Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4768 |
Resumo: | Publicidade e Propaganda |
id |
UCB-2_015d2455b9a39937791c36d35da20056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/4768 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Silva, Beatriz Soares2014-10-27T20:10:58Z2016-10-10T03:27:06Z2014-10-27T20:10:58Z2016-10-10T03:27:06Z2013SILVA, Beatriz Soares. Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan. 2013. 26 f. Monografia (Publicidade e Propaganda). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4768Publicidade e PropagandaEste artigo tem como intuito refletir sobre as estratégias persuasivas utilizadas pela rádio Jovem Pan em seus intervalos comerciais. Para isso, faz uma revisão histórica do desenvolvimento do meio, com foco nos avanços publicitários. Apresenta informações sobre a escuta radiofônica, sustentada por dados de institutos de pesquisa e por questionário próprio. A partir desses levantamentos, é feito um enfoque na rádio Jovem Pan FM Brasília, escolhida como objeto de estudo desta pesquisa. Para medir o grau de envolvimento dos jovens com a Jovem Pan e refletir sobre suas estratégias persuasivas foram selecionadas quatro peças publicitárias institucionais da emissora para verificar sua eficácia entre o seu principal público-alvo. Após as análises dos spots e sua apresentação a dois grupos focais com ouvintes da Jovem Pan, concluiu-se que a emissora se mantêm líder em audiência entre os jovens pesquisados por desenvolver peças com uma abordagem atrativa, no que tange à linguagem e à sua pertinência no diálogo junto a seu público-alvo.Submitted by Franciene Cerqueira Silva (franciene.silva@ucb.br) on 2014-10-21T13:04:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Beatriz Soares Silva.pdf: 912836 bytes, checksum: ff4df2a0ef575849a914c99ce2994dfd (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-10-27T20:10:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Beatriz Soares Silva.pdf: 912836 bytes, checksum: ff4df2a0ef575849a914c99ce2994dfd (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-27T20:10:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Beatriz Soares Silva.pdf: 912836 bytes, checksum: ff4df2a0ef575849a914c99ce2994dfd (MD5) Previous issue date: 2013Made available in DSpace on 2016-10-10T03:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Beatriz Soares Silva.pdf: 912836 bytes, checksum: ff4df2a0ef575849a914c99ce2994dfd (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license.txt: 1877 bytes, checksum: e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe (MD5) Previous issue date: 2013TextoPublicidade e PropagandaRádioEstratégias de persuasãoJovem PanGrupo focalPublicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem paninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília - (UCB)info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALBeatriz Soares Silva.pdfMonografiaapplication/pdf912836https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/1/Beatriz%20Soares%20Silva.pdfff4df2a0ef575849a914c99ce2994dfdMD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/2/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream20618https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/4/license_rdfb67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7MD54LICENSElicense.txttext/plain1877https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/5/license.txte38d93826fd89c5f905178c65d656bbeMD55TEXTBeatriz Soares Silva.pdf.txtBeatriz Soares Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain57359https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/6/Beatriz%20Soares%20Silva.pdf.txt3749c7855c09419f70c44a83fef0a8d5MD5610869/47682017-01-17 14:34:30.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan |
title |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan |
spellingShingle |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan Silva, Beatriz Soares Publicidade e Propaganda Rádio Estratégias de persuasão Jovem Pan Grupo focal |
title_short |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan |
title_full |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan |
title_fullStr |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan |
title_full_unstemmed |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan |
title_sort |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan |
author |
Silva, Beatriz Soares |
author_facet |
Silva, Beatriz Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Beatriz Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda Rádio Estratégias de persuasão Jovem Pan Grupo focal |
topic |
Publicidade e Propaganda Rádio Estratégias de persuasão Jovem Pan Grupo focal |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este artigo tem como intuito refletir sobre as estratégias persuasivas utilizadas pela rádio Jovem Pan em seus intervalos comerciais. Para isso, faz uma revisão histórica do desenvolvimento do meio, com foco nos avanços publicitários. Apresenta informações sobre a escuta radiofônica, sustentada por dados de institutos de pesquisa e por questionário próprio. A partir desses levantamentos, é feito um enfoque na rádio Jovem Pan FM Brasília, escolhida como objeto de estudo desta pesquisa. Para medir o grau de envolvimento dos jovens com a Jovem Pan e refletir sobre suas estratégias persuasivas foram selecionadas quatro peças publicitárias institucionais da emissora para verificar sua eficácia entre o seu principal público-alvo. Após as análises dos spots e sua apresentação a dois grupos focais com ouvintes da Jovem Pan, concluiu-se que a emissora se mantêm líder em audiência entre os jovens pesquisados por desenvolver peças com uma abordagem atrativa, no que tange à linguagem e à sua pertinência no diálogo junto a seu público-alvo. |
description |
Publicidade e Propaganda |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-27T20:10:58Z 2016-10-10T03:27:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-27T20:10:58Z 2016-10-10T03:27:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Beatriz Soares. Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan. 2013. 26 f. Monografia (Publicidade e Propaganda). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4768 |
identifier_str_mv |
SILVA, Beatriz Soares. Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio jovem pan. 2013. 26 f. Monografia (Publicidade e Propaganda). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013 |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/1/Beatriz%20Soares%20Silva.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/2/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/3/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/4/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/5/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4768/6/Beatriz%20Soares%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff4df2a0ef575849a914c99ce2994dfd 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe 3749c7855c09419f70c44a83fef0a8d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829806674051072 |