A atuação do alto comissariado das Nações Unidas para os direitos humanos na República Islâmica do Irã

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Autor(a) principal: Sousa, Larissa Fernandes de
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12814
Resumo: O presente trabalho tem como pretensão analisar a atuação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos no Irã. O Estado que assumiu em âmbito internacional que não reconhece a Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, pois há dissensos no que diz respeito à supremacia das leis religiosas versus a liberdade religiosa e de expressão. Esses dissensos são de tal ordem que em 1990, na cidade do Cairo, foi assinada a Declaração dos Direitos do Homem no Islã na qual é garantido o predomínio das leis religiosas e se configurou na tentativa de reivindicar, em nível internacional, a sua identidade cultural. No primeiro momento, algumas premissas são resgatadas para que haja o embasamento no estudo. A princípio o entendimento de universalismo e relativismo cultural é explicado e de como o debate é importante para entender o contexto na qual a discussão é feita. É resgatado também o conceito de regimes e instituições para compreender como se deu essa evolução que é a forma mais institucionalizada de se fazer cooperação internacional. Não só isso, o desenvolvimento do tema de direitos humanos e como que o mesmo sofreu avanços de acordo com o progresso da sociedade. Em seguida, há uma análise de como é o desempenho das Nações Unidas e de seus órgãos no monitoramento e na proteção dos direitos humanos no Estado Iraniano. E ainda, como que outros países agem quando o Irã não cumpre com suas responsabilidades no sistema internacional. Há uma grande dificuldade em convencer o país que, muitas vezes, a submissão ao Alcorão viola os direitos humanos universais.
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Esses dissensos são de tal ordem que em 1990, na cidade do Cairo, foi assinada a Declaração dos Direitos do Homem no Islã na qual é garantido o predomínio das leis religiosas e se configurou na tentativa de reivindicar, em nível internacional, a sua identidade cultural. No primeiro momento, algumas premissas são resgatadas para que haja o embasamento no estudo. A princípio o entendimento de universalismo e relativismo cultural é explicado e de como o debate é importante para entender o contexto na qual a discussão é feita. É resgatado também o conceito de regimes e instituições para compreender como se deu essa evolução que é a forma mais institucionalizada de se fazer cooperação internacional. Não só isso, o desenvolvimento do tema de direitos humanos e como que o mesmo sofreu avanços de acordo com o progresso da sociedade. Em seguida, há uma análise de como é o desempenho das Nações Unidas e de seus órgãos no monitoramento e na proteção dos direitos humanos no Estado Iraniano. E ainda, como que outros países agem quando o Irã não cumpre com suas responsabilidades no sistema internacional. Há uma grande dificuldade em convencer o país que, muitas vezes, a submissão ao Alcorão viola os direitos humanos universais.The purpose of this paper is to analyze the work of the United Nations High Commissioner for Human Rights in Iran. The internationally assumed state that does not recognize the 1948 Universal Declaration of Human Rights has no reason to respect supremacy of religious laws versus religious freedom and expression. These agreements are of a kind which, in 1990, in Cairo, were signed with the Declaration of Human Rights in Islam, qualified or guaranteed by the predominance of religious laws and shaped in an attempt to claim internationally with their identity cultural In the first moment, some premises are recorded so that there is a basis in the study. Understanding universalism and cultural relativism and how debate is important in understanding the context in which a discussion is held. It also rescues the concept of regimes and institutions to understand evolution to the present day. Not only that, the development of the term we call human rights today and how it has advanced in line with the progress of society. Then there is an analysis of the performance of the United Nations and its organs in monitoring and protecting human rights in the Iranian state. And yet, how do other countries act when Iran does not fulfill its responsibilities in the international system. There is great difficulty in convincing the country that often to send to the Quran violates universal human rights.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-27T18:25:35Z No. of bitstreams: 1 LarissaFernandesdeSousaTCCGraduacao2019.pdf: 555539 bytes, checksum: 7ebe0bea1220b4fceedc19bff2784c8f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T11:59:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LarissaFernandesdeSousaTCCGraduacao2019.pdf: 555539 bytes, checksum: 7ebe0bea1220b4fceedc19bff2784c8f (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T11:59:08Z (GMT). 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The purpose of this paper is to analyze the work of the United Nations High Commissioner for Human Rights in Iran. The internationally assumed state that does not recognize the 1948 Universal Declaration of Human Rights has no reason to respect supremacy of religious laws versus religious freedom and expression. These agreements are of a kind which, in 1990, in Cairo, were signed with the Declaration of Human Rights in Islam, qualified or guaranteed by the predominance of religious laws and shaped in an attempt to claim internationally with their identity cultural In the first moment, some premises are recorded so that there is a basis in the study. Understanding universalism and cultural relativism and how debate is important in understanding the context in which a discussion is held. It also rescues the concept of regimes and institutions to understand evolution to the present day. Not only that, the development of the term we call human rights today and how it has advanced in line with the progress of society. Then there is an analysis of the performance of the United Nations and its organs in monitoring and protecting human rights in the Iranian state. And yet, how do other countries act when Iran does not fulfill its responsibilities in the international system. There is great difficulty in convincing the country that often to send to the Quran violates universal human rights.
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