Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Samuel Silva
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11048
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das estratégias de divulgação das pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais de 2014 no Jornal Nacional, tendo como referencial teórico a Espiral do Silêncio. A motivação desse trabalho partiu da hipótese da divulgação das pesquisas de intenção de votos ter o poder de exercer um caráter de propaganda política. Para tanto, esse estudo apresentou uma análise das estratégias de propagandas políticas utilizadas por Lenin e Hitler e um resumo do cenário político e comunicacional brasileiro durante a história do país. O método dedutivo foi utilizado nesse trabalho, que juntamente a um levantamento de dados levou a uma análise de discurso. Os resultados desse trabalho surpreenderam, pois apresentou resultados conclusivos para questões não antes rotuladas pelos objetivos. Dentre os resultados desse trabalho, uma das conclusões foi a de que é preciso uma regulamentação específica dos modos de divulgação dos resultados de pesquisa, para minimizar seu impacto nos espectadores/eleitores como elementos de propaganda política. Espera-se que esse trabalho ajude nos processos de transformações políticas no Brasil.
id UCB-2_68ca49b38cfb6308d70dcfbcbc52615f
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11048
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Oliveira, Sheila da CostaOliveira, Samuel Silva2018-05-29T14:33:46Z2018-05-182018-05-29T14:33:46Z2017OLIVEIRA, Samuel Silva. Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional. 2017. 93 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11048Este trabalho apresenta uma análise das estratégias de divulgação das pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais de 2014 no Jornal Nacional, tendo como referencial teórico a Espiral do Silêncio. A motivação desse trabalho partiu da hipótese da divulgação das pesquisas de intenção de votos ter o poder de exercer um caráter de propaganda política. Para tanto, esse estudo apresentou uma análise das estratégias de propagandas políticas utilizadas por Lenin e Hitler e um resumo do cenário político e comunicacional brasileiro durante a história do país. O método dedutivo foi utilizado nesse trabalho, que juntamente a um levantamento de dados levou a uma análise de discurso. Os resultados desse trabalho surpreenderam, pois apresentou resultados conclusivos para questões não antes rotuladas pelos objetivos. Dentre os resultados desse trabalho, uma das conclusões foi a de que é preciso uma regulamentação específica dos modos de divulgação dos resultados de pesquisa, para minimizar seu impacto nos espectadores/eleitores como elementos de propaganda política. Espera-se que esse trabalho ajude nos processos de transformações políticas no Brasil.This paper presents an analysis of the Jornal Nacional’s dissemination strategies of the 2014’s presidential elections voting intention poll and having as theoretical reference the Spiral of Silence. The paper motivation was based on the hypothesis that the dissemination of the voting intention poll has power to exert a political advertising character. Therefore, this paper presented an analysis of Lenin and Hitler’s political advertising strategies and a summary of brazilian political and communication historical scenario. This papar used the deductive method. The data collection with the deductive method led to a discourse analysis. The paper results were surprising, presented conclusive results for non-previously questions at the objectives. Among the study’s results, one was that disseminating voting intention poll needs a specific regulation to minimize the spectator/voters impact as elements of political advertising. It’s hoped that this paper helps changes on the brazilian political processes. changes.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-05-18T12:47:54Z No. of bitstreams: 1 SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf: 2820010 bytes, checksum: f5ec2fd9228a35058139697b6250b49f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-29T14:33:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf: 2820010 bytes, checksum: f5ec2fd9228a35058139697b6250b49f (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-29T14:33:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf: 2820010 bytes, checksum: f5ec2fd9228a35058139697b6250b49f (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPropaganda políticaPesquisa de intenção de votoEleição presidencialJornal NacionalEspiral do silêncioEleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTSamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf.txtSamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain208038https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11048/3/SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf.txt38f6c749807519eaa73531482a0406e5MD53ORIGINALSamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdfSamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdfMonografiaapplication/pdf2820010https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11048/1/SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdff5ec2fd9228a35058139697b6250b49fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11048/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/110482020-06-09 03:16:30.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
title Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
spellingShingle Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
Oliveira, Samuel Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Propaganda política
Pesquisa de intenção de voto
Eleição presidencial
Jornal Nacional
Espiral do silêncio
title_short Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
title_full Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
title_fullStr Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
title_full_unstemmed Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
title_sort Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional
author Oliveira, Samuel Silva
author_facet Oliveira, Samuel Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Samuel Silva
contributor_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Propaganda política
Pesquisa de intenção de voto
Eleição presidencial
Jornal Nacional
Espiral do silêncio
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda política
Pesquisa de intenção de voto
Eleição presidencial
Jornal Nacional
Espiral do silêncio
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho apresenta uma análise das estratégias de divulgação das pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais de 2014 no Jornal Nacional, tendo como referencial teórico a Espiral do Silêncio. A motivação desse trabalho partiu da hipótese da divulgação das pesquisas de intenção de votos ter o poder de exercer um caráter de propaganda política. Para tanto, esse estudo apresentou uma análise das estratégias de propagandas políticas utilizadas por Lenin e Hitler e um resumo do cenário político e comunicacional brasileiro durante a história do país. O método dedutivo foi utilizado nesse trabalho, que juntamente a um levantamento de dados levou a uma análise de discurso. Os resultados desse trabalho surpreenderam, pois apresentou resultados conclusivos para questões não antes rotuladas pelos objetivos. Dentre os resultados desse trabalho, uma das conclusões foi a de que é preciso uma regulamentação específica dos modos de divulgação dos resultados de pesquisa, para minimizar seu impacto nos espectadores/eleitores como elementos de propaganda política. Espera-se que esse trabalho ajude nos processos de transformações políticas no Brasil.
This paper presents an analysis of the Jornal Nacional’s dissemination strategies of the 2014’s presidential elections voting intention poll and having as theoretical reference the Spiral of Silence. The paper motivation was based on the hypothesis that the dissemination of the voting intention poll has power to exert a political advertising character. Therefore, this paper presented an analysis of Lenin and Hitler’s political advertising strategies and a summary of brazilian political and communication historical scenario. This papar used the deductive method. The data collection with the deductive method led to a discourse analysis. The paper results were surprising, presented conclusive results for non-previously questions at the objectives. Among the study’s results, one was that disseminating voting intention poll needs a specific regulation to minimize the spectator/voters impact as elements of political advertising. It’s hoped that this paper helps changes on the brazilian political processes. changes.
description Este trabalho apresenta uma análise das estratégias de divulgação das pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais de 2014 no Jornal Nacional, tendo como referencial teórico a Espiral do Silêncio. A motivação desse trabalho partiu da hipótese da divulgação das pesquisas de intenção de votos ter o poder de exercer um caráter de propaganda política. Para tanto, esse estudo apresentou uma análise das estratégias de propagandas políticas utilizadas por Lenin e Hitler e um resumo do cenário político e comunicacional brasileiro durante a história do país. O método dedutivo foi utilizado nesse trabalho, que juntamente a um levantamento de dados levou a uma análise de discurso. Os resultados desse trabalho surpreenderam, pois apresentou resultados conclusivos para questões não antes rotuladas pelos objetivos. Dentre os resultados desse trabalho, uma das conclusões foi a de que é preciso uma regulamentação específica dos modos de divulgação dos resultados de pesquisa, para minimizar seu impacto nos espectadores/eleitores como elementos de propaganda política. Espera-se que esse trabalho ajude nos processos de transformações políticas no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-29T14:33:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-18
2018-05-29T14:33:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Samuel Silva. Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional. 2017. 93 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11048
identifier_str_mv OLIVEIRA, Samuel Silva. Eleições presidenciais de 2014 no Brasil: uma análise das estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto no Jornal Nacional. 2017. 93 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11048/3/SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11048/1/SamuelSilvaOliveiraTCCGraduacao2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11048/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38f6c749807519eaa73531482a0406e5
f5ec2fd9228a35058139697b6250b49f
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829900037160960