A proteção do consumidor no comércio virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2166 |
Resumo: | Direito |
id |
UCB-2_4f5211e1e64ec3b10e6a21e5d250cd28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/2166 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Silva, Filipe Daniel de Mello e2013-10-31T13:08:50Z2016-10-10T03:38:12Z2017-01-25T18:36:59Z2013-10-31T13:08:50Z2016-10-10T03:38:12Z2017-01-25T18:36:59Z2011-11-03SILVA, Filipe Daniel de Mello e. A Proteção do Consumidor no Comércio Virtual. 2011. 116 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2166DireitoO comércio eletrônico é uma recente categoria de comércio no mundo, seu crescimento é evidenciado pelo número de adesões dos consumidores, o conforto a praticidade e preços baixos são os atrativos. O e-commerce permite a transposição de barreiras, físicas, políticas o que facilita o acesso do consumidor a produtos ou serviços. As ofertas são publicadas em páginas da internet, não havendo restrições formais para isso, assim basta que os consumidores estejam conectados à web para que sua tela de navegação receba propagandas e comerciais. Entretanto, surgem fornecedores que vêem na fraqueza do consumidor, que não detém informações transparentes a respeito do objeto de contrato, a oportunidade de aferir lucro. O comércio eletrônico substituiu documentos físicos por documentos eletrônicos, e questiona-se sobre a devida segurança dos consumidores nos ambientes virtuais de compra. É preciso prevalecer o entendimento que o consumidor pode se considerar protegido em toda relação de consumo, independentemente se esta for realizada por meio eletrônico, este fato é determinado pela Lei n. 8.078/90, e seus artigos que trazem o rol protetivo à parte mais vulnerável na relação de consumo, soma-se a isso os princípios de proteção ao consumidor e as garantias constitucionais de proteção da pessoa. Por ocasião, se discutirá também a existência de concorrentes doutrinárias, opiniões diversas, que discutem a necessidade ou não de criação de um aparato jurídico específico para regular o comércio eletrônico no país, ou se, apenas uma atualização no Código de Defesa do Consumidor constitui meio eficiente de conferir maior segurança jurídica ao e-commerce.Electronic commerce is a recent category of trade in the world, its growth is evidenced by the number of accessions of consumers, comfort convenience and low prices are attractive. The e-commerce enables the implementation of barriers, physical, political, which facilitates consumer access to products or services. Offers are published on websites, there are no formal restrictions for this, so just that consumers are connected to the web to your navigation screen to receive advertisements and commercials. However, there are vendors who see the weakness of the consumer, which does not have transparent information about the object of the contract, the opportunity to measure profit. Electronic commerce has replaced paper documents by electronic documents, and raises questions about the proper security of consumers to purchase in virtual environments. We must prevail understanding that the consumer can be considered protected throughout the consumption process, regardless if it is done electronically, this fact is determined by Law n. 8078/90, and his articles with the protective role to the most vulnerable in the consumption process, adds to it the principles of consumer protection and the constitutional guarantees of protection of the person. On occasion, it will also discuss the existence of competing doctrines, different opinions, discussing the necessity of creating a specific legal apparatus to regulate commerce in the country, or just an update to the Consumer Protection Code is a means efficient greater legal certainty to the e-commerce.Submitted by Juliana Pereira (juliana.pereira@ucb.br) on 2013-10-30T15:02:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-10-31T13:08:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-31T13:08:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5) Previous issue date: 2011-11-03Made available in DSpace on 2016-10-10T03:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license.txt: 1876 bytes, checksum: 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db (MD5) Previous issue date: 2011-11-03Made available in DSpace on 2017-01-25T18:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf.txt: 312257 bytes, checksum: 084d0398663547b57c9893eb7c3a39d7 (MD5) Filipe Daniel de Mello e Silva.pdf: 958737 bytes, checksum: 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license.txt: 1876 bytes, checksum: 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db (MD5) Previous issue date: 2011-11-03TextoConsumidorInternetComércio eletrônicoResponsabilidadeFornecedorCódigo de Defesa do Consumidor (CDC)LegislaçãoDireitoConsumerElectronic commerceResponsibilitySupplierConsumer Protection CodeLegislationA proteção do consumidor no comércio virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTFilipe Daniel de Mello e Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain312257https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/1/Filipe%20Daniel%20de%20Mello%20e%20Silva.pdf.txt084d0398663547b57c9893eb7c3a39d7MD51ORIGINALFilipe Daniel de Mello e Silva.pdfMonografiaapplication/pdf958737https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/2/Filipe%20Daniel%20de%20Mello%20e%20Silva.pdf574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16MD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/3/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream20618https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/5/license_rdfb67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7MD55LICENSElicense.txttext/plain1876https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/6/license.txt15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366dbMD5610869/21662017-01-25 16:36:59.655TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBDYXTDs2xpY2EgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIKKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gZW0gYmFpeG8pLGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkKZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4gCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlIGRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIKb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEgVGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8KbGhlIMOpIHBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUKYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBDYXTDs2xpY2EgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8KZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLiAKClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvCnF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlIGN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcwpwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLiAKCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEgcG9kZSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1ICh2b3Nzbykgbm9tZShzKQpjb21vIG8ocykgYXV0b3IoZXMpIG91IGRldGVudG9yKGVzKWRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXplciBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywKcGFyYSBhbGd1w6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhIMOpIG5lY2Vzc8OhcmlvIHF1ZSBjb25jb3JkZSBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8Ojbwpuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgZG8gc2V1IGRvY3VtZW50byBwb2RlciBhcGFyZWNlciBuYSBSZXBvc2l0w7NyaW8gZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEuClBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhIGxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIHByZXRlbmRhIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtIGNvbnRhdG8gcG9yCmNvcnJlaW8gZWxldHLDtG5pY28ga2Vsc29uQHVjYi5iciBvdSB0ZWxlZm9uZSAtICgweHg2MSkgMzM1Ni05MzE3LzkwMjkuCg==Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A proteção do consumidor no comércio virtual |
title |
A proteção do consumidor no comércio virtual |
spellingShingle |
A proteção do consumidor no comércio virtual Silva, Filipe Daniel de Mello e Consumidor Internet Comércio eletrônico Responsabilidade Fornecedor Código de Defesa do Consumidor (CDC) Legislação Direito Consumer Electronic commerce Responsibility Supplier Consumer Protection Code Legislation |
title_short |
A proteção do consumidor no comércio virtual |
title_full |
A proteção do consumidor no comércio virtual |
title_fullStr |
A proteção do consumidor no comércio virtual |
title_full_unstemmed |
A proteção do consumidor no comércio virtual |
title_sort |
A proteção do consumidor no comércio virtual |
author |
Silva, Filipe Daniel de Mello e |
author_facet |
Silva, Filipe Daniel de Mello e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Filipe Daniel de Mello e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor Internet Comércio eletrônico Responsabilidade Fornecedor Código de Defesa do Consumidor (CDC) Legislação Direito Consumer Electronic commerce Responsibility Supplier Consumer Protection Code Legislation |
topic |
Consumidor Internet Comércio eletrônico Responsabilidade Fornecedor Código de Defesa do Consumidor (CDC) Legislação Direito Consumer Electronic commerce Responsibility Supplier Consumer Protection Code Legislation |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Direito |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O comércio eletrônico é uma recente categoria de comércio no mundo, seu crescimento é evidenciado pelo número de adesões dos consumidores, o conforto a praticidade e preços baixos são os atrativos. O e-commerce permite a transposição de barreiras, físicas, políticas o que facilita o acesso do consumidor a produtos ou serviços. As ofertas são publicadas em páginas da internet, não havendo restrições formais para isso, assim basta que os consumidores estejam conectados à web para que sua tela de navegação receba propagandas e comerciais. Entretanto, surgem fornecedores que vêem na fraqueza do consumidor, que não detém informações transparentes a respeito do objeto de contrato, a oportunidade de aferir lucro. O comércio eletrônico substituiu documentos físicos por documentos eletrônicos, e questiona-se sobre a devida segurança dos consumidores nos ambientes virtuais de compra. É preciso prevalecer o entendimento que o consumidor pode se considerar protegido em toda relação de consumo, independentemente se esta for realizada por meio eletrônico, este fato é determinado pela Lei n. 8.078/90, e seus artigos que trazem o rol protetivo à parte mais vulnerável na relação de consumo, soma-se a isso os princípios de proteção ao consumidor e as garantias constitucionais de proteção da pessoa. Por ocasião, se discutirá também a existência de concorrentes doutrinárias, opiniões diversas, que discutem a necessidade ou não de criação de um aparato jurídico específico para regular o comércio eletrônico no país, ou se, apenas uma atualização no Código de Defesa do Consumidor constitui meio eficiente de conferir maior segurança jurídica ao e-commerce. Electronic commerce is a recent category of trade in the world, its growth is evidenced by the number of accessions of consumers, comfort convenience and low prices are attractive. The e-commerce enables the implementation of barriers, physical, political, which facilitates consumer access to products or services. Offers are published on websites, there are no formal restrictions for this, so just that consumers are connected to the web to your navigation screen to receive advertisements and commercials. However, there are vendors who see the weakness of the consumer, which does not have transparent information about the object of the contract, the opportunity to measure profit. Electronic commerce has replaced paper documents by electronic documents, and raises questions about the proper security of consumers to purchase in virtual environments. We must prevail understanding that the consumer can be considered protected throughout the consumption process, regardless if it is done electronically, this fact is determined by Law n. 8078/90, and his articles with the protective role to the most vulnerable in the consumption process, adds to it the principles of consumer protection and the constitutional guarantees of protection of the person. On occasion, it will also discuss the existence of competing doctrines, different opinions, discussing the necessity of creating a specific legal apparatus to regulate commerce in the country, or just an update to the Consumer Protection Code is a means efficient greater legal certainty to the e-commerce. |
description |
Direito |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-31T13:08:50Z 2016-10-10T03:38:12Z 2017-01-25T18:36:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-31T13:08:50Z 2016-10-10T03:38:12Z 2017-01-25T18:36:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Filipe Daniel de Mello e. A Proteção do Consumidor no Comércio Virtual. 2011. 116 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2166 |
identifier_str_mv |
SILVA, Filipe Daniel de Mello e. A Proteção do Consumidor no Comércio Virtual. 2011. 116 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/1/Filipe%20Daniel%20de%20Mello%20e%20Silva.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/2/Filipe%20Daniel%20de%20Mello%20e%20Silva.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/3/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/4/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/5/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/2166/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
084d0398663547b57c9893eb7c3a39d7 574e8dcebe66278c552f62b9f3bfbf16 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829846205366272 |