A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9444 |
Resumo: | No presente trabalho, analisa-se o sistema de responsabilidade civil dos anunciantes, fabricantes e comerciantes e a proteção jurídica do consumidor a luz do Código de defesa do consumidor, nos casos de publicidade enganosa. Uma vez que a cada dia cresce o comércio eletrônico, pessoas com má-fé se aproveitam da falta de conhecimento técnico do consumidor, para obter alguma vantagem. A base desse trabalho, são os artigos 36 e 37 do código consumerista, que trata da propaganda e da propaganda enganosa, também se aprofunda na formação do contrato via internet e a responsabilidade civil, podendo essa ser responsabilidade objetiva ou responsabilidade subjetiva do comerciante, fabricante ou próprio anunciante. |
id |
UCB-2_922318e6ea3d62e8843b39e5e33b964a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/9444 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Karnikowisk, Clarissa TeixeiraNegre, Wallen Vitor Viana2017-07-26T14:23:19Z2017-07-172017-07-26T14:23:19Z2016NEGRE, Wallen Vitor Viana. A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico. 2016. 37 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9444No presente trabalho, analisa-se o sistema de responsabilidade civil dos anunciantes, fabricantes e comerciantes e a proteção jurídica do consumidor a luz do Código de defesa do consumidor, nos casos de publicidade enganosa. Uma vez que a cada dia cresce o comércio eletrônico, pessoas com má-fé se aproveitam da falta de conhecimento técnico do consumidor, para obter alguma vantagem. A base desse trabalho, são os artigos 36 e 37 do código consumerista, que trata da propaganda e da propaganda enganosa, também se aprofunda na formação do contrato via internet e a responsabilidade civil, podendo essa ser responsabilidade objetiva ou responsabilidade subjetiva do comerciante, fabricante ou próprio anunciante.In this paper, we analyze the liability system for advertisers, manufacturers and traders and legal consumer protection light of the Consumer Code, in cases of misleading advertising. Once every day growing e-commerce, people with bad faith take advantage of the lack of technical knowledge of the consumer, to get some advantage. The basis of this work, Articles 36 and 37 of the consumerist code, which deals with propaganda and false advertising, also deepens the formation of the internet contract and liability, can this be strict liability or subjective marketer responsibility, manufacturer or advertiser itself.Submitted by Erick Vinicius (erick.assis@ucb.br) on 2017-07-17T19:22:58Z No. of bitstreams: 1 WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf: 708442 bytes, checksum: d7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-26T14:23:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf: 708442 bytes, checksum: d7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-26T14:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf: 708442 bytes, checksum: d7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaDireito (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOResponsabilidade civilComércio eletrônicoPropaganda enganosaCódigo de defesa do consumidorA efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALWallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdfWallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdfMonografiaapplication/pdf708442https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/1/WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdfd7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTWallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf.txtWallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain80692https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/3/WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf.txtd320abeb1b76c32d83d5b81a290f9afcMD53123456789/94442017-07-27 01:02:40.788TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico |
title |
A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico |
spellingShingle |
A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico Negre, Wallen Vitor Viana CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Responsabilidade civil Comércio eletrônico Propaganda enganosa Código de defesa do consumidor |
title_short |
A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico |
title_full |
A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico |
title_fullStr |
A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico |
title_full_unstemmed |
A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico |
title_sort |
A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico |
author |
Negre, Wallen Vitor Viana |
author_facet |
Negre, Wallen Vitor Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Karnikowisk, Clarissa Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negre, Wallen Vitor Viana |
contributor_str_mv |
Karnikowisk, Clarissa Teixeira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Responsabilidade civil Comércio eletrônico Propaganda enganosa Código de defesa do consumidor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade civil Comércio eletrônico Propaganda enganosa Código de defesa do consumidor |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
No presente trabalho, analisa-se o sistema de responsabilidade civil dos anunciantes, fabricantes e comerciantes e a proteção jurídica do consumidor a luz do Código de defesa do consumidor, nos casos de publicidade enganosa. Uma vez que a cada dia cresce o comércio eletrônico, pessoas com má-fé se aproveitam da falta de conhecimento técnico do consumidor, para obter alguma vantagem. A base desse trabalho, são os artigos 36 e 37 do código consumerista, que trata da propaganda e da propaganda enganosa, também se aprofunda na formação do contrato via internet e a responsabilidade civil, podendo essa ser responsabilidade objetiva ou responsabilidade subjetiva do comerciante, fabricante ou próprio anunciante. In this paper, we analyze the liability system for advertisers, manufacturers and traders and legal consumer protection light of the Consumer Code, in cases of misleading advertising. Once every day growing e-commerce, people with bad faith take advantage of the lack of technical knowledge of the consumer, to get some advantage. The basis of this work, Articles 36 and 37 of the consumerist code, which deals with propaganda and false advertising, also deepens the formation of the internet contract and liability, can this be strict liability or subjective marketer responsibility, manufacturer or advertiser itself. |
description |
No presente trabalho, analisa-se o sistema de responsabilidade civil dos anunciantes, fabricantes e comerciantes e a proteção jurídica do consumidor a luz do Código de defesa do consumidor, nos casos de publicidade enganosa. Uma vez que a cada dia cresce o comércio eletrônico, pessoas com má-fé se aproveitam da falta de conhecimento técnico do consumidor, para obter alguma vantagem. A base desse trabalho, são os artigos 36 e 37 do código consumerista, que trata da propaganda e da propaganda enganosa, também se aprofunda na formação do contrato via internet e a responsabilidade civil, podendo essa ser responsabilidade objetiva ou responsabilidade subjetiva do comerciante, fabricante ou próprio anunciante. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-26T14:23:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-17 2017-07-26T14:23:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEGRE, Wallen Vitor Viana. A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico. 2016. 37 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9444 |
identifier_str_mv |
NEGRE, Wallen Vitor Viana. A efetividade dos direitos do consumidor vítima de propaganda enganosa no comércio eletrônico. 2016. 37 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Direito (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/1/WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9444/3/WallenVitorVianaNegreTCCGraducao2016.pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7d1df57bec120be10e1336a3cf9bca5 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d320abeb1b76c32d83d5b81a290f9afc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829877923741696 |