Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
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Data de Publicação: | 2017 |
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Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise das estratégias de divulgação das pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais de 2014 no Jornal Nacional, tendo como referencial teórico a Espiral do Silêncio. A motivação desse trabalho partiu da hipótese da divulgação das pesquisas de intenção de votos ter o poder de exercer um caráter de propaganda política. Para tanto, esse estudo apresentou uma análise das estratégias de propagandas políticas utilizadas por Lenin e Hitler e um resumo do cenário político e comunicacional brasileiro durante a história do país. O método dedutivo foi utilizado nesse trabalho, que juntamente a um levantamento de dados levou a uma análise de discurso. Os resultados desse trabalho surpreenderam, pois apresentou resultados conclusivos para questões não antes rotuladas pelos objetivos. Dentre os resultados desse trabalho, uma das conclusões foi a de que é preciso uma regulamentação específica dos modos de divulgação dos resultados de pesquisa, para minimizar seu impacto nos espectadores/eleitores como elementos de propaganda política. Espera-se que esse trabalho ajude nos processos de transformações políticas no Brasil. |
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Para tanto, esse estudo apresentou uma análise das estratégias de propagandas políticas utilizadas por Lenin e Hitler e um resumo do cenário político e comunicacional brasileiro durante a história do país. O método dedutivo foi utilizado nesse trabalho, que juntamente a um levantamento de dados levou a uma análise de discurso. Os resultados desse trabalho surpreenderam, pois apresentou resultados conclusivos para questões não antes rotuladas pelos objetivos. Dentre os resultados desse trabalho, uma das conclusões foi a de que é preciso uma regulamentação específica dos modos de divulgação dos resultados de pesquisa, para minimizar seu impacto nos espectadores/eleitores como elementos de propaganda política. Espera-se que esse trabalho ajude nos processos de transformações políticas no Brasil.This paper presents an analysis of the Jornal Nacional’s dissemination strategies of the 2014’s presidential elections voting intention poll and having as theoretical reference the Spiral of Silence. The paper motivation was based on the hypothesis that the dissemination of the voting intention poll has power to exert a political advertising character. Therefore, this paper presented an analysis of Lenin and Hitler’s political advertising strategies and a summary of brazilian political and communication historical scenario. This papar used the deductive method. The data collection with the deductive method led to a discourse analysis. The paper results were surprising, presented conclusive results for non-previously questions at the objectives. Among the study’s results, one was that disseminating voting intention poll needs a specific regulation to minimize the spectator/voters impact as elements of political advertising. It’s hoped that this paper helps changes on the brazilian political processes. changes.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-05-18T12:47:54Z No. of bitstreams: 1 SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf: 2820010 bytes, checksum: f5ec2fd9228a35058139697b6250b49f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-29T14:33:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf: 2820010 bytes, checksum: f5ec2fd9228a35058139697b6250b49f (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-29T14:33:46Z (GMT). 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