambucoMestrado em Ciências da LinguagemUNICAPBRCiências da Linguagemcrianças - escritacomunicação escritapsicolinguísticaaprendizagemdissertaçõeschildren - writingwritten communicationpsycholinguisticslearningdissertationsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICAEscrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAPinstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPORIGINALJuliana Correia_confrontada.pdfapplication/pdf810061http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/660/1/Juliana+Correia_confrontada.pdfd7bed4b410799a2af28ae6ef9880027bMD51tede/6602018-09-24 15:29:26.71oai:tede2.unicap.br:tede/660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.unicap.br:8080/http://tede2.unicap.br:8080/oai/requestbiblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.bropendoar:46462018-09-24T18:29:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.por.fl_str_mv Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
title Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
spellingShingle Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
Correia, Juliana de Arruda Fraga
crianças - escrita
comunicação escrita
psicolinguística
aprendizagem
dissertações
children - writing
written communication
psycholinguistics
learning
dissertations
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
title_short Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
title_full Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
title_fullStr Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
title_full_unstemmed Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
title_sort Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção
author Correia, Juliana de Arruda Fraga
author_facet Correia, Juliana de Arruda Fraga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:05375568420
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2811642126779464
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Queiroga, Bianca Arruda Manchester de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv CPF:77166663472
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5733325908581489
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Costa, Maria Lúcia Gurgel da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:14413678885
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6658237456457369
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cordeiro, Ana Augusta de Andrade
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:68873638449
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5574376498697486
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:03817127456
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5415923010473127
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Juliana de Arruda Fraga
contributor_str_mv Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Queiroga, Bianca Arruda Manchester de
Costa, Maria Lúcia Gurgel da
Cordeiro, Ana Augusta de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv crianças - escrita
comunicação escrita
psicolinguística
aprendizagem
dissertações
topic crianças - escrita
comunicação escrita
psicolinguística
aprendizagem
dissertações
children - writing
written communication
psycholinguistics
learning
dissertations
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv children - writing
written communication
psycholinguistics
learning
dissertations

dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
description The aim of this study was to verify the progression of wiritten narrative stories made by children from a public and a private school in Recife, in four different production situations: free production, production from engravings presentation, from a told story and from reading of an illustrated book. The work was carried through with 160 children, being 80 of public school and 80 of particular. Each child produced four stories, in a total of 640 stories. The stories had been analyzed and categorized in accordance with the categories of stories proposals by Rego (1985). After the analysis of the results, could be concluded that it had a progression related to the level of text production in function of the teaching advance, clearly seen in private school children. The best situation for public school students was from a told story, while reading of an illustrated book made private school children write more sofisticated stories. There was significant statistics differences between public and private schools in all four situations.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T18:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORREIA, Juliana de Arruda Fraga. Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/660
identifier_str_mv CORREIA, Juliana de Arruda Fraga. Escrita de histórias por crianças de escola pública e escola particular em diferentes situações de produção. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.
url http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Ciências da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICAP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/660/1/Juliana+Correia_confrontada.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7bed4b410799a2af28ae6ef9880027b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.br
_version_ 1800390528977600512