A proteção do consumidor no comércio virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipe Daniel de Mello e
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2166
Resumo: Direito
id UCB-2_4f5211e1e64ec3b10e6a21e5d250cd28
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/2166
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Silva, Filipe Daniel de Mello e2013-10-31T13:08:50Z2016-10-10T03:38:12Z2017-01-25T18:36:59Z2013-10-31T13:08:50Z2016-10-10T03:38:12Z2017-01-25T18:36:59Z2011-11-03SILVA, Filipe Daniel de Mello e. A Proteção do Consumidor no Comércio Virtual. 2011. 116 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2166DireitoO comércio eletrônico é uma recente categoria de comércio no mundo, seu crescimento é evidenciado pelo número de adesões dos consumidores, o conforto a praticidade e preços baixos são os atrativos. O e-commerce permite a transposição de barreiras, físicas, políticas o que facilita o acesso do consumidor a produtos ou serviços. As ofertas são publicadas em páginas da internet, não havendo restrições formais para isso, assim basta que os consumidores estejam conectados à web para que sua tela de navegação receba propagandas e comerciais. Entretanto, surgem fornecedores que vêem na fraqueza do consumidor, que não detém informações transparentes a respeito do objeto de contrato, a oportunidade de aferir lucro. O comércio eletrônico substituiu documentos físicos por documentos eletrônicos, e questiona-se sobre a devida segurança dos consumidores nos ambientes virtuais de compra. É preciso prevalecer o entendimento que o consumidor pode se considerar protegido em toda relação de consumo, independentemente se esta for realizada por meio eletrônico, este fato é determinado pela Lei n. 8.078/90, e seus artigos que trazem o rol protetivo à parte mais vulnerável na relação de consumo, soma-se a isso os princípios de proteção ao consumidor e as garantias constitucionais de proteção da pessoa. Por ocasião, se discutirá também a existência de concorrentes doutrinárias, opiniões diversas, que discutem a necessidade ou não de criação de um aparato jurídico específico para regular o comércio eletrônico no país, ou se, apenas uma atualização no Código de Defesa do Consumidor constitui meio eficiente de conferir maior segurança jurídica ao e-commerce.Electronic commerce is a recent category of trade in the world, its growth is evidenced by the number of accessions of consumers, comfort convenience and low prices are attractive. The e-commerce enables the implementation of barriers, physical, political, which facilitates consumer access to products or services. Offers are published on websites, there are no formal restrictions for this, so just that consumers are connected to the web to your navigation screen to receive advertisements and commercials. However, there are vendors who see the weakness of the consumer, which does not have transparent information about the object of the contract, the opportunity to measure profit. Electronic commerce has replaced paper documents by electronic documents, and raises questions about the proper security of consumers to purchase in virtual environments. We must prevail understanding that the consumer can be considered protected throughout the consumption process, regardless if it is done electronically, this fact is determined by Law n. 8078/90, and his articles with the protective role to the most vulnerable in the consumption process, adds to it the principles of consumer protection and the constitutional guarantees of protection of the person. On occasion, it will also discuss the existence of competing doctrines, different opinions, discussing the necessity of creating a specific legal apparatus to regulate commerce in the country, or just an update to the Consumer Protection Code is a means efficient greater legal certainty to the e-commerce.Submitted by Juliana Pereira (juliana.pereira@ucb.br) on 2013-10-30T15:02:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-10-31T13:08:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-31T13:08:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5) Previous issue date: 2011-11-03Made available in DSpace on 2016-10-10T03:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license.txt: 1876 bytes, checksum: 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db (MD5) Previous issue date: 2011-11-03Made available in DSpace on 2017-01-25T18:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf.txt: 312257 bytes, checksum: 084d0398663547b57c9893eb7c3a39d7 (MD5) Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license.txt: 1876 bytes, checksum: 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db (MD5) Previous issue date: 2011-11-03TextoConsumidorInternetComércio eletrônicoResponsabilidadeFornecedorCódigo de Defesa do Consumidor (CDC)LegislaçãoDireitoConsumerElectronic commerceResponsibilitySupplierConsumer Protection CodeLegislationA proteção do consumidor no comércio virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTFilipe Daniel de Mello e Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain312257https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/1/Filipe%20Daniel%20de%20Mello%20e%20Silva.pdf.txt084d0398663547b57c9893eb7c3a39d7MD51ORIGINALFilipe Daniel de Mello e Silva.pdfMonografiaapplication/pdf958737https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/2/Filipe%20Daniel%20de%20Mello%20e%20Silva.pdf574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16MD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/3/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream20618https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/5/license_rdfb67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7MD55LICENSElicense.txttext/plain1876https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/6/license.txt15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366dbMD5610869/21662017-01-25 16:36:59.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A proteção do consumidor no comércio virtual
title A proteção do consumidor no comércio virtual
spellingShingle A proteção do consumidor no comércio virtual
Silva, Filipe Daniel de Mello e
Consumidor
Internet
Comércio eletrônico
Responsabilidade
Fornecedor
Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Legislação
Direito
Consumer
Electronic commerce
Responsibility
Supplier
Consumer Protection Code
Legislation
title_short A proteção do consumidor no comércio virtual
title_full A proteção do consumidor no comércio virtual
title_fullStr A proteção do consumidor no comércio virtual
title_full_unstemmed A proteção do consumidor no comércio virtual
title_sort A proteção do consumidor no comércio virtual
author Silva, Filipe Daniel de Mello e
author_facet Silva, Filipe Daniel de Mello e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipe Daniel de Mello e
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Internet
Comércio eletrônico
Responsabilidade
Fornecedor
Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Legislação
Direito
Consumer
Electronic commerce
Responsibility
Supplier
Consumer Protection Code
Legislation
topic Consumidor
Internet
Comércio eletrônico
Responsabilidade
Fornecedor
Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Legislação
Direito
Consumer
Electronic commerce
Responsibility
Supplier
Consumer Protection Code
Legislation
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Direito
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O comércio eletrônico é uma recente categoria de comércio no mundo, seu crescimento é evidenciado pelo número de adesões dos consumidores, o conforto a praticidade e preços baixos são os atrativos. O e-commerce permite a transposição de barreiras, físicas, políticas o que facilita o acesso do consumidor a produtos ou serviços. As ofertas são publicadas em páginas da internet, não havendo restrições formais para isso, assim basta que os consumidores estejam conectados à web para que sua tela de navegação receba propagandas e comerciais. Entretanto, surgem fornecedores que vêem na fraqueza do consumidor, que não detém informações transparentes a respeito do objeto de contrato, a oportunidade de aferir lucro. O comércio eletrônico substituiu documentos físicos por documentos eletrônicos, e questiona-se sobre a devida segurança dos consumidores nos ambientes virtuais de compra. É preciso prevalecer o entendimento que o consumidor pode se considerar protegido em toda relação de consumo, independentemente se esta for realizada por meio eletrônico, este fato é determinado pela Lei n. 8.078/90, e seus artigos que trazem o rol protetivo à parte mais vulnerável na relação de consumo, soma-se a isso os princípios de proteção ao consumidor e as garantias constitucionais de proteção da pessoa. Por ocasião, se discutirá também a existência de concorrentes doutrinárias, opiniões diversas, que discutem a necessidade ou não de criação de um aparato jurídico específico para regular o comércio eletrônico no país, ou se, apenas uma atualização no Código de Defesa do Consumidor constitui meio eficiente de conferir maior segurança jurídica ao e-commerce.
Electronic commerce is a recent category of trade in the world, its growth is evidenced by the number of accessions of consumers, comfort convenience and low prices are attractive. The e-commerce enables the implementation of barriers, physical, political, which facilitates consumer access to products or services. Offers are published on websites, there are no formal restrictions for this, so just that consumers are connected to the web to your navigation screen to receive advertisements and commercials. However, there are vendors who see the weakness of the consumer, which does not have transparent information about the object of the contract, the opportunity to measure profit. Electronic commerce has replaced paper documents by electronic documents, and raises questions about the proper security of consumers to purchase in virtual environments. We must prevail understanding that the consumer can be considered protected throughout the consumption process, regardless if it is done electronically, this fact is determined by Law n. 8078/90, and his articles with the protective role to the most vulnerable in the consumption process, adds to it the principles of consumer protection and the constitutional guarantees of protection of the person. On occasion, it will also discuss the existence of competing doctrines, different opinions, discussing the necessity of creating a specific legal apparatus to regulate commerce in the country, or just an update to the Consumer Protection Code is a means efficient greater legal certainty to the e-commerce.
description Direito
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-31T13:08:50Z
2016-10-10T03:38:12Z
2017-01-25T18:36:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-31T13:08:50Z
2016-10-10T03:38:12Z
2017-01-25T18:36:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Filipe Daniel de Mello e. A Proteção do Consumidor no Comércio Virtual. 2011. 116 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2166
identifier_str_mv SILVA, Filipe Daniel de Mello e. A Proteção do Consumidor no Comércio Virtual. 2011. 116 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/1/Filipe%20Daniel%20de%20Mello%20e%20Silva.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/2/Filipe%20Daniel%20de%20Mello%20e%20Silva.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/3/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/4/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/5/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 084d0398663547b57c9893eb7c3a39d7
574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7
15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829846205366272