A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negre, Wallen Vitor Viana
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9444
Resumo: No presente trabalho, analisa-se o sistema de responsabilidade civil dos anunciantes, fabricantes e comerciantes e a proteção jurídica do consumidor a luz do Código de defesa do consumidor, nos casos de publicidade enganosa. Uma vez que a cada dia cresce o comércio eletrônico, pessoas com má-fé se aproveitam da falta de conhecimento técnico do consumidor, para obter alguma vantagem. A base desse trabalho, são os artigos 36 e 37 do código consumerista, que trata da propaganda e da propaganda enganosa, também se aprofunda na formação do contrato via internet e a responsabilidade civil, podendo essa ser responsabilidade objetiva ou responsabilidade subjetiva do comerciante, fabricante ou próprio anunciante.
id UCB-2_922318e6ea3d62e8843b39e5e33b964a
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/9444
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Karnikowisk, Clarissa TeixeiraNegre, Wallen Vitor Viana2017-07-26T14:23:19Z2017-07-172017-07-26T14:23:19Z2016NEGRE, Wallen Vitor Viana. A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico. 2016. 37 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9444No presente trabalho, analisa-se o sistema de responsabilidade civil dos anunciantes, fabricantes e comerciantes e a proteção jurídica do consumidor a luz do Código de defesa do consumidor, nos casos de publicidade enganosa. Uma vez que a cada dia cresce o comércio eletrônico, pessoas com má-fé se aproveitam da falta de conhecimento técnico do consumidor, para obter alguma vantagem. A base desse trabalho, são os artigos 36 e 37 do código consumerista, que trata da propaganda e da propaganda enganosa, também se aprofunda na formação do contrato via internet e a responsabilidade civil, podendo essa ser responsabilidade objetiva ou responsabilidade subjetiva do comerciante, fabricante ou próprio anunciante.In this paper, we analyze the liability system for advertisers, manufacturers and traders and legal consumer protection light of the Consumer Code, in cases of misleading advertising. Once every day growing e-commerce, people with bad faith take advantage of the lack of technical knowledge of the consumer, to get some advantage. The basis of this work, Articles 36 and 37 of the consumerist code, which deals with propaganda and false advertising, also deepens the formation of the internet contract and liability, can this be strict liability or subjective marketer responsibility, manufacturer or advertiser itself.Submitted by Erick Vinicius (erick.assis@ucb.br) on 2017-07-17T19:22:58Z No. of bitstreams: 1 WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf: 708442 bytes, checksum: d7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-26T14:23:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf: 708442 bytes, checksum: d7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-26T14:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf: 708442 bytes, checksum: d7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaDireito (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOResponsabilidade civilComércio eletrônicoPropaganda enganosaCódigo de defesa do consumidorA efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALWallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdfWallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdfMonografiaapplication/pdf708442https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/1/WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdfd7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTWallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf.txtWallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain80692https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/3/WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf.txtd320abeb1b76c32d83d5b81a290f9afcMD53123456789/94442017-07-27 01:02:40.788TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
title A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
spellingShingle A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
Negre, Wallen Vitor Viana
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Responsabilidade civil
Comércio eletrônico
Propaganda enganosa
Código de defesa do consumidor
title_short A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
title_full A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
title_fullStr A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
title_full_unstemmed A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
title_sort A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
author Negre, Wallen Vitor Viana
author_facet Negre, Wallen Vitor Viana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karnikowisk, Clarissa Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Negre, Wallen Vitor Viana
contributor_str_mv Karnikowisk, Clarissa Teixeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Responsabilidade civil
Comércio eletrônico
Propaganda enganosa
Código de defesa do consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade civil
Comércio eletrônico
Propaganda enganosa
Código de defesa do consumidor
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv No presente trabalho, analisa-se o sistema de responsabilidade civil dos anunciantes, fabricantes e comerciantes e a proteção jurídica do consumidor a luz do Código de defesa do consumidor, nos casos de publicidade enganosa. Uma vez que a cada dia cresce o comércio eletrônico, pessoas com má-fé se aproveitam da falta de conhecimento técnico do consumidor, para obter alguma vantagem. A base desse trabalho, são os artigos 36 e 37 do código consumerista, que trata da propaganda e da propaganda enganosa, também se aprofunda na formação do contrato via internet e a responsabilidade civil, podendo essa ser responsabilidade objetiva ou responsabilidade subjetiva do comerciante, fabricante ou próprio anunciante.
In this paper, we analyze the liability system for advertisers, manufacturers and traders and legal consumer protection light of the Consumer Code, in cases of misleading advertising. Once every day growing e-commerce, people with bad faith take advantage of the lack of technical knowledge of the consumer, to get some advantage. The basis of this work, Articles 36 and 37 of the consumerist code, which deals with propaganda and false advertising, also deepens the formation of the internet contract and liability, can this be strict liability or subjective marketer responsibility, manufacturer or advertiser itself.
description No presente trabalho, analisa-se o sistema de responsabilidade civil dos anunciantes, fabricantes e comerciantes e a proteção jurídica do consumidor a luz do Código de defesa do consumidor, nos casos de publicidade enganosa. Uma vez que a cada dia cresce o comércio eletrônico, pessoas com má-fé se aproveitam da falta de conhecimento técnico do consumidor, para obter alguma vantagem. A base desse trabalho, são os artigos 36 e 37 do código consumerista, que trata da propaganda e da propaganda enganosa, também se aprofunda na formação do contrato via internet e a responsabilidade civil, podendo essa ser responsabilidade objetiva ou responsabilidade subjetiva do comerciante, fabricante ou próprio anunciante.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-26T14:23:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-17
2017-07-26T14:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEGRE, Wallen Vitor Viana. A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico. 2016. 37 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9444
identifier_str_mv NEGRE, Wallen Vitor Viana. A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico. 2016. 37 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Direito (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/1/WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/3/WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d320abeb1b76c32d83d5b81a290f9afc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829877923741696